O que é designer de estampas e o que faz?

A estamparia têxtil é uma técnica muito antiga, que é de modo geral transferir imagens de superfícies para produtos, como as camisetas personalizadas. Essa técnica é realizada por profissionais, que fazem um estudo completo de tendências, consumidores e outros aspectos antes de fazer o design de estampas.

Continue lendo e conheça o que é, e o que faz um designer de estampas. Além disso, saiba como você pode ser um profissional na área para fazer a produção de camiseta personalizada de todos os estilos para fazer a venda.

O que é o designer de estampas?

Um designer de estampas trabalha com a criação de imagens bidimensionais, que são utilizadas na superfície de diversos produtos, a principal área de atuação de um designer de estampas é na moda, especialmente com a confecção de camisetas.

Simplificando, um designer de estampas é um ilustrador ou desenhista, contudo, o profissional precisa ter o conhecimento em mais algumas áreas, como:

  • Materiais para aplicação da estampa;
  • Técnicas de transferência da estampa;
  • Criação da imagem;
  • Escolha de cores;
  • Aplicação de textura.

E outras áreas que irão ser características do mercado escolhido!

Como um designer de estampas trabalha?

Felizmente, a tecnologia está presente em quase todo o processo de um designer de estampas, contudo, a tecnologia presente no mercado de estamparia não dispensa a boa e velha criatividade.

Ser criativo é fundamental para o dia a dia de um designer, esse é o maior diferencial que um especialista da área pode ter.

A rotina desse profissional irá depender muito para a empresa que ele trabalha, e muitas vezes, o estilista e criador da peça já pode ter a estampa das camisetas personalizadas em seu projeto, facilitando o processo.

Como ser design de camisetas personalizadas?

Para se tornar um profissional e começar a atuar na área é preciso muito estudo e dedicação para aprender as técnicas. Fazer uma faculdade de Design e Design de Moda muitas vezes é pouco, é preciso investir em cursos profissionalizantes.

Para que você comece a atuar na área, é importante começar estagiando ou fazendo freelancer para lojas de personalização de camiseta. Ter contatos e experiência é um grande diferencial no mercado de trabalho.

Gostar e estar atento ao mundo da moda também é essencial, além de claro, como já citado anteriormente, ser uma pessoa criativa e antenada. No entanto, não se preocupe, nos cursos certos você irá aprender o que precisa para ser um bom profissional, como:

  • Aprender a utilizar programas de imagem e ilustração;
  • Estudar as cores;
  • Estudar os diferentes tipos de materiais;
  • Identificar as tendências do mercado.

Desse modo, você pode atuar em uma empresa de camisetas personalizadas, ou em outras áreas como designer de estampas.

Imagem de Alvin Aden Ardenrich Pan por Pixabay 

Instagram