Cuidados que devem ser tomados na hora de lavar suas peças de roupas

Confira cuidados simples na lavagem que podem ajudar a conservação e a durabilidade das suas roupas.

O cuidado na lavagem das roupas é um fator determinante para que a peça se mantenha resistente e duradoura. Inclusive, é fundamental seguir as orientações descritas nas etiquetas, pois, ali, há instruções sobre os cuidados que devem ser tomados, sobretudo ao lavar, passar e secar cada tipo de tecido.

Há quatro tipos: naturais (linho, lã e algodão), sintéticos (poliéster), artificiais (viscose) e os chamados “não tecidos”, popularmente conhecidos como TNT (feltro). Cada um deles necessita de cuidados diferenciados. Além disso, é importante ressaltar que as características individuais influenciam diretamente na questão da durabilidade.

Lavagem das roupas

Provavelmente, você já passou pela situação de, após a primeira lavagem, perceber que a peça já ficou com um aspecto de roupa velha — seja por desbotamento ou encolhimento.

Isso ocorre, principalmente, pela ausência de certos cuidados no momento da lavagem. Para que isso deixe de acontecer, listamos alguns cuidados básicos que você pode tomar ao lavar as suas roupas. Veja, abaixo!

Tecidos de fibra

As máquinas de lavar mais modernas vêm equipadas com alguns recursos bem importantes, como regulagem de temperatura, quantidade de água, etc. Isso é útil, pois, os tecidos de fibras mistas ou sintéticas, por exemplo, devem ser lavados em água fria, a fim de evitar que a fibra sofra algum impacto com o calor, causando o encolhimento da peça.

Malha, seda, tricô ou lã

Peças como camisas de seda, malhas de cashmere ou tricô e lã requerem maiores cuidados por serem mais frágeis. Portanto, o mais indicado é que sejam lavadas à mão e com sabão de coco — por ser mais natural.

Peças brancas

Quanto às peças brancas, que ficaram amareladas com o tempo, usar algum tipo de alvejante pode trazer a sua cor original de volta. Entretanto, não deixe o produto agir por muito tempo para não danificar a peça — uma hora é mais que suficiente. Outra dica é expor a roupa ao Sol enquanto o produto age, pois, o efeito da luz solar contribui para o clareamento da peça.

Sabão líquido

Dê preferência ao sabão líquido no lugar do em pó na máquina de lavar, pois, ele não cria resíduos e se dissolve com mais facilidade ao entrar em contato com a água. Os resíduos de sabão em pó podem prejudicar o funcionamento correto da máquina e ainda manchar as roupas que estão sendo lavadas.

Roupas de couro

Nas roupas de couro, o aconselhável é que a lavagem seja feita com produtos específicos para esse tipo de peça ou, até mesmo, a seco. A água não deve ser utilizada, pois, com o passar do tempo, ela pode ressecar o couro.

Peças de cores escuras

Em relação às peças de cores escuras, elas também podem ser lavadas a seco, a fim de evitar que a sua coloração fique desbotada. Contudo, se você preferir lavá-las na máquina, não as misture com as roupas de cores mais claras, pois, elas podem manchá-las ou deixá-las com bolinhas.

Secagem das roupas

O clima tropical do Brasil facilita bastante a secagem das roupas ao ar livre, mas isso não significa que certos cuidados não precisem ser tomados. A seguir, confira alguns deles.

Luz do dia e vento

A luz do dia e o vento, quer seja na sombra ou no Sol, causa um efeito melhor para as peças do que a secadora, pois, além de gastar energia elétrica, a máquina pode danificar as peças mais frágeis e encolher roupas de tecidos sintéticos. Então, se possível, dê preferência para secagem ao ar livre.

Peças coloridas

Já para as peças coloridas, o aconselhado é colocá-las para secar na sombra, pois, as cores e as estampas perdem a coloração original bem mais rápido quando são expostas ao Sol.

Roupas de fibra mista ou natural

As roupas de fibra mista ou natural requerem um maior cuidado durante a secagem devido à mistura de poliéster e algodão. Se a secadora for regulada para uma temperatura muito alta, por exemplo, poderá escolher as peças. Dessa forma, dê preferência à sombra.

Inverno ou períodos chuvosos

Como nessas circunstâncias a duração da luz solar é reduzida, é normal que a peça permaneça úmida por um tempo maior, causando um cheiro desagradável. Nesses tipos de clima, procure estender a roupa em locais mais arejados, mantendo uma certa distância entre elas, para evitar que isso aconteça.

Instagram