4 práticas empresariais que valorizam o profissional contábil

Conheça atitudes que valorizam o contador tanto para o empregador, quanto para o cliente

Um dos grandes desafios enfrentados pelos contadores é ganhar espaço no mercado. Afinal, a concorrência é grande e, se você não mostrar o valor do seu serviço, pode facilmente perder o cliente para um concorrente.

No entanto, os serviços contábeis continuam sendo importantes, principalmente, em momentos de crise, como o cenário atual. Assim, ter um diferencial, como a contabilidade consultiva, pode ajudar você a se destacar.

São pequenas atitudes que fazem toda a diferença, tanto que existem profissionais que não percebem que podem estar perdendo oportunidades devido às suas ações.

Maneiras de ser valorizado no ambiente de trabalho

Veja, agora, quatro práticas empresariais que podem valorizar o profissional contábil, ajudando-o a se destacar no trabalho e conquistar clientes.

1.   Postura no ambiente de trabalho

A maneira como você se comporta em seu ambiente de trabalho irá refletir nos seus serviços. Inclusive, essa prática é válida até para quem trabalha sozinho.

Você precisa passar uma imagem profissional, dedicada e organizada tanto para clientes, quanto parceiros. Assim, evite piadinhas e fofocas, além de tentar não ser informal demais. Tudo bem ter amizades no trabalho, mas deixe os momentos mais descontraídos para o happy hour.

2.   Comprometimento com seus serviços

Como contador, você irá assumir responsabilidades de uma carteira de clientes ou cuidar de determinados serviços. Então, mostre que você está comprometido e tente entregar tudo dentro do prazo.

Claro que atrasos acontecem, mas não fuja do cliente ou dos seus superiores. Comunique e peça ajuda se houver dificuldades. Além disso, tente entregar algo a mais, desde que esteja ligado ao serviço pedido.

3.   Forma de lidar com críticas

Por mais que você se dedique, saiba que críticas vão acontecer em algum momento. A ideia não é desmotivar ou rebaixar, mas, sim, mostrar pequenos pontos que podem ser aprimorados e que, talvez, você não tenha percebido ainda.

Tente lidar com isso de forma positiva, veja o que é interessante e pode agregar para sua carreira. Há algo que você discorda? Apresente o seu ponto de vista, mas sempre de maneira respeitosa.

4.   Busca por renovação dos conhecimentos

Mesmo quem já se formou precisa estar o tempo todo fazendo cursos para renovar e aprimorar seus conhecimentos. Até porque vão acontecendo atualizações, e se você não busca entendê-las ou as ignora por completo, corre o risco de ficar para trás, sendo substituído por outra pessoa.

A verdade é que um contador que deseja ser valorizado deve estar sempre se atualizando, disposto a aprender. Além de se capacitar, você fica apto a ajudar a mais variada gama de clientes.

Erros que afastam os clientes e devem ser evitados

Acima, falamos sobre quatro características que ajudam a valorizar seu serviço como contador. Agora, trazemos alguns erros que devem ser evitados, já que podem fazer o cliente se afastar.

1.   Considerar todos os clientes como iguais

Cada cliente tem uma necessidade diferente, então, é um erro grave considerar que todos são iguais e oferecer sempre a mesma solução. Aliás, isso pode estar diretamente relacionado ao comprometimento, pois, estudar quem é consumidor e do que ele precisa é parte de seus serviços.

2.   Prometer o que não pode entregar

Promessas são perigosas até no mundo da contabilidade, por isso, saiba exatamente o que você pode entregar. Não minta apenas para passar na frente de alguém. Sinceridade será muito importante para ganhar a confiança de empregadores e clientes.

3.   Achar que pode fazer tudo sozinho

Não existe nada errado em pedir ajuda, e você tem todo o direito de fazer isso. Mesmo que esteja aprimorando seus conhecimentos e disposto a mostrar sua capacidade, não pegue mais serviços do que pode dar conta. Existe o risco de não conseguir entregá-los no prazo e até fazer um atendimento ruim.

Instagram