A importância de se higienizar bem ao voltar para casa

Saiba quais são os cuidados de higiene que devem ser tomados ao chegar em casa.

Mesmo respeitando o isolamento social e a quarentena, não sair de casa se torna uma tarefa praticamente impossível, pois é preciso comprar mantimentos no mercado, remédios na farmácia, além de outros fatores essenciais que nos obrigam a ir para a rua.

Portanto, para evitar vírus, germes e doenças que podem vir de fora — e, assim, manter a sua segurança e a da sua família — há alguns cuidados necessários a serem adotados antes mesmo de entrar em casa novamente.

Abaixo, veja medidas preventivas de higienização, indispensáveis para diminuir os riscos de contaminação e aumentar a proteção. Os cuidados já começam na porta de casa. Confira!

Tirar os sapatos ao entrar em casa

Geralmente, temos o hábito de nos preocuparmos mais com a higiene das mãos, por elas estarem mais suscetíveis aos vírus, pois tocamos em muitos objetos quando estamos na rua, e elas costumam estar em contato frequente com nariz, olhos e boca.

Porém, o sapato também pode trazer diversas bactérias para dentro de casa, devido à sola entrar em contato com várias substâncias. Portanto, é importante tirá-los logo na entrada para impedir a presença dos vírus.

Higienizar os pertences pessoais

Ao chegarem em casa, muitas pessoas possuem o hábito de colocar bolsa, carteira, chaves e celular em cima da mesa, porém isso não deve ser feito. É extremamente importante fazer a higienização desses pertences com álcool antes de apoiá-los em qualquer superfície.

Lavar as mãos antes de tocar algo

Esse é um dos cuidados mais importantes. Ao chegar em casa, não toque em nada — a não ser na maçaneta da porta — e vá direto para a pia lavar as mãos com água e sabonete. Após isso, higienize a maçaneta e a torneira com álcool.

Separar as roupas usadas na rua

As roupas que foram usadas na rua não devem ser misturadas com aquelas utilizadas em casa, até a hora lavar. Com isso, é recomendado colocar a roupa em um saco plástico fechado, separado das outras, assim que chegar em casa. Se for possível, o mais indicado é lavá-las no mesmo momento.

Limpar tudo o que tiver trazido rua

Assim como os seus pertences, é extremamente importante higienizar qualquer objeto que veio da rua, inclusive os alimentos, antes de colocá-los em cima da mesa ou da bancada e guardá-los na despensa ou na geladeira.

Tomar banho

Se lavar as mãos e as roupas já é indicado, tomar um banho completo é ainda mais necessário, pois garantirá uma higienização total e impedirá que alguma pequena gotícula de vírus ou bactérias, que esteja presente em determinada parte do seu corpo, se dissemine.

Deixar a casa limpa

A limpeza da casa é essencial nesse período de quarentena e deve ser feita, ao menos, uma vez por dia. Por isso, abra as portas e as janelas e varra a casa com um pano umedecido em água sanitária. Também é recomendado limpar as partes superiores dos móveis com álcool 70%.

Desinfetar as patas dos bichos de estimação

Caso tenha cães ou gatos e costume passear com eles, é importante limpar a pata dos animais com álcool em gel, pois, assim como nossos sapatos, elas entram em contato com o solo, podendo trazer os vírus para dentro de casa.

Riscos causados pela falta de higiene

Deixar a higienização de lado abre portas para que bactérias, germes e vírus se instalem em nosso organismo, prejudicando a nossa saúde.

Portanto, devido a esse atual período de crise, deve-se dar uma atenção redobrada para os cuidados com a higiene, visto que, ao adotar essas medidas, todos ficam mais seguros e protegidos de qualquer tipo de vírus.

Instagram