Como fazer link building de forma profissional

Se você está pensando em contratar uma consultoria SEO ou tem interesse de saber mais sobre como funciona a otimização de sites, precisa saber o que é e como fazer link building de forma profissional.

Embora muitos empreendedores e profissionais de marketing saibam o quão importante é aplicar as boas práticas de SEO nos sites, muitos não compreendem a real importância do link building.

Podemos até mesmo dizer que essa não é a parte mais divertida da otimização de sites. Isso porque, apesar de toda a sua importância, a construção de links não é fácil.

Link building é um processo gradual. Ou seja, ele não acontece da noite para o dia. Além disso, ele depende de várias estratégias que variam em termos de eficiência, experiência e recursos necessários.

Para começar, a qualidade e a autoridade das páginas em que você cria links desempenham um papel fundamental na determinação de quão alto você será classificado nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Isso quer dizer que o link building demandará um bom tempo de trabalho. No entanto, se ele for feito corretamente, isso pode ajudar a colocar o seu site em uma boa posição nos resultados orgânicos de pesquisa.

Continue a leitura e confira algumas dicas importantes e que te ajudarão a fazer link building de forma profissional!

Dicas para fazer link building

Quer começar a fazer link building, mas não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar.

1. Invista em guest post

Guest post – também conhecido como guest blogging – nada mais é do que um artigo de convidado, e essa é uma das táticas mais antigas relacionadas a construção de links.

Porém, como isso realmente funciona? Você escreve um artigo para outro site em seu nicho, vincula a si mesmo a partir desse artigo e publica-o no site deles. É simples assim!

Muitos especialistas consideram o guest blogging como uma das maneiras mais eficazes de aumentar um portfólio de backlinks. No entanto, você não deve publicar um artigo em um site que não seja relevante para o seu nicho e que tenha autoridade zero, só porque deseja obter um backlink.

Esse estilo de guest blogging não é suficiente. Os mecanismos de pesquisa estão ficando mais inteligentes, mais avançados e podem dizer quando você não está fazendo guest blogging para agregar valor.

Para colher os frutos do guest post, você precisa ser estratégico e autêntico em sua criação de conteúdo. Certifique-se de estar criando conteúdo exclusivo para o outro site e de que o site seja relevante para seu nicho e atraia seu público. Por isso pode ser uma opção comprar backlinks de uma empresa especializada.

2. Reutilize seu conteúdo

Nem todas as táticas de link building são baseadas em divulgação. É muito possível criar links simplesmente alterando o conteúdo para caber em locais apropriados, como diretórios de infográficos e sites de compartilhamento de vídeos.

Antes de tudo, seu conteúdo precisa estar em um formato adequado para que você possa fazer isso. É aí que entra o redirecionamento de conteúdo.

Por exemplo, digamos que você tenha um infográfico interativo incrível no qual dedicou seu coração e alma para criar e deseja que ele tenha um público mais amplo.

Bem, por que não transformar esse conteúdo em um formato diferente, como um infográfico ou vídeo? Em seguida, pode enviar esse conteúdo para sites de compartilhamento de infográficos ou vídeos.

O uso de infográficos resulta na exposição do seu conteúdo para um público mais amplo.

3. Acompanhe seus backlinks

A maioria das pessoas gasta tempo e dinheiro para obter novos links, mas não rastreia seu status. Isso vem como resultado de compromisso ou apenas preguiça.

Sem rastrear seus backlinks, como você saberá se deve construir mais ou pausar? Você pode ter mais de 1.000 links apontando para suas páginas da web agora, mas quando você verificar depois de dois ou três meses, alguns dos links podem ter desaparecido.

Você não tem controle sobre os blogs e sites de autoridade com links para você. Os proprietários do site podem remover facilmente seu link de sua postagem ou página de recursos sem notificá-lo.

É por isso que é importante monitorar seus backlinks e garantir que você mantenha níveis estáveis ​​de tráfego e classificações mais altas.

Conclusão

Quando o assunto é técnicas de SEO, o link building é uma das principais peças que fazem da otimização de sites um sucesso.

Embora obter links de qualidade seja um trabalho que demanda muito tempo e estratégia, é muito importante que ele seja realizado se deseja que o seu site obtenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que consiga aplicá-las o quanto antes e ter bons resultados com link building.

Imagem de Diggity Marketing por Pixabay 

Instagram