Veja como combinar seu jogo de cama com a decoração do quarto

Deixe o seu quarto com a sua cara sem perder o aconchego próprio do lugar

O jogo de cama é um conjunto de peças que dá uma nova cara para o quarto, deixando-o mais romântico, despojado, básico ou personalizado. E, na hora de dormir, nada como poder chegar no quarto e se deparar com uma cama aconchegante e arrumada.

O interessante é criar uma certa unicidade entre a decoração existente no quarto com as cores, estampas e tecidos presentes no jogo de cama. Não dá para se sentir bem num ambiente super carregado de informação, tampouco ficar em um ambiente totalmente neutro não deve ser tão bom assim.

Para facilitar essa escolha, separamos algumas dicas e ideias que podem ser usadas como base na hora de arrumar a sua cama e o seu quarto.

Qual o seu estilo?

Antes de mais nada, é preciso considerar qual é o estilo de quem vai estar ali naquele ambiente, ou seja, você. Não adianta querer fazer um espaço super moderno se você faz o tipo romântica, muito menos trazer estampas florais para quem prefere um design mais despojado.

Todo e qualquer cômodo de uma casa ou apartamento deve considerar a personalidade dos seus moradores, e no quarto isso não poderia ser diferente. Portanto, aposte primeiro em cores, formatos, tecidos, texturas, papéis de parede, móveis e itens de decoração que pareçam com você.

Busque fazer uma composição de modo que o espaço consiga refletir um pouco sobre o que você gosta, mas de uma forma harmoniosa e que proporcione conforto e aconchego ao mesmo tempo.

Conjuntos básicos são peças curinga

Na dúvida, vá no básico. Essa frase tem todo sentido em diversas situações, e no caso do jogo de cama não é diferente. Para quem está começando, o ideal é ter três conjuntos neutros, sem estampa e com cores mais sóbrias, como branco, cinza, creme e tons claros.

Além disso, quando você tem uma peça clara e básica, as possibilidades na hora de criar composições com outras peças (edredom, cobre-leito, virol, etc) são muito maiores. Com isso, você consegue ter uma variedade de opções investindo em muito pouco ou em nada. Simples assim.

Use as cores a seu favor

Quem tem um quarto mais sóbrio em uma única cor e em um tom mais claro pode fazer da roupa de cama uma verdadeira protagonista na decoração do quarto. Isso porque o foco vai ficar nela. Então, o interessante é usar de peças estampadas, com formas geométricas, flores e poá, por exemplo, ou ainda cores fortes.

Por outro lado, quem prefere ter um quarto mais diferenciado com cores e papel de parede deve utilizar em sua cama tecidos que consigam harmonizar com o ambiente sem deixá-lo pesado. O ideal é seguir a paleta de cores usada na pintura e optar por tons mais sóbrios ou complementares.

Brinque com as texturas

Para ter um quarto confortável você não precisa abrir mão de alguns contrastes, seja nas cores ou nas estampas. A proposta é que você tenha em mente uma determinada paleta de cores que combinem entre si, mas que não sejam necessariamente iguais.

Um tapete de pelos altos, por exemplo, pode dar um toque de requinte mesmo para aqueles quartos mais despojados, enquanto um modelo mais liso pode dar aquele pouco de leveza que estava faltando. Observe as texturas ao seu redor e veja quais podem combinar entre si, mesmo quando não são iguais.

Depois disso, é só procurar as referências de decoração de quarto e de roupa de cama que mais combinem com a sua personalidade. Com uma arrumação aqui e ali, você terá um quarto muito mais aconchegante, harmonioso e, o melhor de tudo, que é a sua cara.

Instagram