Quais as dicas infalíveis para encontrar passagens aéreas baratas?

Todo mundo sabe que uma das formas mais rápidas e seguras de viajar é de avião.  O que muita gente não sabe é como encontrar passagens aéreas baratas, visto que, geralmente, os voos tendem a ser bem mais caros que as viagens de ônibus.

Além do custo da passagem e da taxa de embarque, outro adicional que pode pesar no bolso do passageiro é a taxa de bagagem, já que, atualmente qualquer mala despachada, independente do peso, tem um custo extra.

Esses fatores, no entanto, não são empecilho para que você consiga viajar de avião justamente porque existem alguns truques para comprar passagens mais baratas. Para tanto, selecionamos dicas infalíveis para que você possa viajar na rapidez e comodidade de um vôo, como você merece.

Dica de ouro: comprar com antecedência

A comodidade de chegar em pouquíssimo tempo a lugares muito distantes geograficamente é algo muito atrativo quando pensamos em viajar de avião. O preço das viagens, por sua vez, pode assustar um pouco. Para que isso não aconteça, a melhor coisa a se fazer é se planejar com antecedência.

O ideal é pesquisar as passagens com uma antecedência de alguns meses, principalmente se a data escolhida é de um feriado, como Natal ou Ano Novo. O mesmo vale para viagens na chamada alta temporada, como o período de férias (dezembro/janeiro e junho/julho).

Compare os preços de diferentes companhias aéreas

Uma boa pedida é fazer uma busca em diferentes sites de companhias aéreas. Isso porque, às vezes, é possível encontrar voos no mesmo dia com preços bem diferentes.

Outro caminho para conseguir melhores preços, principalmente, para quem não tem uma data específica para viajar ou tem flexibilidade de data, é por meio de sites que fazem essa comparação de valores. Neles você consegue ainda aplicar filtros, como escolha do aeroporto, que facilitam ainda mais a sua busca.

Alguns dias tendem a ser mais baratos que outros

Pra quem não sabe, viajar durante a semana é sempre mais barato do que viajar no final de semana.

Sexta-feira e domingo, por exemplo, são dias escolhidos tanto para quem viaja a negócios, quanto para quem deseja aproveitar o final de semana em outro lugar, e, por isso mesmo, tendem a ser os dias mais caros para se viajar.

Por isso mesmo, a probabilidade de você encontrar uma passagem mais em conta na terça ou na quarta-feira é muito maior. Então, sempre que possível tente se organizar para voos nesses dias da semana.

Terça-feira é o melhor dia pra comprar passagem

Segundo informações da Airlines Reporting Corporation, empresa norte-americana que fornece serviços de liquidação de transações de bilhetes aéreos, o melhor dia para se comprar uma passagem aérea é terça-feira. Essa informação também é sugerida por especialistas em viagens e até blogueiros.

O motivo para que os preços fiquem mais baixos na terça-feira, provavelmente, é porque esse é o momento em que as companhias vão lançar as ofertas de passagens restantes e, com isso, conseguir lotação máxima nos voos.

Usando as milhas

Uma outra forma de conseguir passagens a custos menores, até zero, é por meio das milhas. Elas são pontos acumulados, através do uso do cartão de crédito e pelos próprios voos, e que podem ser convertidos no pagamento total ou parcial de viagens aéreas.

Existem também os programas de milhagem das próprias companhias aéreas, que nada mais são do que um incentivo para fidelizar seus clientes. Esses programas geralmente têm benefícios como a compra de milhas a custos menores e até algumas regalias para quem se fideliza.

Os programas de milhagem são indicados para quem viaja com frequência. A maioria das companhias já oferece cartões próprios que te dão a possibilidade de acumular uma quantidade ainda maior de milhas.

Pacotes de viagem

Outra boa dica que pode te ajudar a economizar é a compra de pacotes de viagem. Essa indicação é, principalmente, para quem deseja fazer uma viagem turística para algum lugar, já que os pacotes englobam tanto os custos da viagem como os da hospedagem.

Além disso, as agências de turismo, responsáveis por esse tipo de serviço, costumam oferecer programações com valores bem mais acessíveis para quem compra o pacote completo, incluindo aí os famosos passeios turísticos.

Agora que você já sabe como achar passagens aéreas mais baratas, encontre o seu destino ideal e boa viagem!