Cuidados de higiene em clínicas de estética

Confira 6 dicas de higiene necessárias para o bom funcionamento de sua clínica de estética.

As clínicas de estética são ambientes em que a limpeza é um fator muito importante. Para os clientes, é necessário que esses locais tenham uma limpeza adequada e que isso seja visível em todos os espaços do local.

O cuidado com higiene e saúde nas clínicas é responsável por garantir uma boa experiência para o usuário, pois ao ver que o local se preocupa com a limpeza, ele entende que este oferece um serviço seguro e de qualidade.

Confira agora 6 dicas de higienização para sua clínica de estética que vão garantir o bem-estar dos seus clientes.

1 – Boa limpeza dos ambientes

Os ambientes da clínica precisam de uma boa limpeza, desde a recepção até o banheiro. Manter o piso e as paredes bem limpas mostra o seu cuidado com a higiene do local e, assim, com a saúde do cliente.

Também é necessário realizar a limpeza frequentemente, de modo que todos os espaços estejam sempre limpos para os usuários. Cômodos como o banheiro e salas de atendimento (que são mais expostos a sujeiras e resíduos) merecem destaque na rotina de higienização da clínica.

2 – Limpeza das superfícies

As superfícies e objetos devem ser limpos com certa frequência. Locais como prateleiras, mesas e cadeiras precisam de um cuidado especial na hora da limpeza. Estes são itens que recebem atenção dos clientes, então sua higienização deve ser feita sempre.

Além de ser agradável e mostrar preocupação com a saúde do cliente, a limpeza das superfícies garante que o profissional e os equipamentos não fiquem sujos. Em outras palavras: ao colocar os equipamentos e instrumentos sobre uma bancada limpa, você não precisa se preocupar se eles estão aptos para uso no cliente.

3 – Mantenha os instrumentos esterilizados

Os instrumentos e equipamentos de uma clínica de estética merecem um cuidado especial não apenas por ser agradável à vista, mas pela necessidade de estarem limpos para evitar a transmissão de microrganismos que possam prejudicar a saúde do cliente.

A esterilização dos instrumentos deve ocorrer a cada usuário, pois isso faz com que seja impossível transmitir algum resíduo entre eles. O ideal é, além disso, trocar outros itens como lençóis e toalhas a cada cliente para evitar qualquer tipo de contaminação. Dessa maneira, você cuida da saúde de todos seus clientes e garante o bom serviço na sua clínica.

4 – Limpe os equipamentos do profissional

A preocupação com instrumentos e superfícies é grande, mas muitas vezes nos esquecemos do próprio profissional. Podemos pensar que ele deve apenas estar com roupas claras e máscara, pronto para atender os clientes, mas ele também merece atenção.

O cuidado com a limpeza do jaleco, roupas e sapatos é de responsabilidade do profissional, mas disponibilizar máscaras, luvas e outros equipamentos para sua segurança é algo com que o dono da clínica deve se preocupar.

O uso desses equipamentos de proteção individual (EPIs) deve ser controlado pelo próprio profissional e varia conforme a atividade, mas é de responsabilidade do empregador prover todos os materiais para que ele trabalhe garantindo sua segurança e a do cliente.

5 – Disponibilize itens de higiene aos clientes

Os itens de higiene são essenciais em todo estabelecimento, pois demonstram a sua preocupação com a saúde e o bem-estar dos usuários. Disponibilizar produtos de higiene como álcool em gel na recepção, sabonete e toalhas de papel nos banheiros é essencial para um bom atendimento na sua clínica.

Além disso, é importante fornecer os itens de higiene correspondentes a cada procedimento que o cliente irá realizar. Ter toalhas, lençóis e aventais limpos (e descartáveis) é muito importante para que o usuário possa realizar os procedimentos com segurança e conforto.

6 – Descarte o lixo corretamente

Alguns processos estéticos são mais complexos e isso faz com que seja necessário um cuidado maior com os resíduos produzidos. O descarte correto do lixo deve ser realizado conforme as necessidades dos procedimentos realizados na sua clínica, por isso fique atento a estes detalhes.

Assim, você garante a segurança dos seus clientes e funcionários, evitando qualquer prejuízo à saúde deles e fidelizando o seu público.

Instagram