Internet

Principais erros a evitar no email marketing

O email marketing é uma das estratégias mais funcionais de marketing digital, mesmo com diversas outras aplicações para a comunicação de uma auditoria independente ou outra empresa. Por isso, é importante identificar os principais pontos desse tipo de atividade.

Por ser um canal direto de comunicação, é muito comum que se estreitem os relacionamentos entre consumidores e marcas usando esse tipo de interação, além de aumentar consideravelmente as possibilidades de vendas para sua empresa.

Durante um certo período, o exagero nesse formato e a falta de cuidado no material apresentado acabaram atribuindo ao e-mail marketing uma imagem negativa, com a propagação de spams, mensagens fraudulentas e até mesmo abordagens intrusivas.

Durante esse período, tornou-se comum deletar emails de empresas sem ao menos checar o conteúdo, uma vez que os riscos eram muito grandes de pegar um vírus de computador ou se prejudicar de outra maneira.

Entretanto, a tecnologia deu um grande salto de qualidade, sobretudo com relação à segurança digital, o que permitiu que os algoritmos de caixas de mensagens identificassem esse tipo de e-mail prejudicial e filtrassem melhor as mensagens que chegam.

Vale reforçar que essa começou a ser feita com empresas de vários ramos de atuação, indo desde uma consultoria contábil até diversas outras organizações

Isso deu um fôlego novo para o e-mail marketing, que quando usado corretamente pode ter um impacto muito positivo em qualquer empresa, uma vez que é um canal direto de comunicação com o cliente.

Entenda mais sobre o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais maneiras de dialogar, similar ao uso de cartas no passado, o que acabou rendendo para ele o apelido de “correio eletrônico”. A invenção do e-mail, em 1971, tinha como principal objetivo transmitir mensagens entre computadores.

Esse conceito, embora tenha se aprimorado consideravelmente e se transformado em um elemento de potencial muito maior, ainda é em sua essência verdadeiro. O e-mail nada mais é do que uma ponte direta de comunicação entre ambas as partes.

O marketing, desde que percebeu esse tipo de interação, acabou adotando o e-mail como forma de divulgar novos produtos e serviços, além de ter um contato mais direto com o consumidor que compra, por exemplo, nutrição animal, de forma semelhante a um panfleto virtual.

Depois que o período mais complicado passou, as empresas começaram a entender a importância de ter uma comunicação de qualidade, e o quanto a personalização e ações diretas acabaram tendo um impacto muito maior do que o envio em massa de e-mails.

Por isso, saber como aplicar suas estratégias de marketing dentro dos e-mails é um passo importante para conseguir resultados mais expressivos e garantir uma resposta adequada de seu público, aumentando suas possibilidades de engajamento.

Quanto mais você consegue aplicar esse tipo de conhecimento, maiores são as chances de fidelizar clientes, uma vez que você está constantemente em comunicação direta, sem que nenhum intermediário atrapalhe a comunicação.

Veja como evitar erros com o e-mail marketing

Para você conseguir os resultados que deseja em suas ações de e-mail marketing, é importante evitar alguns pontos que podem prejudicar muito a estratégia de venda de, por exemplo, aplicação resina epoxi piso.

Além dos problemas comuns relacionados ao correio eletrônico, você deve entender estes pontos que são complicados.

Quanto mais você se adaptar a esse tipo de interação, melhor conseguirá explorar este valioso recurso que é o e-mail marketing. Ele permite que você consiga testar novas e diferentes estratégias com um custo muito reduzido.

Vale lembrar, entretanto, que cada empresa é única, e nem sempre os resultados serão os mesmos, ainda que as duas companhias estejam atuando dentro de um mesmo segmento. Por isso, é importante buscar maneiras de se destacar.

Adaptar o e-mail marketing a sua realidade e dessa forma impedir que erros comuns aconteçam é a melhor maneira de ampliar seu potencial com uma empresa de cobertura metalica, conquistando um espaço de qualidade no mercado.

Pois bem, para evitar problemas em suas ações, confira quais são os erros mais comuns ao utilizar o e-mail marketing:

1 – Listas de e-mail compradas

Muitas empresas oferecem soluções fáceis para empreendedores que estão iniciando sua jornada, mas é preciso ter cuidado com esse tipo de oferta, que pode, na maioria das vezes, ser uma armadilha.

É o caso das listas de e-mail que estão disponíveis para compra em diversos sites. Estas listas possuem uma série de endereços de e-mail para você poder enviar suas propagandas, mas é importante ter em mente alguns pontos relevantes.

O primeiro deles diz respeito à LGPD. A sigla, que significa Lei Geral de Proteção de Dados, protege os usuários de serem inseridos em listas sem sua autorização prévia, o que pode gerar muita dor de cabeça para as empresas.

Uma companhia que desrespeite a LGPD está sujeita a multas que podem chegar a cinquenta milhões de reais, o que é muito prejudicial a qualquer companhia, independentemente de seu porte ou de aguentar pagar o valor da multa.

Por outro lado, é importante ter em mente que estas listas muitas vezes possuem uma série de contatos inexistentes, e-mails que foram cancelados ou deixaram de ser usados. Por conta disso, você acaba tendo sua entrega muito prejudicada.

Os e-mails que são enviados para esse tipo de lista não recebem nenhum tipo de solicitação ou autorização, sendo muitas vezes enviados diretamente para a caixa de spam do usuário, que nem ao menos verá o que você está oferecendo.

Por conta disso, é importante que você evite esse tipo de recurso. Ainda que pareça uma opção rápida e prática, ela pode ter uma série de problemas a longo prazo e prejudicar consideravelmente esse tipo de interação.

2 – Frequência de publicação

Outro ponto fundamental para a estrutura do e-mail marketing é saber quando enviar um e-mail sobre sua empresa de construção e reforma. A frequência determina o quanto de atenção você receberá do público que se cadastrou para receber informações.

Todos os dias, as pessoas recebem dezenas, em alguns casos centenas, de e-mail. Para conseguir ter tempo de ler tudo, elas acabam dando mais atenção a alguns pontos que chamam atenção.

Quando você envia e-mails demais para um determinado usuário, ele acaba percebendo que suas mensagens estão atrapalhando o fluxo de e-mails que ele recebe, o que leva a um descadastramento de listas de e-mail.

O excesso sobrecarrega, por isso muitas pessoas preferem não estar em ambientes onde as mensagens são constantes.

Por outro lado, a ausência de mensagens também é bastante negativa. Não enviar periodicamente e-mails pode fazer o cliente perder o interesse no que você ofereceu, e o e-mail acabará ficando perdido junto a outras mensagens na caixa de entrada.

Por isso, é importante estabelecer uma rotina de qualidade para lidar com essa ação em sua fabrica de porta de aço automatica, otimizando suas possibilidades e aumentando as chances de engajamento que você precisa para conseguir trabalhar corretamente.

3 – Atenção com promessas

O e-mail marketing deve ser pensado e realizado de maneira responsável. Muitas pessoas cancelam suas participações em listas de e-mail justamente por esse motivo, uma vez que acabam não recebendo aquilo que se inscreveram.

A maioria dos usuários se junta a listas de e-mails por uma série de motivos, por exemplo:

  • Conhecer mais da marca;
  • Saber de promoções e lançamentos;
  • Ter uma comunicação mais próxima;
  • Acessar conteúdo exclusivo.

Estes motivos muitas vezes são vendidos em landing pages e outras estratégias feitas para que o consumidor se interesse pelo material que receberá, e acabe se inscrevendo em sua lista de e-mails.

Esse contato que deseja informações mais profundas deixa de ser um visitante em seu site e se torna um lead, uma figura que é central para a negociação como um todo, sendo acompanhada até o momento de conversão em cliente que precisa de um projeto de ete residencial, por exemplo.

Nenhum consumidor se sente bem sendo enganado. Quando uma pessoa recebe um e-mail, e o título a interessa, ela está buscando mais informações relevantes sobre o tópico quando o abre.

Além disso, pessoas que buscam mais conhecimento e se inscrevem em uma newsletter terão pouca utilidade para propagandas de parceiros de sua empresa, principalmente se eles tomarem espaço do conteúdo efetivamente.

Por isso, é importante que você honre sua palavra e cumpra com o que está sendo combinado. Apresente o material adequado conforme a inscrição do cliente, uma vez que esse tipo de interação é um relacionamento, e a confiança é a base dele.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma excelente técnica de engajamento, e até hoje é uma das principais maneiras de dialogar com o usuário de forma direta, onde ele pode tirar dúvidas sinceras e ser trabalhado adequadamente para a conversão em vendas.

Por isso, evitar erros nesse processo é um ponto importante para garantir resultados satisfatórios em sua companhia, aumentando as chances de sucesso de sua empresa consideravelmente.

Companhias que entendem como utilizar o e-mail marketing de forma adequada acabam com uma poderosa ferramenta de engajamento em suas mãos, ampliando o potencial de vendas e aumentando sua autoridade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Instagram