Como Cuidar do Joelho: 5 Dicas do que fazer
Muita gente se queixa de dor no joelho… E você, também?
Nessa hora, cuidar do joelho em casa evita uma série de problemas. Não é mesmo?
Como as lesões, o desgaste. Ou mesmo a piora de um trauma. Isto é, depois de uma pancada no joelho.
Lembre-se que o que você faz põe em risco a sua qualidade de vida, viu?
E não é só isso. As pessoas com mais idade devem aprender como cuidar do joelho. A fim de ter uma vida mais ativa. Tranquila. Sem dor. E sem restrições! Por causa do joelho que fica travado, que não deixa nem caminhar…
Além do mais, se deve ter atenção com alguns diagnósticos. Como a condromalácia patelar, por exemplo. Um desgaste da cartilagem que cobre o osso do joelho. Por isso, nem tudo o que você faz é liberado pelo médico!
É bom, acima de tudo, falar com o ortopedista em primeiro lugar. E, assim, se ele liberar, você pode tratar o joelho em casa. Veja as nossas dicas do que fazer!
Dicas de como cuidar do joelho
Se você quer cuidar do joelho inchado, pois ele nunca desincha, antes… vá ao médico. E se há uma dor no joelho que não passa nunca, também!
Mas, se o seu objetivo é apenas fortalecê-lo e prevenir doenças, veja o que você pode fazer.
1. Faça exercícios físicos
A pandemia aumentou o número de casos de dor no joelho, sem dúvida. E não é só isso, viu?
A queixa de dor nas costas, nos músculos e nos ossos também só cresce.
Um jeito de se tratar e de como prevenir lesões no joelho é com as atividades físicas. Caminhe, faça pilates ou algum esporte… Mas faça exercícios físicos! Mantenha o corpo em constante movimento. E ele ficará ainda mais forte. Acima de tudo, saudável!
Além do mais, é uma das maneiras de cuidar do joelho e de evitar a dor.
2. Escolha o melhor calçado
Você sabia que usar um simples sapato pode afetar a saúde do seu joelho? Pois é! Alguns calçados não só machucam os pés como também causam dor no joelho. O que também influencia a postura, viu?
Escolha o melhor calçado! Ele deve ter um solado macio, que evite o impacto. E que seja, se possível, com salto baixo. Mas também não baixo demais, ok? A fim de não afetar o joelho ao caminhar.
Os sapatos altos demais também geram o desequilíbrio. O que pode lesionar uma articulação, um músculo… Busque o sapato ideal para andar todos os dias. Sem dor. Assim você cuida do joelho, seja onde for.
3. Fique de olho na alimentação
Não é nenhum segredo que a boa alimentação mantém a saúde, não é? De fato, seguir um cardápio rico em nutrientes e vitamina, previne muitas doenças.
Mas… tenha cuidado, viu? Comer bem nem sempre significa comer muito. Você deve obter os nutrientes ideais, é isso. E evitar acima de tudo o excesso de peso.
Pois o excesso de peso pressiona os joelhos. Amplia a carga que eles têm de sustentar. Com isso, a dor e a lesão são cada vez mais comuns. Por isso, fique de olho na alimentação do dia a dia!
4. Peça o apoio de um treinador
Quer fortalecer a função motora do seu joelho? Peça o apoio de um treinador. É bom seguir as orientações de quem conhece os exercícios para cuidar do joelho.
Dessa forma, você conhece quais são as melhores atividades físicas para se cuidar. Se é a corrida, a musculação, a natação etc. Lembre-se sempre que nem toda prática vai te fazer bem.
Observe os seus limites, respeite-os. Faça os exercícios físicos que aliviam a tensão do joelho. Sem forçá-lo, ok?
5. Alongue-se antes de malhar
Um dos principais erros é não aquecer o corpo primeiro. E já começar a forçar o corpo logo de cara.
Olha, isso aumenta (e muito) as chances de lesão, viu?
Alongue-se antes de malhar, antes de correr, antes de caminhar… Aqueça o seu corpo, em primeiro lugar. Não faça nada pesado demais no início.
Além do mais, faça pausas para se esticar em casa, no trabalho… Assim você se prepara para tudo! E mantém o seu bem-estar físico.
Lembre-se de fortalecer o joelho antes e depois de qualquer coisa!
Para mais dicas de como cuidar do joelho, veja o site: https://www.institutotrata.com.br/.
Por Priscila de Almeida
Imagem de Dr. Manuel González Reyes por Pixabay