Consultoria ambiental: como escolher a melhor?

Contar com uma boa consultoria ambiental é muito importante para que qualquer empresa esteja ciente sobre como o seu negócio está impactando o meio ambiente, seja positivamente ou negativamente.

Nos últimos anos, vimos diversas pessoas e empresas se preocuparem cada vez mais com o meio ambiente e procuram por maneiras simples e eficazes a auxiliar na diminuição da poluição e excesso de produção de lixo.

Desde empresas que vendem bomba dosadora de cloro até mesmo grandes escolas, começaram a criar e apresentar campanhas que defendem um maior cuidado com o meio ambiente, afinal de contas, sem ele não sobrevivemos.

Muitas marcas e grandes empresas demonstraram seu apoio à causa ambiental, muitas apenas pelo status, mas outras realmente por saberem como isso afeta nossas dívidas e como nossas ações auxiliam diretamente na melhoria ou no declínio desse cenário.

Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para que você entenda mais sobre o que é o serviço de consultoria ambiental e como ele pode ajudar a sua empresa a ser uma marca mais consciente e preocupada com o meio ambiente.

Conheça a consultoria ambiental e a sua importância

A consultoria ambiental tem como principal objetivo analisar possíveis danos ambientais que uma empresa pode causar à natureza.

Esses impactos podem ser frutos de uma grande quantidade de descarte de resíduos, recursos ambientais mal utilizados e até mesmo instalações mal planejadas.

Por isso, tornou-se muito importante descobrir a destinação final de resíduos sólidos industriais, pois dessa maneira é possível saber exatamente o que acontecerá com o material e ter a certeza de que ele não será descartado de maneira errônea.

Com isso, ao contratar esse tipo de consultoria, a principal função é estar alinhado e de acordo com todas as políticas ambientais do país. Dessa maneira, sua empresa evitará multas ambientais que se tornam comuns em empresas que não respeitam as leis.

A consultoria ambiental, além do que mencionamos acima, ainda faz com que a sua empresa não seja prejudicial para o meio ambiente e nem desenvolva uma imagem de dano perante à sociedade.

Afinal de contas, seja a sua empresa uma especialista em levantamento topográfico de lotes urbanos ou até mesmo uma pequena loja de utensílios, deve-se ter cuidado com a imagem, pois sabemos como uma boa ou má imagem no mercado pode mudar por completo o destino de uma marca.

Isso significa que, ao contar com o serviço prestado por um consultor ambiental, é criada uma maior harmonia entre a qualidade da atuação da sua empresa e a manutenção da saúde do meio ambiente.

Dentro deste cenário, o posicionamento do seu negócio dentro do mercado será influenciado positivamente, pois o número de pessoas que estão se conectando com a missão de cuidar cada vez mais do universo, só aumenta.

E é importante destacar que os mais diversos tipos de negócios precisam de uma consultoria ambiental, não apenas uma empresa de tratamento de resíduos sólidos, pois todos os negócios acabam produzindo algum tipo de lixo ou poluente para o meio ambiente.

Durante a realização de uma consultoria ambiental, o profissional responsável realiza um estudo para averiguar a viabilidade ambiental do espaço, e é através disso que se torna possível verificar os níveis de contaminação ou poluição do local e ainda avaliar qual a área mais útil do terreno.

Diferente do que algumas pessoas pensam, o papel da consultoria ambiental vai muito além da fiscalização e da garantia do cumprimento das leis ambientais do Brasil.

Esse serviço também consegue evitar que algumas empresas recebam multas altíssimas por conta do não cumprimento de suas obrigações legais em relação ao meio ambiente.

Quando uma empresa decide começar a trabalhar comlicenciamento extração mineral, por exemplo, é preciso seguir uma série de leis para que isso seja feito da maneira correta.

Pois bem, para que o seu negócio continue tocando em frente da maneira correta, também é preciso seguir as leis que foram criadas justamente com o objetivo de proteger e assegurar a vida útil do meio ambiente.

Algumas penalidades podem chegar até a custar milhões de reais para a empresa, fazendo com que algumas instituições, inclusive, declarem falência. E esse é um pesadelo que nenhum empreendedor deseja viver um dia, não é mesmo?

Além disso, contar com uma boa consultoria ambiental é uma ótima opção para organizações que não desejam abrir seu próprio departamento interno ambiental. Dessa maneira, é possível economizar tanto tempo quanto dinheiro.

Algumas empresas, seja umfornecedor de janelas de alumínioou até mesmo uma empresa de cosméticos, acabam criando um departamento interno para cuidar desta área, mas na maioria das vezes, não está bem estruturado e pronto para tal.

Isso acontece porque empresas de consultoria já possuem bastante experiência para saber exatamente o que deve ser realizado nos mais variados casos.

Com isso, ao escolher pela terceirização da gestão ambiental de sua empresa, você também evita gastos desnecessários como as multas, que citamos anteriormente, por exemplo.

A consultoria ambiental também eleva o grau de credibilidade da sua marca em relação à sociedade, seus investidores, sócios, segmento e no mercado como um todo.

Sendo assim, a consultoria ambiental é extremamente importante para que a sua empresa tenha não apenas uma boa reputação no mercado, mas também pregue e prove com atitudes sua preocupação e esforço em fazer do mundo e do meio ambiente um lugar melhor.

Entenda o que um profissional ambiental faz

Um profissional que realiza consultoria ambiental está apto para fazer diversos tipos de análises estudos com o objetivo de te ajudar a entender um pouco mais sobre como a sua empresa está se comportando quando a pauta é meio ambiente.

Existem diversos serviços que podem ser realizados por um profissional de consultoria ambiental, tanto na construção e montagem de tubulações industriaisbem como nos procedimentos que precisam ser implementados em diversas empresas.

Dessa maneira, a consultoria ambiental deve desempenhar todas as etapas de um bom diagnóstico ambiental, além de suas implementações. Dentre elas estão:

  • Contaminação da terra e da água;
  • Políticas de gestão de resíduos;
  • Sistemas de gestão ambiental;
  • Avaliação do ar;
  • Avaliação de impacto ambiental da fauna e da flora;
  • Auditoria ambiental;
  • A gestão de questões legislativas para clientes, entre outros.

Além disso, existem dois tipos principais de análises que podem ser feitas por esse tipo de profissional e que vale a pena conhecer para saber qual melhor se encaixa na rotina de produção da sua empresa. Confira:

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) tem como objetivo principal determinar quais são as probabilidades de impactos ambientais da sua empresa de manutenção elétrica predial, sejam eles positivos ou negativos.

Além disso, esse estudo também avalia todos os resultados provenientes de ações que podem causar algum tipo de dano ao meio ambiente.

Dessa maneira, através do EIA, o profissional de consultoria ambiental precisa levantar possíveis medidas que diminuam esses impactos e melhore a sustentabilidade dos recursos de sua empresa.

Plano de Controle Ambiental (PCA)

Já o Plano de Controle Ambiental (PCA) é um documento que define quais são os projetos que precisam de um maior controle de possíveis impactos ambientais que podem ser causados pelas instalações, manutenções e operações da empresa em questão.

Esse plano também tem como objetivo primordial, a correção de desconformidades, devendo ser entregue para o dono da empresa com o objetivo da obtenção da licença de instalação.

Isso significa que o PCA é uma das melhores opções para quem ainda não entende bem sobre o assunto mas ainda deseja ter um melhor controle da produção de sua empresa e como ela vem impactando o meio ambiente.

Cuide da sua empresa e da natureza

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre como a preocupação com o meio ambiente é ideal para o sucesso da sua empresa, assim como quem se preocupa com diversas outras áreas tão importantes quanto essa para que a empresa nasça.

O meio ambiente é o espaço que abriga nossa casa, as pessoas que amamos e também os nossos negócios, que permitem que tenhamos um bom trabalho e um espaço para construir produtos ou serviços de qualidade.

Por isso, cuidar do meio ambiente é um dever nosso como cidadão e cidadã e também como profissional, afinal de contas, tanto nossa casa quanto nossa empresa está dentro do grande bioma do meio ambiente.

Sendo assim, procure por uma consultoria ambiental mais próxima de você e comece esse processo de avaliação e estudos para que a sua empresa seja um espaço cada vez mais consciente, ético e aplicado a fazer do mundo um ambiente cada vez melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de ejaugsburg por Pixabay 

Instagram