Descubra 5 mitos e verdades da pós-graduação à distância

Fazer uma pós é o sonho de muitos profissionais e a pós-graduação à distância chegou para revolucionar a rotina dos estudantes. Essa modalidade de ensino proporciona ao aluno muito mais flexibilidade para definir seus próprios horários.

Além de estudar quando e onde quiser, o profissional já formado consegue conciliar trabalho e estudos sem maiores problemas. Uma grande vantagem para quem quer se especializar na área de atuação.

No entanto, ao pensar em fazer uma pós-graduação EAD, os profissionais ficam em dúvida sobre como funciona o processo ou se podem fazer pós em áreas diferentes da de formação.

É aí que surgem os mitos e verdades da pós-graduação à distância. Nós separamos 5 entre eles para te ajudar a entender o processo do ensino à distância.

Descubra o que é mito e o que é verdade a seguir!

1. Não é permitido cursar uma pós-graduação diferente da formação

Mito. Esta é uma grande dúvida dos estudantes e muito compreensível, para falar a verdade. Afinal, por que você se formou em uma área e quer fazer uma pós-graduação EAD em outra?

Mas, o interessante é que não existe problema nenhum em fazer isso. Você pode não ser professor e fazer uma pós-graduação EAD em Gestão Escolar. Ou nunca ter tido contato com a área de saúde e fazer uma pós-graduação EAD em Saúde.

2. A pós-graduação à distância exige muita dedicação

Verdade. Por ser um modelo de ensino muito mais flexível, a pós-graduação online requer dedicação e disciplina por parte do aluno.

O estudante tem autonomia para definir seus próprios  horários, mas precisa de responsabilidade para não deixar as tarefas acumularem. Uma pós-graduação EAD em Educação ou em qualquer outro foco de estudos exige muita disciplina.

3. Pós-graduação EAD é igual a presencial

Verdade. Para a maioria dos cursos de pós-graduação à distância essa é uma verdade, já que as instituições de ensino estabelecem disciplinas e avaliações idênticas para o presencial e online.

A única diferença é que no modelo tradicional, você tem aulas presenciais com um professor da faculdade. Enquanto no online, as aulas podem ser gravadas ou ao vivo.

4. Pós-online é mais fácil que a presencial

Mito. A pós-graduação EAD em Direito e nas outras áreas do conhecimento tem carga horária mínima de 360 horas-aula estabelecidas pelo MEC.

Nenhuma pós-graduação online é mais fácil que a presencial, já que as atividades são as mesmas e o sistema de avaliação também é igual.

A grande vantagem é que você pode organizar o seu tempo de estudo e não precisa se deslocar até a instituição.

5. As provas são todas online

Mito. 20% da carga horária das modalidades de ensino à distância precisa ser presencial. Para cumprir esta regra, as faculdades usam estes horários para a aplicação de provas.

Nem todas as avaliações da pós-graduação EAD são online, a maior parte é feita nas instituições de ensino.

Imagem de Tumisu por Pixabay 

Instagram