Como Fazer as Melhores Filmagens de Suas Viagens

Viajar é sempre uma experiência inesquecível, não importa onde ela o leve. E para imortalizar tudo o que você experimenta em sua viagem, fazer filmagens de viagem é perfeito para salvar memórias e momentos preciosos!

Fazer vídeos de viagem é uma das melhores maneiras de reviver suas antigas memórias e compartilhar sua paixão com os outros. Usando as técnicas de filmagem de viagem para salvar suas lembranças, pode lhe dar alguns vídeos de viagem incrivelmente envolventes.

Registrar apenas a segunda experiência

Não seja o famoso turista que gosta da viagem através da tela da câmera ou smartphone, viva e aproveite sua viagem e depois grave o que deve aparecer em uma segunda passagem.

Além de permitir que você desfrute muito mais de cada uma das atrações, filmar o que você quer mostrar permite que você já tenha em mente quais são os melhores ângulos, procure um melhor posicionamento e até mesmo narre algumas dicas pertinentes durante toda a filmagem, algo que pode não ser viável com a surpresa inicial.

Planejamento

A etapa de idealização é crucial para facilitar todas as etapas seguintes (execução e finalização, ou pós-produção). É aqui que se define o tema principal do vídeo, delineando assim sua linha de trabalho, bem como o tipo de equipamento que será necessário.

Para concluir que equipamento será necessário para a produção deste vídeo, é essencial consultar qual será o seu formato. Você vai fazer uma declaração? Vai fazer filmagem aérea com um bom drone? Vai fazer uma entrevista? Ou vai filmar debaixo d’água, em queda livre, ou algo do gênero? Então, para cada situação, você precisará de diferentes equipamentos de vídeo e áudio.

Encontre seu estilo

O estilo de filmar um vídeo ou o estilo de escolher cortinas ou definir os quadros é algo que você tem que aprender. Há muitas coisas que dependem do estilo que você escolher para seus vídeos de viagem.

Defina a cena que você irá filmar e como você a filma, os ângulos que você deve usar, a maneira como você move a câmera, e assim por diante. Você pode trabalhar ativamente sobre estas idéias.

Você tem que escolher se quer um vídeo no estilo vlog com vários pontos ou algo bem oposto, como um vídeo de viagem cinematográfica com transições suaves e imagens em câmera lenta.

Escolha o assunto ou estilo que você deseja adaptar aos seus vídeos de viagem e grave sistematicamente cada cena de seu vídeo da mesma maneira e no mesmo estilo.

Registrar apenas o que é importante

Cenas longas são cansativas. Se você for a uma atração turística, registre apenas uma vez que você sabe o que gostaria de ver uma vez que olhe para trás na viagem.

Muitas pessoas filmam tudo o que vêem, sem planejá-lo, inclusive a maneira de chegar lá. Lembre-se de que as situações espontâneas são continuamente superiores.

Não mencione a ninguém que você começou a filmar. Muitas pessoas, especialmente as mais jovens, quando ouvem “Estou filmando” começam a posar como se estivessem tirando uma foto. A linguagem do vídeo é dinâmica, ligamos a câmera e deixamos as coisas acontecerem.

Cuidado com a luz

Filmar um pouco da paisagem circundante é sempre uma ótima alternativa ao iniciar o vídeo, utilizar os melhores drones para filmar o ambiente é uma dica. Entretanto, tenha cuidado para que a luz não seja muito brilhante e distraia a atenção da imagem.

Filmar contra a luz também não é o ideal, pois a imagem tende a ser bastante escura. Os melhores horários para filmar um vídeo em luz ideal são entre 8h e 10h, e depois das 16h. Além disso, há a “hora dourada”, que é quando o sol começa a se pôr, construindo um belo impacto luminoso.

Aprenda a Editar Vídeos

Saber como editar as fotos é tudo. Exercer transições, desvanecer, brincar com o deslocamento das imagens, ajustar a trilha sonora, adicionar legendas se necessário? A edição de vídeo de qualidade é tudo.

Para aqueles que filmam e editam em celulares, aplicativos como Premiere Rush e Splice são uma boa alternativa, assim como aplicativos de filtro de vídeo a cores como VSCO e Tezza.

No computador, Adobe Premiere e Final Cut são os principais editores de vídeo. Domine cada uma das técnicas dos programas e invista em tutoriais e cursos de edição de vídeo para melhorar seu domínio da filmagem, edição e destruição de vídeos de viagem.

Conclusão

As dicas acima são inúteis se você não guardar cuidadosamente as filmagens que você filmou. Salvar seus arquivos, assim que chegar em casa, para um disco rígido externo é uma boa maneira de reter suas filmagens e não sobrecarregar seu computador. Os arquivos de vídeo têm o potencial de utilizar muito espaço, então guarde sempre seus dados na nuvem ou em uma memória alternativa.

Você gostou deste post e vai fazer uma viagem? Deixe seus planos de filmagem nos comentários.

Instagram