Empresas

Quais as características de uma organização exponencial?

Uma organização exponencial (ExO) é uma organização cujo impacto é pelo menos 10 vezes maior do que outras empresas. E elas conseguem alcançar esse trunfo devido a novas técnicas organizacionais e tecnologias de aceleração.

Ou seja, uma organização exponencial é uma empresa que cresce mais rápido, maior e mais eficiente que a concorrência, porque tem um propósito enorme de se transformar e escalar na mesma velocidade que a tecnologia.

Sendo assim, uma empresa de serviço de pavimentação asfáltica pode crescer exponencialmente assim como uma empresa de tecnologia, aplicando as técnicas e inovações tecnológicas que uma empresa de expansão aplica.

Vamos ver agora com mais detalhes em que consiste uma organização exponencial e quais as principais atribuições desse tipo de empresa. Confira!

O que é uma organização exponencial, afinal?

Como citamos acima, as organizações exponenciais são empresas e negócios que crescem 10 vezes mais rápido que as empresas tradicionais.

Para fazer isso, seja empresa de conserto em tanque de polipropileno ou empresa de automação industrial, elas possuem pensamento sempre de crescimento, com uma visão geral sobre tudo, independentemente do segmento de mercado em que atuam.

Entre as peculiaridades desse modelo de negócio está um enorme Propósito Transformador Massivo (PTM), que é a ambição que a empresa quer alcançar.

Na verdade, essa ambição pode não ter a ver com a forma em que se comportam, mas nos aspectos inspiradores que pregam aos clientes e funcionários para convencê-los do produto.

Por exemplo, uma empresa que fornece serviço de impermeabilização com manta asfáltica, pode promover sua expansão de forma estratégica, com uma comunicação e ações que elevem o nível de adesão e conversão de clientes.

Por que organizações exponenciais crescem tão rápido?

Muitos funcionários e mentalidade rígida de hierarquia, essas são as duas principais razões pelas quais as empresas tradicionais são incapazes de mudar rapidamente.

Logo, dificultando assim o crescimento exponencial que poderiam obter com medidas inovadoras. É nessas áreas que as organizações exponenciais veem oportunidades de crescimento e diferenciação.

O ponto de partida é perceber que a lógica do mercado mudou. No passado, quanto maior a força de trabalho de uma empresa, maior a produção.

É por isso que é tão difícil competir com grandes organizações. Hoje, a tecnologia não apenas mudou o comportamento do consumidor, mas também tornou possível simplificar, eliminar processos manuais e automatizar tarefas repetitivas dentro das empresas.

Nesse sentido, atualmente, o excesso de mão de obra se torna um obstáculo, o que retarda as operações.

Assim, quando o negócio é centrado na informação e na tecnologia, como em uma empresa de automação residencial áudio e vídeo, o crescimento da organização se transforma em crescimento exponencial.

Que significa que a relação preço-desempenho (em média) dobra a cada um ou dois anos.

Para resumir o que é uma organização exponencial: são aquelas que escaparam dos obstáculos do excesso de mão de obra e, portanto, têm operações e taxas de crescimento mais rápidas e eficientes.

6D das organizações exponenciais

Peter Diamandis, cofundador da Singularity University (SU), desenvolveu um modelo 6D que explica a nova tecnologia e o crescimento acelerado das ExO em etapas:

  • Digitalização;
  • Decepção;
  • Disrupção;
  • Desmonetização;
  • Desmaterialização;
  • Democratização.

Conheça cada um deles com mais detalhes abaixo:

1. Digitalização

A digitalização sugere a possibilidade de digitalizar um produto ou serviço (ou mesmo peças inteiras). Organizações exponenciais aproveitam essa oportunidade ao perceberem que algo digital é mais acessível aos clientes finais e que se espalha mais rapidamente.

Empresas que não se adaptam ao risco digital desaparecem, assim como já aconteceu com muitas empresas que não se adaptaram ao mundo digitalizado.

Portanto, uma empresa de toldosque quer conquistar um crescimento acima da média, deve se inserir no meio digital e conquistar essa maturidade.

2. Decepção

Crescimento exponencial não é imediatamente sinônimo de sucesso. O início do desenvolvimento e lançamento de uma nova tecnologia é linear, ou seja, não entrega retorno financeiro da noite para o dia.

Durante essa fase, as organizações exponenciais veem suas tecnologias investidas dobrarem sua capacidade ou lucros.

Mas eles podem ser tão pequenos que o dobro da quantidade parece nada. Pense em câmeras digitais: a princípio, passar de 0,01 megapixels para 0,02 megapixels não parece uma grande melhoria.

3. Disrupção

Esta fase da organização exponencial é caracterizada pelo desenvolvimento de uma nova tecnologia que causa impacto em todo o mercado de forma expansiva e totalmente inovadora.

Ou seja, a disrupção é um termo para inovação, em que as empresas exponenciais quebram paradigmas e transformam totalmente um mercado. Foi o caso das plataformas de streaming, cujo serviço abalou o mercado de locação de vídeos, por exemplo.

4. Desmonetizar

Não se preocupe, esse termo não significa que a empresa deixa de ganhar dinheiro. Na verdade, esse D se refere à capacidade do produto de uma organização exponencial de fornecer algo de graça.

Por exemplo, uma empresa que instala sistema de alarme de segurança residencialpode cobrar pelo sistema, e fornecer a instalação de graça para seus clientes. Pense em quanto você economiza por não precisar mais devolver filmes, alugar DVDs ou comprar CDs.

5. Desmaterialização

Nesta fase, as novas tecnologias dominam o mercado e as tecnologias antigas deixam de existir – ou tornam-se colecionáveis. Ou seja, ocorre a desmaterialização dos recursos passados.

Serviços de streaming como no exemplo que estamos enfatizando, podem atestar isso. O setor financeiro é outro setor que sente o impacto da transformação digital, com o crescimento das fintechs.

6. Democratização

Na fase final, a organização exponencial é capaz de oferecer seu produto ou serviço a um preço acessível. É o caso dos smartphones, que estão nas mãos de mais de 5,22 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Como aplicar a expansão no seu negócio

Se você pensa que apenas grandes organizações podem crescer exponencialmente, você está completamente enganado. Pequenas e médias empresas também podem aproveitar esse modelo de expansão e conquistar esse trunfo também.

Portanto, independentemente do segmento de atuação, seja uma empresa de demolição, ou uma empresa de eventos que quer alcançar esses resultados, são necessários os seguintes passos:

Equipes sob demanda

Uma empresa que quer se expandir exponencialmente deve optar por contratar sob demanda e criar uma equipe mais enxuta.

Com isso, existem muitas empresas exponenciais que não empregam funcionários, e que optam pela terceirização da maior parte de seu trabalho, dando-lhes mais flexibilidade para se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado.

Medidas e cultura de colaboração

Empresas exponenciais usam abordagens colaborativas para construir comunidades e expandir seu trabalho. Essas redes são importantes para obter feedback, gerar ideias e conteúdo, desenvolver relacionamentos e promover serviços e produtos.

Essas tarefas aumentam a confiança do cliente e fornecem reconhecimento da marca, o que, por sua vez, promove o crescimento dos negócios.

Autonomia

Esse modelo organizacional apresenta equipes auto-organizadas e multidisciplinares que trabalham de forma descentralizada, mesmo com estrutura hierárquica, desenhada para atrair pessoas motivadas e capazes de se autogerir.

Experimentação

Nas empresas tradicionais, os produtos são testados por potenciais consumidores em fase final de desenvolvimento.

No entanto, esse processo pode ser demorado, pois quaisquer problemas mais importantes levarão tempo para serem resolvidos.

Organizações exponenciais operam de forma diferente. Eles estão constantemente se adaptando, melhorando e ajustando seus esforços para acomodar fatores externos.

Suporte em TI terceirizado

A eliminação de responsabilidades que não fazem parte do negócio é importante para que organizações de pequeno e médio porte cresçam exponencialmente.

Isso significa que não há necessidade de investir muito em redes de computadores, servidores, internet e profissionais. A solução para todos esses problemas está na terceirização de TI.

Uma atitude estratégica como essa ajuda a empresa a crescer ainda mais. Afinal, a contratação de suporte de TI pode reduzir o custo da infraestrutura, o que sempre sobrecarrega o negócio.

Além disso, com a terceirização de TI, é possível contar com uma mão de obra altamente qualificada fornecida pela consultoria escolhida como prestadora de serviços.

O que podemos aprender com organizações de expansão?

De fato, o grande crescimento de organizações exponenciais de vários segmentos, como empresas de torre de resfriamento e empresas de logística, comprovam que a expansão não tem limites e não se limita a segmentos de mercado que operam diretamente com a tecnologia.

Ao usar a inovação para desenvolver soluções cada vez melhores, principalmente como diretriz na definição de modelos de negócios, o resultado é um crescimento acima da média.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir transformar sua empresa em um negócio com crescimento exponencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de yeiferr por Pixabay 

Instagram