Como estimular bons hábitos de higiene desde a infância?
Os cuidados com a higiene na infância podem ser levados por toda a vida e evitar diversas doenças
O início da pandemia por conta do coronavírus trouxe à tona a importância da higiene pessoal dentro e fora de casa, e isso inclui um cuidado maior principalmente com as crianças, que precisam da higienização dobrada para evitar doenças infecciosas que o corpo infantil ainda não é capaz de sanar sozinho.
A aparição de novos memes no Twitter de crianças ensinando como passar álcool em gel mostra o quanto é valoroso que os pequenos saibam por que precisam se cuidar, mesmo fora da pandemia. É importante explicar de forma simples as consequências de não se higienizar corretamente, como o perigo de bactérias e germes. Uma forma muito prática é brincar com tinta e, logo após, ir lavar as mãos, fazendo alusão aos germes nas tintas que escorrem pelas mãos da criança e passa por todo lugar que ela toca.
Além disso, desde pequeno, é importante manter certos hábitos, para que a criança crie uma rotina e leve para a vida inteira.
- Lavar as mãos: já é costume lavar as mãos ao chegar em casa, já que são os principais membros do corpo e que entram em contato com outros membros, como boca, nariz e olhos. Mas também é interessante incentivar que os pequenos lavem as mãos antes e depois de usar seus brinquedos, principalmente durante a pandemia, dado que os brinquedos podem ser carregados para dentro e fora dos ambientes familiares.
- Cortar as unhas: enquanto é saudável que crianças brinquem e se lambuzem de terra e areia, é possível acumular muita sujeira debaixo das unhas, o que pode se transformar em doenças e riscos graves à saúde do pequeno.
- Tomar banho: é o costume mais comum entre todos os seres humanos e também um dos mais importantes. Banhos limpam a pele de diversos microrganismos, além de evitar assaduras, micoses, mau cheiro, sarna, infecções, entre outras coisas.
- Trocar de roupa íntima: é de suma importância que crianças menores troquem de roupa e, principalmente, as peças íntimas, como cueca infantil, mais de uma vez ao dia, e não só quando tomar banho, pois germes e bactérias podem se alojar na roupa como nas mãos.
- Escovar os dentes: manter a higienização bucal regulada, com escova e fio dental, pode evitar muita dor de cabeça futura, já que o primeiro processo para a digestão é ingerir os alimentos pela boca. Os dentistas recomendam que os dentes sejam escovados após todas as refeições e principalmente antes de dormir.
Por fim, também é recomendado ter cautela e concentração nas falas, para poder associar a educação da higiene infantil antes das situações rotineiras. Alguns exemplos são os seguintes.
- Lavar as mãos antes de comer um doce.
- Tomar banho antes de ouvir uma história.
- Escovar os dentes antes de passear.
- Pentear o cabelo antes de dormir.
Foto:Divulgação