Gastronomia

3 Boas Dicas para Conservar sua Cerveja Artesanal

A conservação de cerveja artesanal leva tempo. Não é como uma receita de bolo, onde você faz a massa, assa, e em poucos minutos ela está pronta. A preparação de uma cerveja artesanal é um processo químico que envolve várias etapas.

Ao contrário dos vinhos, as cervejas têm seus próprios procedimentos de consumo e armazenamento. Isto garante que propriedades – como cor, sabor, aroma e corpo, entre outras – não sejam perdidas e facilita uma experiência de degustação completa.

1. Armazenar a Cerveja em Posição Vertical

Não é que o estrague seja armazenado horizontalmente, mas as chances de a cerveja oxidar serão menores em posição vertical. Além disso, quando armazenada em pé, o sedimento permanecerá no fundo da garrafa e não no centro, impedindo que ela se misture de volta ao líquido quando for retirada do tanque.

A melhor maneira de armazenar as cervejas é geralmente na posição vertical. Isto diminui a área de contato do líquido com o vento, impedindo a oxidação da bebida. O armazenamento de cerveja deitada pode produzir sabores indesejáveis, tais como um sabor metálico ou de papelão.

Se você não realizar a filtração ou refermentação na garrafa no momento da produção, armazenar a garrafa em posição vertical permitirá que a levedura se afunde, ficando no fundo do recipiente e facilitará a supressão destas substâncias. Portanto, armazene sempre sua garrafa de cerveja na posição vertical.

2. Armazenamento

A exposição à luz solar é bastante prejudicial ao lúpulo. Mesmo por pouco tempo, é essencial evitar este contato, especialmente no caso de cervejas com garrafas transparentes, pois o aroma e o sabor da bebida podem ser alterados em um fenômeno conhecido como lightstruck.

Escolha um espaço escuro com temperaturas constantes e suaves para armazenar sua cerveja, os melhores refrigeradores são a opção mais viável. O contato com excesso de luz e calor pode produzir sabores e aromas indesejáveis, fora do comum. Um desses sabores é um leve golpe, o que sugere um odor de gambá.

Os humulones são frágeis à luz. Assim que recebem um raio ultravioleta, eles se decompõem, formando 3-metilbut-2-ene-1-thiol. Este elemento eventualmente deixa a bebida com um aroma desagradável de cerveja envelhecida. Assim, obtemos um sabor desagradável chamado lightstruck, que tem um aroma semelhante ao enxofre.

3. Temperatura

Enquanto a alta temperatura afeta a cerveja, o congelamento também é um vilão. Quando o líquido congela, o gás se perde, o que muda completamente as propriedades simples da cerveja e, consequentemente, seu sabor.

A temperatura pode causar numerosas atitudes químicas na cerveja e o crescimento da cerveja torna o processo mais rápido. Por exemplo, uma alta temperatura combinada com outros recursos naturalmente oxidantes pode deixar sua cerveja com gosto de papelão.

Os efeitos da temperatura estimulam o crescimento de bactérias e fungos que se proliferam mais imediatamente com o calor, afetando a cerveja e sua saúde.

4. Seja paciente com sua amada bebida

Às vezes você tem vontade de beber uma cerveja gelada após um dia estressante e acaba cometendo o erro de colocá-la no freezer para acelerar o processo de resfriamento.

Entretanto, isto pode arruinar as características mais deliciosas de sua bebida apreciada, pois não reage muito bem a mudanças bruscas de temperatura. Outra coisa a evitar é sacudi-la, pela mesma razão. Portanto, seja paciente e trate-a com cuidado!

5. Observe A Validade

A maioria das cervejas não são destinadas ao envelhecimento, pois começam a perder suas preciosas propriedades após um certo período de tempo. Portanto, quanto mais cedo a cerveja for consumida após a fabricação, melhor será o seu sabor.

A vida útil é a melhor maneira de conhecer o estado da cerveja comprada, mas existem certos estilos que duram mais tempo e até melhoram e se tornam mais complexos com o passar do tempo e a vida útil original. Os caixotões e Stouts Imperiais, por exemplo, tendem a melhorar com a idade, em um processo de maturação semelhante ao do vinho tinto.

Quanto aos IPAs, embora tenham uma vida útil mais longa devido à alta proporção de lúpulo em sua estrutura, eles acabam perdendo suas características mais interessantes ao longo do tempo, tais como aroma e amargor. Portanto, faça uma pequena pesquisa sobre o estilo de cerveja que você vai comprar para que não seja um tolo!

Conclusão

Você sabia que desfrutar de uma boa cerveja artesanal não depende apenas da escolha da marca ou tipo certo? A forma como essas bebidas são armazenadas também influencia o momento de degustá-las.

No entanto, isto muitas vezes passa despercebido e as pessoas não prestam atenção suficiente antes de beber. Portanto, siga estas dicas e tenha cervejas artesanais mais saborosas e duradouras.

Você gostou deste post e tem alguma outra dica? Deixe isso nos comentários.

Instagram