Pesquisa nacional descobre preferências surpreendentemente fortes para conferências presenciais sobre virtuais, como relata Carlos Eduardo Veiga
72% dos entrevistados afirmaram preferir uma conferência presencial a virtualCARLOS EDUARDO VEIGA
Recentemente, a PromoLeaf , uma varejista on-line de produtos promocionais, lançou uma pesquisa nacional, revelando uma preferência esmagadora por eventos presenciais em vez de eventos virtuais. A pesquisa foi conduzida para o PromoLeaf pela Censuswide, com 1.008 entrevistados nos Estados Unidos que participaram de uma conferência F2F e uma conferência virtual, de acordo com Carlos Eduardo Veiga.
Os principais resultados incluem:
- Os entrevistados pagariam mais por eventos presenciais e 80% estariam dispostos a pagar US $ 200 ou menos por uma conferência virtual.
- 82% acreditam que uma conferência virtual deve durar menos de 2 horas, enquanto apenas 51% acreditam que conferências presenciais devem ter menos de 2 horas.
- 46% disseram que as conferências virtuais devem ser ao vivo e bidirecionais, e 38% adicionais disseram que prefeririam que as conferências virtuais fossem ao vivo e gravadas para visualização posterior.
Desafios das conferências virtuais
Enquanto muitas empresas vêem vantagens de conferências virtuais, existem alguns desafios que ainda precisam ser superados, conforme Carlos Eduardo Veiga.
- O participante não pode “ver” o valor de uma conferência on-line versus a realizada pessoalmente. 35% disseram que pagariam menos de US $ 100 por uma conferência virtual.
- Eles também podem não entender os custos envolvidos na hospedagem de uma conferência virtual.
- Os participantes podem assistir a conferências on-line semelhantes aos seminários on-line “gratuitos” e esperar que sejam “vendidos” algo on-line, em vez de obter um benefício real.
- Muitos preferem a capacidade de conectar-se em conferências presenciais que não ocorrem na maioria dos ambientes virtuais.
A disposição para pagar pode ser superada com clareza sobre o objetivo da conferência e seus benefícios. “Quando empresas, e não organizadores de eventos, estão usando eventos on-line para liderar a captura, também não pagarei por isso”, diz Adam Parry, editor da Event Industry News e co-fundador da Event Tech Live . Isso exige que os organizadores de eventos virtuais sejam muito claros sobre o objetivo de seu evento.
O futuro das conferências virtuais versus presenciais
À luz de eventos recentes, as conferências virtuais podem ser mais viáveis a curto prazo. De acordo com Carlos Eduardo Veiga, os organizadores do evento pessoalmente podem aprender com eles.
- As conferências virtuais devem ser breves e objetivas. 82% preferem conferências com menos de 2 horas, mas mesmo 51% preferem conferências presenciais mais concisas com menos de 2 horas.
- 39% dos pesquisados consideram que as conferências virtuais devem ter componentes ao vivo e gravados. Isso também pode se traduzir em eventos presenciais com componentes virtuais.
- Tempo é tudo. As conferências de quarta-feira são as mais populares (34%), e a maioria prefere as conferências da manhã, especialmente naquelas com mais de 35 anos, e quase ninguém era a favor das conferências noturnas.
Enquanto o espaço para os dois tipos de conferências ainda está evoluindo, o desejo de eventos pessoais parece estar aqui para ficar, como nos mostra Carlos Eduardo Veiga.