Bruno Conti/Lourival Roldan são campeões na UTV Extra no Rally RN1500

Após mais de 1.000 quilômetros de um roteiro desafiante, a Território Motorsport terminou neste sábado, o tradicional rali nordestino. Prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

A dupla da Território Motorsport, Bruno Conti/Lourival Roldan #145, conquistou o título na UTV Extra da 23ª edição do Rally RN1500. O tradicional rali terminou neste sábado (3), no município de São Miguel do Gostoso, após vencerem também a última etapa na categoria. A prova, que largou na quarta-feira (30), de Campina Grande/PB, teve quatro dias e um roteiro de 1.065 quilômetros e foi válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

UTV Extra da 23ª edição do Rally RN1500

Neste quarto dia de disputas, os competidores enfrentaram areia, dunas, navegação por GPS e finalizaram em meio a belas paisagens do litoral potiguar. A Especial (trecho cronometrado) teve aproximadamente 163 quilômetros. Roberto Keller/Flávio Bisi #106 terminaram a etapa em 10º na UT2 e com o 16º tempo da geral (2h30m05s). A dupla Luiz Nacif/Fausto Dallape #148 completou em 2h37m00s, em 2º na UTV Over 45 (UOV). Dan Nacif/Leonardo Magalhães #160 não largaram para a 4ª etapa.

Conti comemorou mais um resultado positivo – antes foi campeão do Rally Jalapão há duas semanas – “Foi uma prova muito legal, com Especiais boas e difíceis. Tiveram disputas interessantes e o Lourival é um navegador muito experiente e o aprendizado foi grande nestes dias”, afirma o jovem piloto de Vinhedo /SP. “Valeu muito ter participado desta prova com o Bruno. Mostrou ser um piloto que ouve os avisos e conselhos do navegador, que aprende e tem potencial para brigar com os primeiros na geral”, elogia o Roldan, Campeão do Dakar nos UTVs, com 12 participações no maior rali do mundo.

Roldan conta sobre uma situação ocorrida na última Especial num trecho à beira mar. “Entramos na região das dunas e mantivemos um ritmo forte. Próximo ao final pegamos um waypoint e saímos para praia, por não ter visto uma saída pouco visível e chegamos no mar, quando fomos ultrapassados tirarmos o pé do acelerador para retornar às trilhas de areia. Poderíamos ter continuado pela praia, mas voltamos e seguirmos pelo caminho da planilha, para ser correto. Perdemos tempo, mas precisava mostrar que uma situação desta num Dakar ou SARR (South American Rally Race), é importante que o caminho correto prevaleça.”

“Andamos limpo, um dia sem nenhum problema, tinha bastante duna e areia e foi uma Especial boa. No geral foi um rali técnico e prazeroso de se andar.  Como estamos com um UTV novo e fizemos dois ralis com intervalo de 10 dias então não houve tempo hábil para mexer no carro, mas agora é foco no Sertões”, explica o piloto gaúcho (Santa Cruz do Sul), Keller. “Essa última especial teve também navegação por GPS mas foi um dia tranquilo, sem incidentes que pudessem prejudicar o nosso desempenho e estou muito feliz em chegar em São Miguel do Gostoso. Foi um rali de superações”, completa Bisi.

Luiz Nacif/Fausto Dallape #148 terminaram o rali em 8º na UOV, já Dan Nacif/Leonardo Magalhães #160 que enfrentaram problemas e não largaram na último dia fechou o rali em 18º na UT2.

Para Edu Piano que, desta vez, não competiu e acompanhou o rali como chefe de equipe foi um rali exigente que testou também os limites e a resistência dos equipamentos “Rali difícil e duro, principalmente na região do Seridó, tanto que vários ficaram pelo caminho. Mas como sempre é uma prova fantástica. No geral o desempenho da equipe foi bom. Bruno levou mais um título e está evoluindo muito na pilotagem, a cada prova isso é comprovado pelos resultados”, avalia o multicampeão dos ralis. Piano ressalta também os diferenciais dos pneus: “Os pneus foram perfeitos. Os três UTVs que usaram General Tire não tiveram um furo durante os quatro dias de prova e o desempenho foi 100%. Os pilotos aprovaram a resistência e durabilidade.”

Rally RN1500

Os campeões da 23ª edição do Rally RN1500 foram: Adrien Metge (Motos), Bruno Varela/Ivo Mayer (UTVs) e Zé Hélio/Ramon Sacilotti (Carros). Os resultados completos da 4ª e última etapa podem ser acessados aqui http://chronosat.com.br/res/race_ss.php?mod=3&ss=4 e os resultado final do rali no acumulado http://chronosat.com.br/res/race.php?mod=3

Sobre a equipe – Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport tem 21 anos e é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country nacional. Chefiada por Edu Piano, durante 12 temporadas (2002 a 2014) representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks) e conquistou oito títulos nos Caminhões, no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi também a oficial da Troller (Troller Racing) na competição e foi bicampeã na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver e locar UTVs (Maverick X3 TM) e, desde então, disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, Sertões e provas internacionais. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. Com Piano/Fausto Dallape, a equipe foi tetracampeã da Mitsubishi Cup em 2019. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Sertões Series (UTV Pró) e Lélio Júnior/Weberth Moreira, Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production). A equipe voltou a ser campeã do Sertões em 2020 com Luppi/Maykel Justo na UT2, que foram vice-campeões na geral, quando Piano/Mendes terminaram como vice-campeões na Over Pró. Em fevereiro/2021 o time conquistou dois títulos no South American Rally Race – SARR (Argentina 18 a 27/2): Luppi/Justo – Campeões na Geral dos UTVs e Bruno Conti/Filipe Bianchini – Campeões na categoria T3.2 e 6º na geral. Já Piano/ Mendes finalizaram em 9ª na geral.

Território Motorsport

A Território Motorsport tem patrocínio da General Tire e apoio da Petróleo Minuano e Usina Canabrava. Para conhecer mais sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

Dupla Conti/Roldan no litoral potiguar, ao final do rali, neste sábado (Claudiney Sandro/DFotos)
Instagram