Primeira habilitação? Então confira este guia e saiba tudo sobre a CNH

Vai tirar a sua primeira habilitação? Então por que não conferir um guia sobre todos os detalhes importantes que envolvem esse documento?

Afinal, este possui diversos pontos que são importantes de se conhecer antes de procurar por um local onde seja realizada a emissão dos mesmos.

Fique atento no artigo de hoje, apresentaremos informações. Confira!

Aproveite e boa leitura!

O que é CNH?

Antes de mais nada, é preciso que pontuemos o que é CNH

CNH nada mais que a Carteira Nacional de Habilitação, que, após sua emissão, comprova que o seu portador é capacidade para dirigir um determinado tipo de veículo, variando de acordo com a espécie do próprio documento.

Uma CNH pode ter até 5 categorias diferentes, que vão das letras de A a E. Tais categorias representam:

  • Categoria A: Motos e triciclos;
  • Categoria B: Carros de passeio;
  • Categoria C: Veículos de carga acima de 3,5 toneladas;
  • Categoria D: Veículos com mais de 8 passageiros;
  • Categoria E: Veículos com unidade acoplada acima de 6 toneladas;

Mesmo sendo portador de uma CNH de categoria B, você ainda precisará fazer o teste da categoria A para poder dirigir motos. E esse sistema é válido para todos os tipos de Carteira Nacional de Habilitação.

Conheça abaixo algumas etapas importantes para quem passou na prova teórica e prática do DETRAN.

Funcionamento da PPD

PPD é o processo de emissão da Permissão para Dirigir. Essa também é conhecida como carteira de habilitação provisória.

Essa é a primeira carteira emitida pelo DETRAN para o candidato que após horas de aula na autoescola, muito simulado detran rj e treinamento de direção, conseguiu a aprovação no exame prático e teórico.

Este é um documento que possui validade de 12 meses. Após tal período, o condutor poderá solicitar a CNH definitiva, desde que não tenha cometido nenhuma infração de trânsito de natureza grave ou gravíssima ao longo do último ano.

Validação de CNH

Após a emissão da CNH, é importante manter-se atento a validação deste documento, mesmo que, em 2020, o prazo para os condutores realizarem o processo de validação tenha sido ajustado para 10 anos.

O prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação de cinco em cinco anos agora afeta apenas os condutores que possuem de 50 a 65 anos de idade.

Para aqueles com idade acima dos 65, é preciso realizar a renovação do documento de três em três anos.

Sistema de pontuação da CNH

Outro assunto importante a se abordar é o sistema de pontos existente na carteira de motorista. Este refere-se a infrações cometidas pelas pessoas que estão no volante, e podem variar ao depender da gravidade da situação.

O número máximo que alguém pode levar de pontos na carteira é de 19, visto que, a partir do 20, a mesma já é passível de suspensão.

Tais pontos acumulam na CNH pelo período de um ano. Ou seja, cada pontuação acrescida terá validade de 12 meses a partir da infração, e, após tal período, expiram.

A consulta da sua pontuação pode ser feita no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e pode ser realizada de algumas formas, como:

  • Pessoalmente: portando sua CNH, é possível ir até uma filial do DETRAN e realizar a consulta dos pontos do seu documento. Familiares também podem fazer tal consulta, desde que tenham uma cópia da sua habilitação e um comprovante de parentesco original, como a certidão de nascimento ou de casamento;
  • Virtualmente: através do site do DETRAN do seu estado é possível consultar a pontuação;
  • Pelo aplicativo: Você pode baixar o aplicativo Autocheck em seu celular ou tablet. Ele permitirá realizar a consulta de seus pontos CNH.

Multas

Junto ao sistema de pontos, outro ponto punitivo para os infratores são as multas.

Essas podem ser classificadas como penalidades leves, médias, graves e gravíssimas, onde, ao depender do tipo, terão um valor específico que também levará em conta a quantidade de pontos na carteira do infrator.

As multas podem ir desde R$ 50,00 até ultrapassar a casa dos R$1000,00, podendo ser aplicado até mesmo mais de uma dependendo da situação.

Agora você sabe tudo sobre a CNH

Com este guia em mente, você já sabe todos os detalhes relevantes em relação a esse documento que é o sonho de muitas pessoas.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Instagram