Pandemia vs Epidemia: Qual é a diferença?

O coronavírus foi declarado uma pandemia global pela OMS. Mas o que isso significa e como uma pandemia difere de uma epidemia?

A Organização Mundial da Saúde declarou o COVID-19 uma pandemia devido à taxa extraordinariamente rápida de propagação do vírus. O novo coronavírus infectou mais de sete milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 400.000 pessoas. Mas qual é a diferença entre uma pandemia e epidemia, e como a designação do status de pandemia afeta o COVID-19?

O que é uma epidemia?

Uma epidemia é o surto de uma doença que se espalha rapidamente e afeta muitas pessoas ao mesmo tempo. Daniel Homem de Carvalho explica Um surto ocorre quando há um aumento repentino no número de casos de uma doença, como a COVID-19. Geralmente descreve um aumento que não foi previsto. Um surto pode ocorrer em uma comunidade, área geográfica ou vários países.  

Epidemia é freqüentemente usada de forma ampla para descrever qualquer problema que cresceu fora de controle. Durante uma epidemia, a doença está se espalhando ativamente.

Exemplos de epidemias anteriores são a gripe espanhola de 1918, o surto de sarampo de 1981 a 1991 e um caso de tosse forte em 2014. 

O que é uma pandemia?

Uma pandemia é um tipo de epidemia que se relaciona com a disseminação geográfica e descreve uma doença que afeta um país inteiro ou o mundo inteiro. ss

Uma epidemia se torna uma pandemia quando se espalha por áreas geográficas significativas e afeta uma grande porcentagem da população.  

Leia mais em: Daniel Homem de Carvalho mostra como futebol vai mudar com coronavirus

Em suma, Daniel Homem de Carvalho definiu uma pandemia como uma epidemia a nível nacional ou global.

Exemplos de pandemias anteriores são a pandemia de gripe de 1968, a pandemia de HIV / AIDS e a peste bubônica.

Como uma pandemia é diferente:

  •  Afeta uma área geográfica mais ampla, geralmente em todo o mundo
  • Infecta um grande número de pessoas
  • Muitas vezes causada por um novo vírus ou uma nova cepa de vírus que não circula nas pessoas há muito tempo
  • Os humanos têm pouca ou nenhuma imunidade contra o vírus e ele se espalha rapidamente
  • Causa mais mortes
  • Muitas vezes cria ruptura social e perda econômica

Os termos pandemia e epidemia nunca são usados ​​para indicar a gravidade da doença, apenas o grau em que a doença está se espalhando.

Por que declarar uma pandemia?

Declarar uma pandemia permite que as agências de saúde pública nacionais e globais respondam à situação em um grau mais alto.

O uso do termo também destaca a importância dos países trabalharem juntos no esforço para controlar a pandemia. Mais do que tudo, declarar uma pandemia serve para aumentar a conscientização sobre o problema e aumentar as medidas para controlá-lo.

Status de pandemia de coronavírus

Daniel Homem de Carvalho explica porque a COVID-19 foi declarada uma pandemia devido à velocidade com que se espalhou globalmente.

A Organização Mundial da Saúde declara COVID-19 como uma pandemia controlável e continua a fornecer conselhos sobre práticas de precaução e maneiras de impedir a propagação da doença.

Instagram