Internet

Principais indicadores de marketing a serem analisados

Sabemos que há uma série de fatores que precisam ser monitorados para garantir a entrega de um bom resultado. Acompanhar os indicadores, por exemplo, é fundamental para entender o engajamento de uma campanha de marketing, ou comunicação.

Adotar esse acompanhamento, é a melhor prática a ser adotada para medir o desempenho e a qualidade das ações, ajudando a concluir se tudo está correndo como planejado, ou se será necessário realizar alguns ajustes baseados nas principais KPIs.

Em outras palavras, uma empresa de demolição que investe em novas campanhas de marketing, priorizando o acompanhamento de suas métricas, as chances de obter resultados satisfatórios são bem grandes.

Nesse contexto, há algumas dúvidas que costumam surgir, como: quais indicadores devem ser acompanhados? Considerando que o assunto possui um certo nível de complexidade, vamos primeiro, explicar o que são os KPIs, e quais métricas são consideradas irrelevantes. Confira:

O que são KPIs?

Ao iniciar uma campanha de marketing, os indicadores-chave de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são as métricas mais relevantes que merecem ser monitoradas para entender se a estratégia está alcançando o objetivo esperado.

Para fazer essa medição, uma das melhores opções para isso é utilizar o Google Analytics, onde é possível diagnosticar:

Através desses números e índices, a equipe responsável consegue identificar possíveis erros e corrigi-los o quanto antes, e até mesmo estudar oportunidades de melhorias para otimizar os resultados.

Ou seja, na prática, se algumasempresas de torre de resfriamento começarem a aplicar estratégias se baseando em seus indicadores, a expectativa é que o cenário competitivo entre elas aumente significativamente.

Quais métricas monitorar e quais ignorar?

Ao contrário do que as KPIs são, temos também os indicadores de vaidade, que nada mais é do que alguns sinais que não oferecem nenhuma contribuição para determinar a performance de uma estratégia.

Esse tipo de indicador, por sua vez, funciona mais como uma métrica para agradar o ego da empresa, ao invés de mostrar se a campanha de marketing realmente está dando certo.

Portanto, o ideal é que, dentro da sua empresa de projeto elétrico, estes indicadores passem a ficar um pouco de lado para priorizar as métricas que, de fato, conseguem estar ligadas ao resultado final do negócio.

Para exemplificar melhor, imagine o cenário onde há muitas visitas em seu site, um grande número de seguidores nas redes sociais ou uma quantidade considerável de curtidas e compartilhamentos, são fatores que não significam necessariamente que a sua campanha esteja dando certo.

Dessa forma, o ideal é evitar essas métricas e monitorar aquelas que realmente influenciam no resultado final. Para isso, listamos abaixo os principais KPIs de marketing digital. Entenda:

Os 9 principais KPIs do marketing digital

Abaixo, iremos listar as 9 principais KPIs que devem ser monitoradas frequentemente em suas campanhas de marketing, ou comunicação.

1. ROI (Return on Investment)

ROI, ou retorno sobre investimento, busca mostrar se o investimento que foi feito está trazendo, de fato, o retorno esperado pela empresa.

Por sua vez, o ROI é um indicador essencial, por exemplo, para uma loja que comercializa climatizador para fábricas, considerando que por trás, há um alto investimento, portanto, o negócio precisa ter um retorno suficiente para proporcionar uma boa lucratividade.

Para calcular o ROI, é necessário deduzir as despesas totais do faturamento e, em seguida, dividir o resultado pelo valor dessas mesmas despesas.

Considerado como um dos principais KPIs do marketing digital, o ROI indica se as suas estratégias de marketing devem continuar, aumentar ou diminuir o investimento em uma determinada campanha.

Portanto, a partir do momento que você estabelece a verba a ser usada nas campanhas, procure calcular para saber se o resultado está sendo favorável a ponto do retorno ser igual, ou maior que o investimento.

2. Custo por lead

Dependendo da estratégia de marketing que você deseja aplicar, algumas de suas consequências será a geração de leads, que resumidamente, são potenciais clientes que, em algum momento, demonstraram interesse pelo o que a empresa pode proporcionar.

Dentro de um cenário tão competitivo que as empresas vivem, umafábrica de grades de ferro, que mantém alguns cuidados com os leads, naturalmente, tem mais chances de se destacar na área.

Nesses casos, esse KPI tem a capacidade de melhorar a eficiência das suas campanhas, visto que o custo por lead muito elevado costuma indicar que o público não está apresentando o engajamento desejável.

De uma forma genérica, para calcular o custo por lead, você precisa apenas dividir o valor que foi investido em marketing digital pelo número de leads que foram gerados pelas diferentes fontes de tráfego.

3. Ticket médio

Resumidamente, essa métrica se refere à média de valor que os seus clientes gastam por compra. Ter esse tipo de informação, inclusive, ajuda empresas especialistas emterminais elétricosa terem uma noção maior sobre como uma negociação pode acontecer.

Para você obter o ticket médio, é necessário dividir toda a receita adquirida com as vendas durante um intervalo de tempo pelo número de pedidos realizados nesse período.

Ao ter um ticket médio baixo pode fornecer uma série de insights importantes, como mostrar que você precisa melhorar o sistema de recomendação de produtos ou que os clientes estão enfrentando dificuldades em encontrar o que desejam em seu e-commerce.

Ao colocar essa métrica como uma de suas prioridades, você acaba tendo oportunidades para traçar novas estratégias e intensificar os seus negócios.

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão, nada mais é que a porcentagem de visitantes do seu site que realizaram uma determinada ação, como preencher um formulário ou clicar em um botão para finalizar a compra.

A taxa de conversão é fundamental para descobrir se as suas campanhas estão trazendo a audiência esperada, que pode, eventualmente, comprar com a sua empresa.

Ou seja, é um acompanhamento necessário, por exemplo, para uma construtora obras comerciais e industriais saber se os esforços estão rendendo algo.

Esse KPI, inclusive, pode ser monitorado através do Google Analytics por criação de metas, ou por ferramentas de automação que permitem diagnosticar a quantidade de leads gerados em uma landing page ou o volume de vendas convertidos no mês.

5. Taxa de rejeição

Em seguida, temos a taxa de rejeição que é o percentual de pessoas que acessaram um determinado site, visualizaram a primeira página, optou por não interagir com as opções do site, e logo, abandonou a navegação.

Portanto, a pessoa chegou a ler a informação, porém, não gerou tráfego para o site, o que caracteriza a taxa de rejeição.

6. CTR (Click Through Rate)

O CTR, por sua vez, é a taxa de clique em português. Trata-se de uma métrica que indica quantos cliques foram obtidos em uma determinada campanha.

Para que o cálculo seja realizado, basta somar o número de cliques, dividido pelo número de visualizações e multiplicar por 100.

Se por algum acaso a sua taxa de cliques estiver baixa, uma dica rápida é alterar o copywriting da sua campanha e modificar as segmentações e os textos do anúncio para atingir um público qualificado. Por sua vez, esse ponto é bem relevante para todo o processo.

O motivo para essa relevância, é porque o CTR interfere diretamente no índice de qualidade da campanha, e isso cria um impacto porque o Google leva isso em conta para definir o custo de clique em suas campanhas.

7. Alcance da campanha de marketing

Como o próprio nome sugere, o alcance é uma métrica que trata da quantidade de pessoas que foram impactadas com a campanha de marketing. Esse parâmetro é visto, geralmente, em campanhas de mídias pagas, como no Facebook Ads.

8. Origem do tráfego

Ter ciência sobre a origem do tráfego indica de que forma o usuário chegou ao seu site. Ao saber o meio comunicacional que foi usado para chegar até o seu site, torna-se mais fácil criar estratégias e, além disso, passa a assegurar os próximos investimentos.

9. Visitas recorrentes

Por fim, temos as visitas recorrentes, que é a quantidade de pessoas que retornaram ao seu site dentro de um determinado período. Portanto, quanto mais visitas você tiver, melhor será para o seu negócio.

Conclusão

Sabemos que planejar uma estratégia de marketing não é uma tarefa fácil.

Longe disso, afinal, é necessário seguir uma série de etapas independentemente do tipo de ação que for escolhida, e isso tudo é necessário para colocar a sua empresa dereforma de calhas e telhados, na melhor posição possível.

Através dos indicadores relevantes da sua empresa, consequentemente, você consegue criar a melhor estratégia possível para o seu negócio. Portanto, não deixe de acompanhar os resultados obtidos por cada ação tomada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Prodeep Ahmeed por Pixabay 

Instagram