Cidadania

Campanha Agosto Verde Claro promove sensibilização e esclarecimento sobre os linfomas

Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a Campanha Agosto Verde Claro, visa conscientizar a população sobre os linfomas, tumores malignos que atingem o sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.

Instituto de Oncologia do Vale

Segundo o onco-hematologista do Instituto de Oncologia do Vale, Dr. Fernando Callera este tumor, que está entre os dez tipos mais comuns de câncer, muitas vezes tem sintomas que se assemelham aos de outras doenças tais como emagrecimento, febre e suor durante a noite, entretanto, a presença de linfonodos aumentados (gânglios) por períodos longos funciona como um sinal de alerta e favorece o diagnóstico dos linfomas.

“A avaliação de um onco-hematologista é essencial para o correto diagnóstico e tratamento adequado até porque os linfomas Hodgkin e os não Hodgkin são doenças totalmente diferentes embora com nomes semelhantes”, destaca o especialista

Como ainda não se definiram as causas exatas da doença, embora alguns tipos podem estar associados a presença de material viral como, por exemplo, o Epstein Barr virus em linfomas Hodgkin e o HIV em linfomas não Hodgkin tipo Burkitt, a melhor forma de prevenção é manter hábitos saudáveis, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo e o uso exagerado de álcool.

“Essas medidas são relevantes e muito bem-vindas na prevenção de vários tipos de câncer”, destaca Dr. Callera.

Linfomas

Atualmente, os tratamentos de linfoma apresentam boas taxas de sucesso e as terapias mais frequentes envolvem quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, em muitos casos de maneira combinada.

Campanha Agosto Verde Claro

Instagram