Cultura

Morcego Negro documentário sobre PC Farias

Documentário sobre PC Farias foi filmado em sete países e contou com entrevistados variados, como políticos, agentes secretos e familiares

Morcego Negro, sobre PC Farias, pivô do impeachment de Fernando Collor, ganhou menção honrosa no É Tudo Verdade, maior festival de documentários da América Latina. O filme de Chaim Litewski e Cleisson Vidal mostra quem foi PC para além da figura midiática de tesoureiro de campanha do ex-presidente. Uma das mais de 50 pessoas entrevistadas, a filha Ingrid fala sobre o convívio com o pai, assassinado em circunstâncias misteriosas anos depois da queda de Collor, quando ela tinha 16 anos. Produzido pela Terra Firme, o longa é uma coprodução da Globo Filmes com a Globonews, a SP Cine e o Canal Brasil.

135 min – BRA
Não recomendado para menores de 14 anos
Proibido para menores de 14 anos.

PC Farias

Uma biografia de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.

Morcego Negro

Ficha técnica

ProduçãoTerra Firme
CoproduçãoGlobo Filmes, Globonews, Canal Brasil, SP Cine e Henrique Campos
DireçãoChaim Litewski e Cleisson Vidal
Produção executivaCleisson Vidal
MontagemLea Van Steen e Pedro Asbeg
RoteiroChaim Litewski, Cleisson Vidal e Lea Van Steen
Coordenação de pesquisaChaim Litewski e Rachmiel Litewski
Cartaz de Morcego Negro — Foto: Acervo/Globo Filmes

Globo Filmes

Instagram