Como cuidar da área dos olhos

Rotina de cuidados é essencial para manter a saúde da pele e produtos devem ser indicados por um profissional.

A pele está exposta ao sol, à poluição e a produtos de maquiagem diariamente. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados, principalmente em relação à região dos olhos. Afinal, esta é uma das partes mais sensíveis do corpo.

Os cremes para os olhos, por exemplo, são bons aliados. Entretanto, é importante que o produto seja recomendado por um médico dermatologista. Dessa forma, você garante que o creme é adequado para a sua pele, evitando compras equivocadas.

O processo de envelhecimento é natural

Antes de abordar hábitos práticos para o dia a dia, é importante entender que o processo de envelhecimento da pele é algo natural do organismo. No entanto, alguns fatores podem acelerar esse processo, principalmente na área dos olhos.

Isso acontece porque essa é uma das regiões mais sensíveis do corpo e, além da pele mais fina e da alta exposição, há uma grande movimentação devido às expressões faciais. Consequentemente, o aparecimento de linhas de expressão e rugas pode acontecer de maneira precoce nos olhos.

Alguns hábitos e fatores externos também podem influenciar nesse processo. Os raios solares são um exemplo disso: ao penetrar a cútis, eles alteram o DNA das células e diminuem a produção de colágeno, contribuindo para a flacidez da pele. Por isso, é importante utilizar protetor solar diariamente.

Rotina de cuidados

A melhor maneira de cuidar da saúde da pele e da área dos olhos é através de uma rotina de cuidados. Ao contrário do que muitos pensam, isso não significa usar uma grande quantidade de produtos, mas saber quais são essenciais para as necessidades da sua pele.

Nesse sentido, consultar-se com um dermatologista é a melhor opção. O profissional saberá avaliar a sua pele e indicar os produtos adequados para mantê-la saudável.

Isso é ainda mais importante para a área dos olhos, porque a região além de sensível, pode sofrer com uma escolha de produto equivocada. Portanto, vale analisar indicações na internet e de amigas com cautela, porque cada pele tem suas particularidades.

Hidratante

Para cuidar da região dos olhos, é necessário mantê-la hidratada. Por isso, é comum que um dos produtos do ritual de cuidados seja um creme hidratante. Além dele, é importante ingerir líquidos ao longo do dia.

Demaquilante

Outro ponto fundamental é manter essa área limpa. Então, sempre que usar maquiagem lembre-se de removê-la completamente — e não deixe para fazer isso apenas no dia seguinte.

Vitamina C

A vitamina C é muito usada para amenizar olheiras e bolsas embaixo dos olhos. Isso porque os ativos diminuem o aspecto de cansaço e inchaço da pele, deixando o contorno dos olhos mais firme. Além disso, a vitamina combate os radicais livres.

Cremes

Além do hidrante, existem diversos cremes e séruns disponíveis no mercado para a área dos olhos. Eles fazem parte da rotina de cuidados, mas a recomendação de uso do produto deve partir de um profissional qualificado.

Massagem e exercícios para os olhos

Além dos produtos, bons hábitos do dia a dia incluem massagem na área dos olhos. A massagem Asahi e a yoga facial são alguns métodos que podem fazer parte da sua rotina. Confira algumas dicas práticas para realizar em casa.

Massagem

Use os dedos médios para aplicar pressão no canto externo dos olhos e continue o movimento em sentido anti-horário ao redor deles, passando, inclusive, pelas sobrancelhas. Depois, leve os dedos para a região das têmporas e repita o movimento. Vale lembrar que a região é delicada e a pressão deve ser moderada.

Outra maneira de estimular a região é por meio dos rolinhos faciais, feitos com jade ou quartzo rosa, pedras que auxiliam a massagem. O método suaviza rugas e marcas de expressão. Além disso, você pode colocar o rolinho na geladeira e massagear a pele com ele gelado, reduzindo o inchaço matinal do rosto.

Exercício

Faça um formato de “V” com os dedos e coloque um na lateral e outro no centro dos olhos. Depois, force o movimento das pálpebras, como se você quisesse fechar os olhos. Segure durante três segundos e relaxe. Lembre-se de fazer o exercício focando apenas nesta região, sem movimentar a testa ou outros músculos da face.

Instagram