Para usufruir da tecnologia, é preciso investir tempo
Quando falamos em tecnologia, o que nos vem à mente é o conforto e a agilidade que ela proporciona para realizar tarefas que seriam muito mais trabalhosas e demoradas se executadas sem utilizá-la. Contudo, engana-se quem pensa que tudo o que envolve a tecnologia é feito de maneira instantânea. Em alguns casos, é preciso investir um pouco de tempo para usufruir das inovações e do entretenimento.
Investimento
Com a grande oferta de provedores de televisão a cabo e de plataformas de streaming, as opções de programação tornaram-se quase infinitas. Se no passado ficávamos restritos a meia dúzia de canais de TV, hoje podemos escolher o que assistir e quando fazê-lo. Entretanto, pouca gente se dá conta de que essa imensa disponibilidade de programas, filmes e séries nos faz passar muito tempo buscando a melhor opção de entretenimento. Existem estudos que mostram que esse tempo pode ser superior a 80 horas por ano.
Outra área em que gastamos tempo sem perceber é a da manutenção das nossas senhas. A grande quantidade de sites e sistemas que utilizamos no nosso dia a dia nos obriga a ter senhas para cada um, de preferência diferentes, o que torna memorizá-las um desafio. De acordo com uma pesquisa publicada no blog da ExpressVPN, a qual analisou, entre outros aspectos, o tempo que as pessoas levam para redefinir uma senha que foi esquecida, concluiu-se que o tempo médio gasto para a execução dessa tarefa é de 3 minutos e 46 segundos.
A velocidade com que a tecnologia evolui, tanto no campo profissional quanto no pessoal, gera a necessidade de acompanhar todas as mudanças para nos mantermos atualizados. Desse modo, é preciso dedicar tempo, seja na leitura de manuais ou no aprendizado prático da utilização de novos equipamentos e dispositivos. Mesmo que, a princípio, possa parecer tempo perdido, na verdade trata-se de um investimento que evita problemas e prejuízos futuros com a operação incorreta ou o não aproveitamento integral de um novo item tecnológico.
Imagem de StockSnap por Pixabay
Compensação
A verdade é que a tecnologia pode nos proporcionar agilidade e conforto, entre outras vantagens. Nas situações acima mencionadas, o aparente desperdício de tempo é compensado pela:
- melhoria na qualidade de vida, no caso do entretenimento proporcionado pela TV;
- segurança das nossas informações, no caso da redefinição das senhas;
- melhor utilização dos recursos de um aparelho, no caso da atualização do aprendizado.
Basta pensar em como era a nossa vida antes, sem televisão a cabo nem streaming, sem sites nem sistemas, e sem todos os equipamentos e dispositivos que transformaram nosso modo de vida para melhor. Sendo assim, vale a pena investir um pouco de tempo para tirar o melhor proveito possível de tudo isso.
Conclusão
Mesmo que algumas pessoas aleguem que, em certos casos, a tecnologia cria problemas que não existiam antes, é inegável que ela é vantajosa no cômputo geral e que não podemos mais viver sem ela. Com os avanços constantes em todas as áreas, esses pequenos contratempos certamente serão amenizados, se não eliminados, tornando as vantagens ainda mais evidentes para todos.