Roupa de cama inteligente? Entenda como ela funciona

Tecnologia permite manter a cama arrumada sem esforços.

A roupa de cama inteligente é uma novidade recente e um desejo de quase todas as pessoas que odeiam a tarefa de ajustar os lençóis pela manhã.

Quando o termo entra na roda de conversa, imediatamente, você imagina algo revolucionário, como nanochips, robôs e, talvez, algo ainda mais futurista, que lembra o famoso desenho Os Jetsons.

No entanto, cobrir-se e desarrumar a cama durante o sono pode acontecer sem que você se culpe. A ideia pensada para solucionar a bagunça e arrumar os lençóis é mais simples do que você imagina.

Botões solucionam o problema

A solução para os lençóis que se embolam durante a madrugada foi facilmente pensada por meio de roupas de cama que têm o mesmo tamanho das cobertas e possuem botões, ou seja, é algo supersimples.

Assim, cobertor e lençol são abotoados um no outro, mantendo-se intactos, por mais que você tenha um sono agitado e mexa-se muito durante a noite. No dia seguinte, é só esticar a coberta e pronto: a cama estará arrumada.

Além de manter o lençol preso na coberta, a ideia é interessante para os dias mais gelados. Afinal, você pode deitar-se entre esse lençol e o cobertor, como se estivesse dentro de um saco de dormir. Para os mais friorentos, esta é uma ideia perfeita e muito quentinha.

Pensada em 2013, a ideia da roupa de cama inteligente não chegou ao mercado antes por seus criadores terem sido vítimas de um golpe. Como não tinham dinheiro o suficiente para investir, fizeram um financiamento coletivo, arrecadaram a quantia, mas receberam apenas metade do pedido realizado com o fornecedor.

Anos depois, em 2016, a roupa de cama inteligente finalmente chegou ao mercado, por meio de um site, após o surgimento de um novo investidor, interessado nesta tecnologia.

No Brasil a opção ainda não é vendida. Caso queira conhecê-la, será necessário arcar com o valor em dólar. Afinal, você não recebe apenas a roupa de cama, mas também o cobertor que fará parte e será abotoado aos lençóis.

Tecnologias para melhorar o sonho

Além da roupa de cama inteligente, outros produtos com o intuito de melhorar a qualidade do sono chegaram ao mercado. Um exemplo é o colchão smart, que se adapta ao que é melhor para o seu corpo, oferecendo o conforto adequado.

O melhor é que o colchão não é para uma única pessoa. Se um casal divide a cama, ele também consegue mapear e identificar as necessidades individuais.

Objetivo é facilitar o dia a dia

Dormir bem e manter a cama arrumada parecem duas ações que não combinam. Afinal, muitas pessoas levantam, ajeitando os lençóis e as cobertas apenas por obrigação.

No entanto, o feng-shui afirma que arrumar a cama ajuda a afastar as más energias e te prepara para iniciar um novo dia, pois, seu corpo entende que a hora do sono está encerrada.

A ideia da roupa de cama inteligente, certamente, é útil para que você cumpra a tarefa de arrumar tudo assim que levantar, mas de forma rápida e eficiente, basta uma leve batidinha e alisada nas cobertas, que estarão presas aos lençóis.

Substituições da roupa de cama inteligente

Como você pôde ler acima, no Brasil, ainda não há como ter fácil acesso aos lençóis inteligentes. Assim, a missão de arrumar a cama ainda continua sendo mais trabalhosa.

Para agilizar tudo pela manhã, você pode investir nos lençóis de elástico, que se mantêm presos ao colchão. Eles já são uma baita tecnologia. No mais, arrumar as cobertas e o lençol que fica por baixo delas ainda vai demorar um pouco mais.

Instagram