Como lavar corretamente as roupas de academia?

As roupas da moda fitness são extremamente frágeis e por isso necessitam de cuidados especiais e precauções no momento da lavagem.

Muitas pessoas reclamam que as roupas de academia costumam durar pouco ou que o cheiro de suor não sai mesmo após a lavagem, esses e outros problemas podem estar associados diretamente a falta de cuidados direcionados para a lavagem correta das roupas esportivas.

Dessa forma, é importante sempre ressaltar algumas dicas fundamentais para que esses problemas sejam resolvidos da melhor forma possível. Veja 5 dicas infalíveis para lavar corretamente suas roupas de academia:

1. Não coloque a roupa molhada no cesto de roupas sujas

Muitas pessoas possuem o costume de chegar do treino com as roupas suadas, retirá-las e colocá-las no cesto de roupas sujas. Não é necessário lavar as roupas assim que você tira-las do corpo, mas é fundamental esperar que elas estejam secas para colocá-las no cesto.

Colocar roupa molhada no cesto é o principal causador de mofo e mau cheiro, não só na peça em questão, mas também nas outras que estejam no cesto.

2. Verifique as instruções do fabricante para a lavagem da peça

Grande parte dos fabricantes de roupas colocam instruções de como a lavagem deve ser feita na etiqueta das peças.

É fundamental atentar-se a isso, pois nem sempre as peças devem ser lavadas da mesma maneira, por exemplo, uma camiseta mais delicada exige mais cuidado no momento da lavagem do que outras peças de roupa.

3. Opte pela lavagem à mão ou utilize o ciclo de roupas delicadas

Outra excelente dica para evitar danificar as peças de roupa é lavar as peças à mão, ou quando isso não for possível é fundamental escolher o ciclo de lavagem de roupas delicadas.

Isso porque a lavagem comum pode danificar as estruturas das peças mais frágeis e delicadas.

4. Não use água quente

O ideal é sempre lavar as roupas com água fria, pois o contato da água quente com as peças de roupa pode danificar o elastano, causando consequentemente a perda da flexibilidade das roupas, tão importante para a prática de exercícios físicos.

Por exemplo, ao lavar uma calça com água quente, o elastano poderá ser danificado e ao vestir a calça para o treino a pessoa poderá encontrar dificuldades de mobilidade.

5. Seque as peças sempre à sombra

Por fim, é imprescindível secar as roupas sempre à sombra, isso porque o calor é o maior causador de danos às fibras das roupas.

Dessa forma, procure sempre um lugar com sombra e que seja extremamente arejado.

Imagem de Rondell Earvin por Pixabay 

Instagram