BelezaSaúde

Saúde capilar: qual a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução?

Os três procedimentos fazem parte de uma boa saúde capilar, mas cada um atua de uma forma diferente no couro cabeludo, entenda melhor

Um cabelo saudável significa promover uma rotina de cuidados – o famoso cronograma capilar – e que deve envolver não somente a utilização de produtos para deixar os cabelos sedosos, brilhantes e hidratados, mas uma rotina adequada na alimentação!

A relação entre saúde capilar e alimentação é direta, por isso, não adianta investir em produtos caríssimos se não prestar atenção na sua dieta.

Procedimentos que fazem parte da saúde capilar

E para quem quer iniciar uma rotina utilizando cremes, é importante conhecer as diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução. Compreenda melhor o que cada uma significa:

Hidratação

A hidratação para cabelo é o processo que traz a reposição de água em nossos cabelos – agentes externos como vento, sol, cloro, poluição e procedimentos químicos são as causas que fazem com que eles fiquem desidratados, por isso, o ideal da hidratação é que ela aconteça uma vez por semana.

Ela é feita por meio de máscaras compostas por produtos que visam à saúde capilar, além disso, as máscaras conseguem retardar o processo de perda de água ao criarem uma película de proteção.

O investimento em máscaras com glicerina, colágeno, óleos e extratos vegetais, além de vitaminas e aminoácidos é a melhor coisa!

Nutrição

A nutrição já tem a ver com o brilho do cabelo, quando sem vida e cheio de frizz, isso significa que o cabelo está desnutrido. Esse procedimento consiste na reposição de lipídios e óleos – algo que faz parte da estrutura dos fios.

Os nutrientes são responsáveis por deixar o cabelo mais vivo, brilhante, macio e sem pontas duplas. Os produtos à base de carbocisteína, pantenol, creatina e óleos vegetais (argan, coco, cálamo, mirra e manteigas vegetais) são os mais indicados.

Esse procedimento pode ser feito, pelo menos, duas vezes ao mês. No caso de cabelos secos, a recomendação é que seja feito duas vezes por semana.

Reconstrução

A reconstrução já é algo mais específico da saúde capilar, ela atua em cabelos fracos e danificados, muito por conta de processos químicos. Reconstruir o cabelo significa deixá-lo mais resistente, além de promover uma maior massa capilar.

No caso dos produtos para a reconstrução, é recomendado que sejam à base de queratina, vitaminas, proteínas, ácidos graxos e aminoácidos. O tratamento deve ser feito de uma a duas vezes por mês.

Imagem de melancholiaphotography por Pixabay 

Instagram