Maio Roxo terá atividade física em prol da conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais
Evento gratuito será promovido pela Vale Infusões, na Praça do Jardim Aquarius em São José dos Campos
A Vale Infusões de São José dos Campos promoverá no dia 28 de maio, a partir das 8h, a ação do Maio Roxo na Praça Ulisses Guimarães, no Parque Residencial Aquarius, região oeste da cidade.
O evento é gratuito e faz parte da programação dedicada à difusão de conhecimento sobre Doenças Inflamatórias Intestinais, celebrado no dia 19 de maio. Os interessados em participar do evento devem se inscrever na plataforma do Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/maio-roxo/1977054
O objetivo é que as pessoas tenham mais conhecimento, busquem monitoramento e prevenção com acompanhamento médico, já que com o diagnóstico precoce, o tratamento pode ser mais eficaz, aumentando a qualidade de vida dos pacientes.
Durante o evento, a organização irá distribuir camisetas alusivas aos participantes, folhetos sobre os sinais e sintomas das DIIs, aferição de pressão, distribuição de brindes e sorteios. Também será possível conhecer um pouco mais sobre o Projeto Cuide-se. Destinado aos pacientes portadores de doenças inflamatórias e que necessitam de infusão ou aplicação de medicamento na clínica em seu tratamento contínuo, o Projeto Institucional e Multidisciplinar “Cuide-se”, desenvolvido pela Vale Infusões, oferece acompanhamento com Nutricionista, Fisioterapeuta e Psicólogo, com objetivo de auxiliar na busca da qualidade de vida, mediante esse quadro clínico.
As doenças inflamatórias intestinais são aquelas que atingem o trato gastrointestinal e se caracterizam por uma inflamação crônica.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as chamadas DII afetam mais de 5 milhões de pessoas no planeta. No Brasil, a doença de Crohn e a Retocolite afetam entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes.
Principais sintomas
A doença de Crohn atinge o sistema digestivo do paciente, enquanto a Retocolite Ulcerativa inflama o cólon e o reto (intestino grosso). Apesar de atingirem regiões distintas, os sinais das duas enfermidades são parecidos.
É importante ficar atento aos sintomas como: Diarreia persistente; Cólica abdominal; Sangramento retal; e Fadiga.