Ciclos da moda: os anos 2000 voltaram!

Estampa metalizada, calças cargo, shorts de cintura baixa, meias arrastão, bandanas e bijuterias com strass:  alguns marcos dessa época que estão voltando com tudo.

A moda é um espelho poderoso para refletir não apenas as vestimentas, mas também os hábitos, comportamentos e valores de uma sociedade em determinada época. Esse sistema insere roupas, acessórios e calçados em contexto maior, envolvendo fatores políticos e sociais.

Se há 100 anos os vestidos e saias eram os únicos trajes possíveis para mulheres em sociedades europeias e americanas, hoje as calças são uma peça trivial no guarda-roupa feminino. Os ciclos da moda também variam de um ano para outro e de acordo com a estação característica de um determinado período.

Ainda estamos na primavera e já começa a preparação para uma das estações mais queridas e badaladas do ano: o verão. Por isso, se você adora shorts de cintura baixa, calças cargo e tem saudades das bandanas e estampas metalizadas, confira alguns marcos dos anos 2000 que estão voltando com tudo!

Cintura baixa

Esse foi um dos principais marcos da primeira década do século XXI. Inúmeras celebridades desfilavam com calças e shorts de cintura baixa em videoclipes, filmes e premiações, como é o caso das atrizes Cameron Diaz, as gêmeas Mary Kate e Ashley Olsen e as cantoras Christina Aguilera e Avril Lavigne.

Tanto a calça quanto o shorts nessa modelagem deixam a barriga de quem os usa totalmente de fora, o que pode ser uma boa maneira de se refrescar durante o verão. O mais comum era combinar essas peças com tops mais estilosos, blusas com alças ou no estilo tomara que caia.

Bandanas e lenços

As bandanas são a cara dos anos 2000, estando bastante presentes em clipes de grupos como as Destiny ‘s Child, além da cantora Mariah Carey. Mais recentemente, ninguém menos do que a estrela Beyoncé apareceu com bandanas, relembrando o que costumava fazer no início de sua carreira.

Além das bandanas, aquela época também foi marcada por lenços que ficavam amarrados na cintura. A atriz Agatha Moreira é uma que adora aparecer com lenços na região do pescoço.

Meia arrastão

Atualmente, muitos dos visuais mais despojados tem a meia arrastão como um de seus componentes mais destacados. A meia arrastão passou por uma bela repaginada e continua sendo uma peça coringa no armário, podendo integrar diferentes looks.

Seja na coloração branca, preta ou colorida — para quem definitivamente não tem medo de ousar e gosta de fugir do tradicional, essa peça sempre dá um ar sexy para o visual. Pode ser combinada com tênis bem estilosos ou uma bota over the knee.

Para quem gosta de um estilo mais básico, vale colocar a meia por baixo de calças rasgadas — o que faz dela um charme. O cropped é outra peça que cai muito bem com ela e está em alta nos dias de hoje.

Estampa metalizada e o strass

O strass foi outro item super popular nos anos 2000, presentes sobretudo em acessórios como pulseiras e brincos. Esse item brilhante e chamativo também era bastante comum em detalhes nas correntes e pingentes em vestidos, blusas, saias e shorts.

Outra tendência marcante da época foram as estampas metalizadas. Mais recentemente, elas foram resgatadas por celebridades como a atriz Marina Ruy Barbosa e a socialite Paris Hilton. O prata e o dourado são as colorações mais populares, mas o cobre também faz muito sucesso.

Calças cargo

Essa vestimenta foi bastante vista nas premiações da MTV, sendo usadas por cantoras como Britney Spears e Christina Aguilera. Esse modelo é um clássico para quem gosta do street wear.

Esse estilo é marcado por peças mais largas e que dão um ar mais esportivo para o visual. O preto é a cor principal desse modelo de vestuário, devidamente balanceado com o branco e o cinza.

Por isso, se você tem nostalgia dos anos 2000, adoraria resgatar alguns itens que marcaram essa época, mas se sente inseguro em parecer fora de moda, perca a vergonha e veja esse resgate como uma grande tendência da moda atual.

Instagram