Turismo

Saiba como planejar sua viagem para o exterior sozinha

Planejamento é imprescindível para fazer uma viagem com tranquilidade

Viajar está entre as atividades de lazer mais prazerosas para a maioria das pessoas. Conhecer lugares diferentes, experimentar a gastronomia local e poder respirar novos ares são algumas das principais vantagens desse tipo de atividade. No entanto, tudo pode mudar quando se trata de uma viagem internacional.

Nesse caso e, especialmente, se a viagem em questão for feita sem acompanhantes, será preciso tomar alguns cuidados extras, tais como  conhecer minimamente o lugar para onde você vai, fazer roteiros dos pontos turísticos que se deseja conhecer e contratar um seguro viagem internacional.

Para te ajudar a fazer uma viagem para fora sozinha, você deve investir em planejamento e organização, e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Dessa forma, você vai conseguir viajar com mais tranquilidade e poder usufruir ao máximo desse momento que é só seu.

Planejando a viagem

De modo geral, fazer uma viagem exige um planejamento, por menor que ele seja. No caso de uma viagem internacional essa tarefa tem um peso ainda maior, pois pode te livrar de situações arriscadas, como ficar presa na alfândega por falta de documentação ou mesmo se perder num lugar desconhecido.

Nesse sentido, é fundamental ter clareza quanto a tudo aquilo que você vai precisar para a sua viagem. Documentos, moeda local, medicamentos (e a devida prescrição médica, caso seja tarja preta ou vermelha), certificado internacional de vacinação e, a depender do país, comprovante de condições financeiras.

Além disso, é preciso saber qual o seu tipo de hospedagem. Hotéis e pousadas oferecem mais conforto, mas costumam ser mais caros; enquanto os hostels podem ser mais baratos. Analise as possibilidades de acordo com sua condição financeira, sem deixar de pesquisar antes.

Se você já decidiu para qual país vai viajar, é preciso conhecer um pouco melhor o seu destino antes de embarcar de vez. Há vários sites e blogs que trazem informações preciosas sobre diversos lugares e que podem fazer muita diferença na sua viagem.

A seguir, elencamos alguns aspectos que também precisam ser levados em conta na hora de fazer a sua viagem solo internacional.

Confira todos os documentos necessários

A exigência (ou não) de alguns documentos e informações vai depender muito do país que você vai visitar. Por exemplo, se você vai viajar para países integrantes do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, basta apresentar sua carteira de identificação oficial para poder entrar.

No entanto, isso não vale, por exemplo, para os Estados Unidos e alguns países europeus. Nesses casos, o passaporte é o documento mais importante, mas pode ser que o país exija visto para que você consiga entrar. Portanto, verifique no site do consulado do país em questão antes mesmo de comprar as passagens.

Moeda, língua e clima

Quem viaja para fora precisa considerar três aspectos importantes: a moeda do país, a língua local e o clima. No caso da moeda, é ela quem vai ditar o preço pago por tudo aquilo que você for comprar no exterior – de produtos, alimentação e serviços. Faça a conversão antes para não levar susto com os valores.

De modo geral, é interessante que você saiba o idioma do país ou pelo menos o inglês, uma das línguas mais aceitas internacionalmente. Caso contrário, tenha sempre à mão aplicativos de tradução. E quanto ao clima, confira as datas em que deseja viajar para não correr o risco de sentir frio ou calor.

Segurança em primeiro lugar

Não dá para investir em uma viagem sem ter o mínimo de segurança – ainda mais quando se trata de uma viagem a ser feita sozinha e para um local desconhecido. Por isso, é fundamental contratar seguros de viagem e de saúde. Lembre-se: é melhor prevenir do que remediar.

Ainda falando de segurança, pesquise sobre o seu destino. Quais lugares você pode ir com tranquilidade? Existem riscos em determinados horários? Quais os meios de transporte disponíveis e seus respectivos valores? Há restaurantes e lanchonetes próximas? E quanto a proximidade do local onde você está hospedada?

Com todas essas informações, ficará muito mais fácil para você realizar com mais tranquilidade e satisfação a sua viagem solo para o exterior.

Foto de Gustavo Fring: https://www.pexels.com/pt-br/foto/aeroporto-vista-traseira-casual-descontraido-4173229/

Instagram