Economia

4 benefícios de se ter uma conta empresarial

Ser um bom empreendedor consiste em estar atento aos detalhes. Isso porque, questões pequenas, como adotar um conta empresarial ao invés de um conta comum, pode fazer toda a diferença não só para o seu negócio, como também facilitar o seu trabalho que, por sua vez, pode ser exaustivo e repetitivo. Ou seja, você e seu cliente ganham!

Isso porque, as contas empresariais, como o nome mesmo já diz, são pensadas e confeccionadas especialmente para o empreendedor, assim facilitando transações voltadas ao pagamento de fornecedores, até mesmo o recebimento de clientes, além de oferecer benefícios como cartões de crédito com limites mais altos para seu empreendimento.

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das contas empresariais, entendendo suas principais vantagens, qual a sua diferença de uma conta para pessoa física, como esse tipo de conta pode beneficiar sua gestão financeira e entenda os motivos pelos quais é melhor ter uma conta PJ mesmo se for um profissional de gestão hospitalar.

Qual a vantagem de ter conta empresarial?

Para entender as vantagens de uma conta empresarial, também conhecida como conta PJ (Pessoa Jurídica), é preciso saber que Pessoa Física (PF) e PJ são duas categorias que servem para que o governo possa distinguir uma pessoa comum de um empreendedor.

Uma vez que a pessoa tem um PJ, ela pode contar com alguns serviços diferenciados.

Em geral, esses serviços, como a própria conta empresarial, vão servir para que a gestão desse negócio seja mais fácil, principalmente se o empreendedor em questão for um Microempreendedor Individual (MEI).

Uma vez entendendo essa questão, que é tão importante quanto a formação em umcurso de gestão financeira empresarial, também é preciso saber que você como empreendedor precisa separar as finanças pessoais dos recursos financeiros de seu negócio.

Sendo assim, abrir uma conta empresarial é uma ótima maneira de fazer essa separação.

Além dessa facilidade, como já mencionado acima, essas contas específicas para empreendedores oferecem serviços diferenciados que facilitam a gestão do seu empreendimento.

Dessa forma, uma conta empresarial ou jurídica nada mais é do que uma conta bancária aberta por uma pessoa jurídica, que podem ser empresas, ONGs, partidos políticos, sociedades, fundações, entre outros, e tem direitos e deveres independentes da pessoa física.

Em síntese, as principais vantagens desse tipo de conta são:

  • Conseguir receber pagamentos com maior facilidade;
  • Realizar o pagamento de fornecedores com segurança;
  • Impedir problemas com o Imposto de Renda;
  • Obter maior controle de seus lucros;
  • Facilitar investimentos e aplicações.

Ou seja, é possível afirmar que, se você é um empreendedor, ter uma conta empresarial é tão importante quanto buscar conhecimento e ter formação na área, como a graduação em umcurso gestão de pessoas online, por exemplo.

O que é conta jurídica e porque ela é diferente da conta física?

Assim como já mencionado anteriormente, existem no Brasil duas categorias de registro social: Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ).

Com isso, uma das principais diferenças entre elas é que, por se tratar de um empreendimento, pessoas que são PJ acabam pagando diferentes impostos e costumam possuir contas bancárias separadas.

Além disso, é preciso saber que os microempreendedores individuais também são um tipo de pessoa jurídica, por ter uma empresa formalizada com CNPJ MEI.

Em suma, a conta empresarial também pode ser aberta por uma pessoa que seja MEI e pode oferecer os mesmos benefícios para essa categoria.

Para saber ainda mais sobre o assunto, vale a pena pesquisar por formação e buscar se atualizar, como por exemplo através de um cursos para gerente comercial.

Por que ter uma gestão financeira na sua empresa?

A gestão financeira e orçamentária é uma questão essencial para qualquer negócio, uma vez que é ela a responsável por controlar e gerenciar todos os recursos financeiros conquistados por uma empresa, bem como as contas e custos que ela tem durante um período de tempo, que pode ser mensal, semestral e até mesmo anual.

Sendo assim, é possível afirmar que ter uma boa gestão é tão importante quanto buscar formação em um curso de propriedade intelectual, uma vez que a falta dessa gestão pode levar a companhia a falência.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Instagram