Óleo de melaleuca: ideal para problemas de pele

O óleo de melaleuca não é apenas eficaz contra espinhas e manchas, mas também alivia o desconforto de picadas de insetos, resfriados e coceira no couro cabeludo. Aqui você pode descobrir mais sobre o uso e os efeitos do óleo de melaleuca.

Hoje, o valioso oleo de melaleuca – como a maioria dos óleos essenciais – é obtido por destilação a vapor. Uma tonelada de folhas e galhos produz cerca de dez litros de óleo puro da árvore do chá.

As árvores de chá voltam a crescer muito rapidamente, mesmo que tenham sido cortadas totalmente. O cheiro do azeite é fresco e azedo, mas devido à sua intensidade não é agradável para todos.

Como funciona o óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca tem inúmeras propriedades curativas que o tornam uma parte indispensável de qualquer armário de remédios . Entre outras coisas, consiste na substância vegetal secundária terpinen-4-ol. Ele ajuda com:

  • Inflamação;
  • Bactérias e vírus;
  • Infecções fungais.

Tradicionalmente, o óleo também é usado para feridas superficiais e picadas de insetos. Especialmente com espinhas, problemas inflamatórios de pele e impurezas como acne, o óleo de melaleuca alivia os sintomas e combate às causas.

Você também pode usar o óleo essencial para resfriados, coceira no couro cabeludo, doenças fúngicas, como fungos nas unhas e como desodorante natural.

Uso do óleo para espinhas e problemas de pele

Os usos mais comuns do óleo de melaleuca são para espinhas, manchas e doenças inflamatórias da pele. Isso se deve principalmente aos efeitos antibacterianos e anti inflamatórios do óleo. Como aplicar o óleo:

Pode causar alergias

Por isso nunca o use puro. Além disso, teste uma área imperceptível da pele antes de aplicá-la em várias áreas

Para espinhas

Você enxuga as espinhas cuidadosamente com óleo diluído em um pano de remoção de maquiagem várias vezes ao dia.

Para manchas de pele e doenças inflamatórias

Você pode dissolver duas a três gotas de óleo de melaleuca em um pouco de água morna pela manhã e à noite e limpar o rosto com uma esponja.

Também pode colocar algumas gotas diretamente em um pano úmido para remoção de maquiagem e esfregar nas áreas afetadas. Se todo o corpo for afetado, basta adicionar dez gotas à água do banho e deixá-la agir por meia hora.

Ajuda com picadas de insetos

Com seu cheiro intenso, os óleos essenciais não apenas afastam os insetos, mas também aliviam o desconforto após a picada. Além do óleo de cravo, lavanda e eucalipto, o óleo de melaleuca é particularmente adequado para reduzir a coceira.

Aplicação

Aplique um pouco de óleo da árvore do chá diluído diretamente na picada e deixe de molho. Repita o processo várias vezes ao dia até que o desconforto diminua.

Óleo para couro cabeludo que coçam e descamam

Se o couro cabeludo coçar e se formar escamas, ele fica irritado e inflamado. O óleo de melaleuca acalma o couro cabeludo graças aos seus ingredientes anti-inflamatórios.

Aplicação

Basta adicionar cinco gotas de óleo de melaleuca ao shampoo e lavar bem o cabelo com ele.

Cuidado com as reações alérgicas

Uma grande parte do óleo de melaleuca contém terpineno. Eles são suspeitos de serem capazes de desencadear alergias. Portanto, você só deve testá-lo em uma pequena área da pele antes de aplicá-lo em uma grande área.

Podem ocorrer efeitos colaterais como vermelhidão da pele, especialmente com óleo da árvore do chá de baixa qualidade. Portanto, recomendamos o óleo de melaleuca 100% orgânico e uma aplicação altamente diluída.

Atenção de comprar o óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca real tem seu preço, que se deve à complexidade da produção. Portanto, não seja tentado por óleos mais baratos e perfumados, que têm maior probabilidade de danificar sua pele.

  • Você pode reconhecer a alta qualidade pelo fato de que a garrafa contém óleo da árvore do chá 100% puro;
  • Recomendamos o óleo de melaleuca orgânico, pois é isento de agrotóxicos sintéticos (disponível em lojas de orgânicos, por exemplo ).

Dica extra: o óleo alivia resfriados

O óleo de melaleuca também é um antibiótico natural conhecido. Ele alivia alguns dos efeitos colaterais de um resfriado comum. No entanto, certifique-se de usar o óleo altamente diluído.

Para dor de garganta

Você pode colocar três gotas de óleo de melaleuca em um copo de água morna e gargarejar com a solução e depois cuspir.

Se você está resfriado

A inalação com óleo de melaleuca ajuda. Basta adicionar algumas gotas de óleo à água em um difusor para inalação. O vapor também é bom para a pele irritada ao redor do nariz.

Instagram