Covid-19: Brasil conta com robôs e alta tecnologia para desinfecção e prevenção de pandemias

Robôs com luz UV para uso hospitalar e humanoides de telepresença dotados de Inteligência Artificial para atendimento e cuidados interativos em unidades de saúde, além de uma infinidade de diferentes tipos de autômatos e equipamentos, estão entre algumas das mais avançadas tecnologias que vêm sendo testadas e utilizadas mundo afora para prevenção de doenças e epidemias e no controle e combate à Covid-19.

Engana-se, porém, quem pensa que o Brasil está de fora. Em São Paulo, epicentro da pandemia no País, a XRobô, empresa brasileira fundada por sócios com mais de 20 anos de experiência em Robótica e Automação, é parte fundamental dessa engrenagem do bem.

Robôs

Além de robôs de telepresença com áudio e vídeo para comunicação rápida, segura e em tempo real entre médicos, equipes de saúde, famílias e pacientes em isolamento nos hospitais, a XRobô traz em seu rol de produtos avançadas tecnologias robóticas trazidas para o mercado nacional para desinfecção e prevenção de epidemias e pandemias.

CATI Robot

O CATI Robot é uma delas. Especialmente desenvolvido para controle de acesso com termologia inteligente, o CATI Robot é capaz de medir a temperatura corporal a uma distância de até dois metros com precisão superior a 99%, sendo ideal para monitoramento e gerenciamento de entrada em hospitais, escritórios, fábricas, escolas, condomínios, aeroportos e locais com grande circulação de pessoas.

Outra opção para controle de acesso é o TRF Robot, que realiza medição de temperatura e reconhecimento facial mesmo com uso de máscaras e com funções à prova de poeira e à prova d’água para uso ao ar livre.

Já o UVD é um robô móvel seguro e fácil de usar para desinfecção de hospitais e indústrias farmacêuticas. Importante aliado no ciclo de limpeza aprimorada em ambientes de fácil contágio e propagação de doenças, o UVD Robot ajuda a prevenir e reduzir a propagação de doenças infecciosas, vírus e bactérias quebrando a estrutura do DNA de tais microrganismos nocivos à saúde através de luz Ultra Violeta.

DPE Robot

O DPE Robot é igualmente um robô móvel de alta performance para desinfecção, esterilização e limpeza em ambientes hospitalares e laboratoriais. Fácil de operar, com ajustes de velocidade, rota definida, auto run, auto recarga, comunicação via wifi e tanque com capacidade para 10 litros de líquido, o robô asperge desinfetantes no ar e no ambiente.

Há ainda o modelo MT, um robô móvel, flexível, modular e de torre múltipla para elevação de pacientes em consultórios médicos e hospitalares – igualmente utilizado para situações em que é necessário mover ou transportar o paciente de forma segura, tanto em ambientes ambulatoriais como para cuidados primários dentro de sua própria casa.

COVID-19

“A disponibilização de robôs de última geração ao mercado da saúde no Brasil posiciona o País como importante player no uso de tecnologias de Inteligência Artificial para combate à Covid-19, possibilitando controle e maior segurança e proteção contra a exposição ao vírus e a disseminação da doença em clínicas, UTIs e ambientes hospitalares”, diz André Araújo, CEO da XRobò.

XRobô

Para mais informações sobre as novas tecnologias robóticas trazidas pela XRobô para o mercado da saúde no Brasil, acesse www.xrobo.com.br

Instagram