Como a tecnologia vem ajudando os comércios a venderem mais?

Digitalização de dados de diversos setores da indústria tem impulsionado vendas

O mundo digital é uma realidade da vida contemporânea, e isso não é uma novidade. A internet revolucionou a forma como nos relacionamos, trabalhamos e consumimos. Em especial, acredita-se que a evolução no setor comercial só foi possível por meio das ferramentas digitais.

Isso porque ficou impossível lidar com a quantidade de dados gerados sem sistemas capazes de processá-los, ainda mais para empresas de grande e médio porte. Dados de compra, venda, fornecimento, informações do cliente e todas as outras transações geram uma grande quantidade de relatórios digitais que demandam uma ajuda extra da tecnologia.

Contudo, para além de colaborar com a execução de tarefas da rotina do comércio, a tecnologia vem ajudando os comércios a venderem mais. Isso porque sistemas de processamento de dados podem ser extremamente úteis para otimizar tanto a produção das empresas, quanto a relação delas com os clientes em potencial.

Dessa forma, gastando menos, tendo uma comunicação interna alinhada e uma boa relação com os compradores, empresas de diversos setores do comércio têm se beneficiado com a tecnologia para alavancar as vendas.

Gestão de pessoas

Gerir pessoas não é uma tarefa fácil, mas essencial para manutenção de um ambiente de trabalho produtivo. A comunicação interna da empresa, entre funcionários e gestores, deve estar alinhada com os princípios do negócio. O cérebro dessa comunicação geralmente é o setor de Recursos Humanos (RH).

É evidente que um RH bem integrado vai fazer com que uma empresa venda melhor. Ter metas bem ajustadas, estratégias claras e compartilhar essas informações bem comunicadas com todos os colaboradores vai fazer com que as vendas aumentem simplesmente por uma questão de otimização.

Um software bastante usado para automatizar essa atividade é o Enterprise Resource Planning (ERP), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, como é mais conhecido em nosso país. Na verdade, um programa de ERP será capaz de otimizar toda a parte administrativa da empresa, não somente os setores de RH.

Quando bem aplicado, o ERP vai otimizar todos os processos e os sistemas da empresa, integrando-os. Dessa forma, vendas, financeiro, estoque, RH, logística e emissão de nota fiscal estarão conectados e terão dados cruzados para a obtenção de resultados de produtividade.

Por meio dos resultados desse sistema, pode-se entender, por exemplo, se existem lacunas de dados que não batem, potenciais desperdícios e elos fracos entre dois ou mais setores da empresa que deveriam estar trabalhando de forma mais integrada. A palavra de ordem do ERP é sincronicidade.

Comunicação com clientes

Há quem não acredite na máxima “o freguês tem sempre razão”. De qualquer forma, ele deve ser sempre ouvido. Os clientes são a fonte de capital da empresa, e é importante que os empresários entendam isso se quiserem vender mais.

Muitas vezes, porém, mesmo com contas de e-mail e redes sociais, as empresas não conseguem administrar as dinâmicas potentes desse diálogo. Ou seja, apesar de ter os canais de comunicação em mãos, relacionar-se com o cliente pode ser um desafio. É aí que a digitalização, não só da comunicação, mas do sistema dela, entra em jogo.

Uma ferramenta que pode auxiliar empresas nessa missão é a Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou Customer Relationship Management (CRM), em inglês, principalmente quando o volume de dados e informações, em relação aos consumidores e às dinâmicas de consumo, é grande.

Em suma, uma CRM bem aplicada vai reunir, em um único sistema, todas as práticas, estratégias e tecnologias de potencial comunicação com o público — desde clientes fiéis até potenciais consumidores. Isso facilita esses canais e pode até deixar a relação entre consumidor e empresa mais personalizada.

Entretanto, vale dizer que, apesar de ser uma ferramenta potente e essencial, a CRM só será bem aplicada se a boa relação com o cliente for um princípio da empresa. A efetiva comunicação com o consumidor por meio dos meios digitais e automatizados deve ser apenas um reflexo da filosofia do negócio.

Tanto o sistema de CRM quanto o de ERP só trarão bons resultados se gestores e colaboradores acreditam que comunicação interna afiada e relação horizontal com consumidores são fatores-chave para o desenvolvimento da companhia.

Instagram