Dia dos Pais: como presentear fugindo do óbvio

Mesmo com a continuação do isolamento social, alternativas são traçadas para seguir presenteando

Um perfume, barbeador ou algumas peças de roupas? O Dia dos Pais é em agosto, e, com tamanhas restrições para impedir a propagação do coronavírus, o presente ideal para surpreender os pais já deve começar a ser pensado e elaborado. Normalmente, o dia dos pais é algo celebrado presencialmente, com um almoço especial, presentes ou algum programa feito pela família. 

Em 2020, com exceção de quem mora com o pai, essa possibilidade pode ainda estar cercada pelos perigos do coronavírus no país. Para minimizar os impactos e as mudanças, as alternativas adotadas no Dia das Mães e dos Namorados seguem viáveis, com as compras online e as possíveis conferências em vídeo com a família. 

Segundo levantamento da Ebit|Nielsen, em 2019, as categorias com mais vendas foram: perfumaria e cosméticos (18%), moda e acessórios (18%), casa e decoração (11%), eletrodomésticos (10%) e telefonia/celulares (6%). O ticket médio na ocasião foi de R$ 421. O Dia dos Pais é a quarta data mais lucrativa do comércio, atrás apenas de Natal, Black Friday e Dia das Mães.

A expectativa é de que as vendas para a data sigam na média registrada nos anos anteriores ou acima delas, como ocorreu com o Dia dos Namorados, que gerou 15,8 milhões de compras efetuadas entre os dias 28 de maio e 12 de junho. Isso representou um número 112,8% superior ao registrado na mesma data em 2019, de acordo com levantamento do movimento Compre & Confie

No entanto, é inegável que a pandemia tenha afetado o orçamento de grande parte da população, com a suspensão de contratos, diminuição de jornada e demissões. Assim, a tendência é que em 2020 os presentes sejam mais singelos e representativos, mas sem deixar de surpreender os pais. 

Neste cenário, os filhos podem buscar presentes mais inovadores e criativos e mandar entregar. As compras podem ser feitas em e-commerce, pequenos comércios do bairro ou até indo a alguns shoppings, que em algumas cidades estão abertos ou funcionando em sistema de drive-thru, com agendamento de horário.

Veja abaixo algumas ideias de presentes para os pais.

Relógio, cerveja ou churrasqueira elétrica

Há homens com todos os tipos de gosto, e alguns deles compartilham o amor por churrasco e cerveja com os filhos. Também existem os vaidosos, que adoram relógios de pulso. Assim, qualquer um dos três presentes pode fazer o dia do seu pai mais feliz.

Livros e roupas

Seu pai se interessa por literatura? Então, dar algum livro dos autores preferidos dele seja uma boa ideia, principalmente se ele for fã de alguma saga e o presente for complementado por um artigo de colecionador, como uma caneca de Star Wars, por exemplo. Obviamente, ambos podem ser dados separadamente ou acompanhados de uma cesta de café da manhã, para surpreendê-lo logo que acordar.

Artigos esportivos

Normalmente, os pais possuem carinho especial pelo time de coração e alguns também gostam de praticar corrida ou outros esportes. Dar um tênis ou uma camisa para ele pode ser uma boa alternativa nesse dia.  

Foto:Divulgação

Instagram