EconomiaMercado Imobiliário

Como usar o elevador de uma forma correta em um condomínio?

Um elevador no condomínio traz praticidade, rapidez e eficácia na hora de subir ou descer andares. No entanto, esse também é um ponto de encontro entre vizinhos e precisa ser usado seguindo algumas regras de etiqueta.

O uso do elevador é um assunto de muitos conflitos entre moradores em assembleias do condomínio. Por isso, há várias dicas para você usar um elevador de forma a não incomodar seus vizinhos. Além disso, você precisa ter segurança no uso do elevador. A melhor maneira de conseguir isso é através de um laudo de elevador.

O laudo de vistoria de elevadores é um documento que apresenta uma inspeção técnica realizada no elevador, com detalhes minuciosos de conservação e manutenção do equipamento. Dessa forma, a segurança do elevador foi inspecionada e atestada por um especialista.

Uma vez que você está certo de que o elevador está seguro, confira algumas dicas para usar o elevador do condomínio de forma correta.

1-Utilização do elevador social e do elevador de serviço

O primeiro passo é esclarecer qual a finalidade de um elevador de serviço e de um elevador social. Algumas regras aplicadas em determinados condomínios é que o elevador social serve apenas para transportar pessoas, enquanto o elevador de serviço é destinado a cargas, bichinhos de estimação e banhistas.

Dessa forma, os funcionários do condomínio podem utilizar o elevador social também, já que sua finalidade é o transporte de pessoas.

2-Chame apenas um elevador

Essa é uma regra de etiqueta muito importante, mas que algumas pessoas não seguem. Você precisa chamar apenas um elevador. Isso evita que vários elevadores cheguem ao mesmo tempo em um andar, atrapalhando os vizinhos. Além disso, chamar mais de um elevador ao mesmo tempo gasta mais energia para o condomínio.

Por isso, mesmo na hora da pressa, não chame mais de um elevador.

3.Não deixe crianças sozinhas nos elevadores

As crianças que têm menos de 10 anos precisam estar acompanhadas por adultos ao utilizar o elevador. Isso porque elas não sabem como se comportar em momentos de travas ou falhas no elevador.

Além disso, um adulto pelo menos deve monitorar o comportamento da criança para que ela não brinque, pule ou mexa no painel de controle do elevador de forma a colocar em risco sua própria vida.

4. Respeite a capacidade máxima do elevador

Todo elevador tem uma placa indicando sua capacidade máxima em quilos. Caso a capacidade máxima não seja respeitada, pode ocorrer falha no funcionamento do equipamento.

Se você tiver a suspeita de que a regra esteja sendo descumprida, peça autorização para averiguar as câmeras de segurança. Depois, procure os responsáveis para ter um posicionamento sobre isso.

5. Não jogue nada no vão do elevador

Uma dica de segurança muito importante para o uso de elevador de um condomínio é não jogar lixo ou objetos pelo vão do elevador. Isso poderá ocasionar em travamentos e bloqueios, prejudicando todo o funcionamento do equipamento.

É necessário que todos os moradores do condomínio sejam conscientizados sobre isso. Jogar lixo no vão do elevador só faz o acúmulo de resíduos no poço do elevador aumentar, o que pode atrair insetos e atrapalhar o funcionamento ideal do elevador.

6. Não force o botão do elevador

Na correria do cotidiano, é muito comum você ficar apertando o botão do elevador repetidas vezes. Isso não faz com que o elevador chegue mais rápido. No entanto, você poderá gerar defeitos no painel do botão.

Vale ressaltar que se existir mais de um elevador em seu condomínio, acionar diversos botões pode gerar consumo de energia exacerbado e uma conta maior de luz para todos os moradores.

7. Animais apenas no elevador de serviço

Um ponto que gera muitos conflitos entre moradores de um condomínio é sobre levar animais de estimação no elevador.  Não há nenhuma norma ou legislação que faça a proibição de um animal de estimação andar no equipamento.

Criar conflitos por um animal de estimação no elevador não é justificável nem que esteja no regulamento interno do condomínio. No entanto, utilize o elevador de serviços para transportar seu bichinho sem incomodar os vizinhos.

Dessa forma, todos vocês poderão conviver em um elevador com harmonia, segurança e conforto.

Imagem de Suppadeth wongyee por Pixabay 

Instagram