Espaço de trabalho X estudo: veja as diferenças e como montar cada um

Trabalhar ou estudar em casa é possível, mas isto exige alguns ajustes e adaptações

É cada vez maior o número de pessoas que tem transformado o lar em ambiente de trabalho ou estudo. Mesmo que não seja utilizado diariamente, o espaço para essas atividades merece cuidado especial, planejamento, mesa ideal, iluminação e cadeira adequada.

O primeiro passo é definir em que cômodo da casa ele será montado e se ficará por lá de maneira fixa ou provisória. Analise bem suas demandas e quanto tempo pretende passar no novo espaço. Ele será utilizado apenas por uma pessoa? De dia ou de noite? Essas são perguntas essenciais para a escolha de alguns itens que farão toda a diferença na concentração e no conforto.

Home office

Trabalhar em casa vai muito além da disciplina! O espaço dedicado ao trabalho precisa ser funcional e organizado. Se você possui um cômodo ou cantinho vazio que possa abrigar seu escritório, opte por móveis que auxiliem na organização e na praticidade, como gaveteiros ou nichos, para guardar e encontrar objetos do dia a dia, além de escolher uma mesa que comporte computador, impressora e outros equipamentos que utilize para desenvolver suas atividades.

As cores fazem bastante diferença no ambiente e impactam, até mesmo, na criatividade! Precisa fazer entregas criativas? Pinte uma das paredes de azul! Está em busca de inovação? Abuse do verde ao seu redor! Estudos comprovam que tons de azul são capazes de promover sensação de confiança, além de serem calmantes, o que ajuda na abertura da mente para ideias novas e criativas.

Já os tons verdes, ao se aproximarem das cores mais encontradas na natureza, provocam sensações de harmonia e ajudam no equilíbrio, incentivando a inovação. Se não for possível pintar as paredes, não se preocupe: objetos nessas cores causam o mesmo efeito no cérebro e podem ser uma solução mais fácil e barata.

Se sua casa ou apartamento não dispõe de um lugar exclusivo para o trabalho, não há problema: a mesa de jantar ou da cozinha também podem ser utilizadas, desde que você se atente às questões de ergonomia, optando por uma cadeira confortável e prestando atenção ao cenário que fica ao seu redor. É comum realizarmos reuniões por vídeo no dia a dia, então fundos mais sóbrios e organizados permitem que o foco do seu interlocutor fique exclusivamente em você, e não na bagunça em volta.

Foco nos estudos

Se o objetivo é um cantinho para estudar, o principal deve ser a concentração. Opte por um ambiente mais silencioso e escolha uma mesa que tenha espaço suficiente para computador, cadernos, livros e outros objetos. As escrivaninhas são uma ótima opção para o estudo, pois permitem a organização do material de forma eficiente.

Evite objetos e peças de decoração que possam desconcentrar, como brinquedos e itens interativos, e foque nas cores que estimulam o aprendizado. Tons quentes e vibrantes, como amarelo, laranja e vermelho, são ótimos para estes ambientes, pois incentivam a produção de serotonina, provocando sensação de bem-estar.

Por serem cores fortes, é bom ter cuidado com sua aplicação. Uma parede toda vermelha pode ter efeito inverso e trazer a sensação de opressão, distraindo o estudante. Aqui, uma boa dica é usar as cores em detalhes da pintura, pequenos pedaços da parede ou objetos de decoração, como cortinas e almofadas, por exemplo.

Se o estudo consistir apenas na leitura de materiais, sem necessidade de computadores ou anotações, a atenção à cadeira é ainda mais importante, permitindo a escolha de uma poltrona que seja confortável, ergonomicamente recomendada e relaxante na medida certa, afinal, o objetivo é ler e estudar, não tirar uma soneca.

Iluminação

Independente do objetivo do espaço, seja ele dedicado ao trabalho ou ao estudo, um item é comum aos dois ambientes: a importância de uma boa iluminação. Além da luz natural, invista em luminárias para garantir uma luminosidade uniforme e adequada às suas atividades.

Uma boa opção são as luminárias pendentes, com foco em cima da mesa de trabalho. Lâmpadas fluorescentes e fitas de LED são opções diferentes e funcionais para estes ambientes. Abuse da criatividade e coloque seu estilo na decoração do seu cantinho de estudo ou trabalho!

Instagram