Como o marketing branding é importante na gestão de um pequeno negócio

Se você quer ter sucesso no seu negócio, é fundamental considerar o marketing branding como um pilar importante. Afinal, é o marketing e o branding (que são coisas diferentes) que são responsáveis por construir uma autoridade de marca para o seu negócio.

Mesmo que você tenha uma simples loja de roupas ou mesmo uma indústria de grande porte, é importante considerar alguns pontos relacionados ao marketing e branding, segundo o Sebrae.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre o tema.

Marketing vs branding – entenda a diferença

Antes de mais nada, é preciso entender a diferença entre marketing e branding, já que são duas coisas diferentes mas muita gente ainda se confunde. Veja as diferenças:

  • Branding: é tudo aquilo que está relacionado a marca. É como se fossem ações para criar a personalidade da marca e assim fazê-la ficar popular entre as pessoas.
  • Marketing: é um conjunto de ferramentas e estratégias que são usadas para gerar vendas e atrair o público-alvo para comprar um produto ou serviço. Na prática, o branding é uma ferramenta do marketing.

A importância do branding em pequeno negócio

O branding é fundamental em um negócio de pequeno, médio e grande porte. Ele está presente desde a criação do nome para loja de roupas até nas ações mais promocionais dentro da loja. O Branding deve ser feito todo dia e é um trabalho que deve ter foco no longo prazo.

A seguir, veja como o branding pode aumentar o valor de uma marca ao longo do tempo:

  • Aumento de popularidade.
  • Consciência de marca.
  • Mais vendas.

Aumento de popularidade

A popularidade de uma marca está amplamente relacionada ao branding. Afinal, construir ações que geram percepção é muito importante. O branding é responsável por isso, de modo que a marca esteja sempre em evidência de alguma forma.

Consciência de marca

Consciência de marca se atinge com o tempo. Afinal, a consciência de marca é algo muito difícil de se fazer, já que são anos de trabalho em branding. A consciência de marca é atingida quando as pessoas, ao serem perguntadas sobre algo, automaticamente lembram da marca em questão.

Isto é, aquela marca está sempre no inconsciente das pessoas e, no momento da compra, ela será a primeira a ser lembrada.

Mais vendas

E por fim, o branding é capaz de gerar mais vendas para qualquer marca. Tudo vai depender das ações feitas e do tempo de maturação. O longo prazo sempre será o melhor prazo para uma construção sólida de marca.

Imagem de tommy pixel por Pixabay 

Instagram