Como reduzir a burocracia na gestão financeira de sua empresa?

Automação de processos é a saída para uma gestão financeira mais eficiente e ágil

A burocracia atrapalha bastante o crescimento das empresas no Brasil. Para aumentar a produtividade e driblar os entraves burocráticos, é preciso encontrar maneiras de simplificar processos e integrar serviços. Felizmente, existem algumas formas de reduzir esse problema e ter uma gestão financeira mais eficiente. Aqui, vamos dar algumas dicas sobre isso.

Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostram que, em média, as empresas gastam cerca de 2.000 horas por ano para realizar toda a parte de contabilidade tributária. Isso coloca o Brasil no topo do ranking entre os países que perdem mais tempo para calcular e pagar impostos no mundo.

Para se ter uma ideia da disparidade, a média de horas gastas com contabilidade tributária em países da América Latina é de cerca de 332. Ainda de acordo com dados do IBPT, o tempo e os recursos gastos para organizar a parte tributária custam, em média, 1,5% do faturamento anual das empresas.

Dê autonomia para os seus colaboradores

Uma maneira simples de agilizar os processos burocráticos de uma empresa é dar autonomia para os colaboradores. Dessa forma, o líder pode acompanhar as ações, mas os funcionários terão a liberdade de tomar decisões rápidas para ganhar tempo.

A burocracia instaura-se dentro das empresas quando toda e qualquer ação de um colaborador precisa de aprovação prévia do seu superior. Um funcionário deve ter liberdade para desempenhar plenamente suas funções. Essa é uma forma de tornar os processos financeiros mais ágeis.

Terceirize o serviço se for possível

Sabemos que a burocracia acaba podando o crescimento, principalmente, de pequenas e microempresas. Com poucos profissionais e, às vezes, até sozinhos, empreendedores acabam enrolando-se para cumprir as obrigações tributárias. Com isso, deixam de lado a sua atuação principal dentro de seus negócios.

Então, caso você queira ter mais espaço na sua agenda para realizar outras ações, invista na contratação de um escritório de contabilidade e terceirize o serviço. Isso pode lhe ajudar a ter mais liberdade para colocar o seu projeto em prática, deixando a parte tributária sob a responsabilidade de quem entende sobre o assunto.

Utilize plataformas de gestão

Usar plataformas de gestão, como ERPs e CRMs, por exemplo, é fundamental para trazer mais agilidade aos processos e diminuir o retrabalho. Essas ferramentas são automatizadas e conseguem compilar organizadamente todos os dados importantes de um negócio.

Também é uma boa contratar softwares específicos para gestão financeira. Esses serviços podem cuidar de toda a parte burocrática, principalmente, dos cálculos mais complexos, para que você possa ter mais tempo para realizar outras ações e mantenha a contabilidade tributária em dia.

Automatize os processos da empresa

Estamos em 2020! Isso significa que você precisa utilizar toda a tecnologia a favor do seu negócio. Por isso, pesquise e comece a usar ferramentas de automação de processos. Com elas, a gestão do seu negócio ficará mais ágil e assertiva.

Os colaboradores da sua empresa agradecem, já que muitas funções técnicas contábeis podem ser feitas pelos softwares de automação, por exemplo. Isso traz mais liberdade de atuação para os funcionários do negócio.

Revise processos e faça as atualizações

A transformação digital está a todo vapor! A tecnologia rege o mercado, e é preciso ficar de olho nela. Novas tendências surgem muito rápido, por isso é necessário acompanhar atentamente as novidades do mercado para manter sua empresa sempre atualizada com os melhores softwares.

Então, a dica é manter um acompanhamento ativo e revisar os processos do seu negócio com frequência. Isso é fundamental para realizar os ajustes necessários para agilizar o trabalho e diminuir a burocracia. Também será possível encontrar soluções e metodologias de gestão mais eficientes, que possam ser adotadas para turbinar a produtividade e os resultados.

Instagram