Avibras demite 400 trabalhadores em jacareí
A Avibras demitiu cerca de 400 trabalhadores da fábrica, localizada em Jacareí, nesta sexta-feira (18). A demissão em massa pegou todos de surpresa e ocorreu sem prévia negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.
Assim que soube dos cortes, dirigentes do Sindicato foram para a fábrica e protocolaram uma notificação extrajudicial à empresa, reivindicando uma reunião com a direção da Avibras com urgência, bem como a suspensão imediata de todas as demissões.
Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região
O Sindicato repudia a atitude da Avibras e está ao lado dos trabalhadores para reverter as demissões, uma vez que existem mecanismos para evitar desligamentos em massa.
Uma saída seria a adoção de layoff, como já ocorreu em outras fábricas da região, na General Motors, Caoa Chery e TI Automotive, ou a abertura de um PDV (Plano de Demissão Voluntária).
Avibras
A Avibras não tem motivos para realizar esses desligamentos, uma vez que teve um lucro bruto de R$ 350,59 milhões em 2020.
“É intolerável a atitude da direção da Avibras, que demitiu pais e mães de família de surpresa e de forma desumana. Por isso, nós convocamos todos os trabalhadores, dispensados ou da ativa, a lutar para fazer a reintegração dos demitidos. A empresa está com novos projetos e não tem justificativa para adotar esse posicionamento arbitrário e cruel”, afirma Weller Gonçalves, presidente do Sindicato.
A Avibras tinha um quadro de cerca de 1.800 trabalhadores.
Foto: Rodrigo Correia/Arquivo
Fonte:https://www.sindmetalsjc.org.br/n/5888/avibras-demite-em-massa-sem-negociar-com-sindicato