Economia

Por que o e-commerce pode impulsionar o seu negócio?

Sem dúvidas, o e-commerce é uma tendência global que se intensificou nos últimos dois anos devido à pandemia de COVID-19.

Ou seja, a intensificação da comercialização através de e-commerces tornou-se uma prática comum, e à medida que emergimos das restrições da pandemia, não há dúvida de que o digital continua desempenhando um papel vital nas estratégias dos varejistas.

Com base nisso, diversas empresas de vários setores, até mesmo setores industriais que vendem terminais eletricos, por exemplo, aderiram ao e-commerce para realizar vendas online e aumentar seus lucros.

Se você quer saber qual a importância que o e-commerce tem para seus negócios, independentemente do nicho de mercado, continue lendo este artigo e saiba os principais recursos e benefícios que o e-commerce proporciona.

Qual a importância do e-commerce, afinal?

De startups até grandes empresas que vendem aço para construção preçobaixo, há um grande número de empresas que podem se beneficiar de um e-commerce, onde podem vender seus próprios produtos ou serviços.

Na sociedade atual, competitiva e focada na conveniência, os consumidores não querem mais ter que sair de casa para comprar itens, e isso torna o e-commerce uma solução flexível para empresas de reforma de calhas e telhados que querem vender serviços online.

Se você ainda está em dúvida sobre a importância do e-commerce para seu negócio, aqui estão as principais razões pelas quais o comércio eletrônico é tão importante para o seu negócio e como você pode se beneficiar da mudança online da sua empresa.

Os consumidores estão exigindo digital

Um fato inquestionável é que as empresas cada vez mais estão percebendo que os consumidores estão cada vez mais exigentes, principalmente em relação às suas escolhas de compras pela internet.

Ou seja, eles estão recorrendo aos canais digitais para atingir seus objetivos e, embora tenha ocorrido a reabertura das lojas físicas, a ascensão das compras online nunca irá parar de crescer depois da COVID-19.

Portanto, seja para comprar piso de borracha, roupas, brinquedos ou qualquer outro tipo de produto, sem dúvida a pandemia mudou os comportamentos de compra para sempre.

De acordo com a pesquisa “Compras durante a Pandemia” da Ipsos com entrevistados de 28 países, 47% dos brasileiros estão comprando mais online do que antes da pandemia do novo coronavírus. E globalmente o número é de 43%.

Isso significa que os varejistas devem atender a esses consumidores de forma estratégica, pois o crescimento de compras online aumentou o número de e-commerces, e consequentemente, a competitividade.

Custo operacional reduzido

O e-commerce é uma loja virtual que elimina a necessidade de ter custos com um espaço físico. Portanto, isso significa reduzir os custos operacionais que uma loja física demanda, como:

  • Aluguel;
  • Manutenção;
  • Contratação de colaboradores;
  • Impostos de escrituração.

Além disso, o e-commerce é altamente automatizado, o que significa que você escolhe se contrata ou não um colaborador para ajudar nas vendas online ou realiza os processos por conta própria.

O custo de funcionamento de uma loja online inclui os custos de configuração e publicidade, entre outros.

Esses custos são menores do que administrar uma loja física com alcance limitado. Logo, sua empresa pode facilmente traduzir essas economias de custos em espaços físicos para investir em recursos para aumentar as vendas.

Ou seja, alocar esses custos em anúncios e estratégias de vendas online para aumentar os lucros. Isso significa que até mesmo uma empresa de demolição em São Paulo que queira migrar para o digital pode oferecer seus serviços para todo o Brasil.

Sem contar que o e-commerce é uma excelente opção para pequenas empresas que estão começando agora e que têm recursos limitados.

Seus concorrentes podem já estar à sua frente

Diante de uma demanda tão avassaladora dos consumidores, não é surpresa que os varejistas estejam se movendo rapidamente para evoluir e aprimorar suas ofertas online.

Espera-se que a taxa de crescimento das vendas de comércio eletrônico ultrapasse a das lojas físicas em quase 56% até 2024, de acordo com FIS, uma empresa americana de soluções em tecnologia.

E mesmo antes da pandemia, a maioria dos varejistas planejavam investir em tecnologias sofisticadas de IA e IoT para dar suporte aos seus clientes de forma online.

Ou seja, isso é algo que independentemente da pandemia, já iria ocorrer aos poucos. A pandemia serviu apenas para acelerar esse processo.

Então, para não deixar que seus concorrentes cheguem primeiro que você a alavancar os lucros em seu segmento, o ideal é começar o quanto antes a implementar uma estratégia de criação de e-commerce para seu negócio.

Maior alcance de negócios

As lojas físicas contam com publicidade local, limitando o alcance dos seus negócios, ao contrário de um e-commerce, que elimina os limites geográficos do seu negócio.

Ou seja, o e-commerce coloca seus produtos diante dos consumidores em todo o país e até em todo o mundo.

A presença online do seu negócio o coloca diante de vários públicos de nicho que você não tinha antes. Uma loja online permite que você venda para clientes diferentes em locais diferentes dentro de sua casa.

Adquirir novos clientes torna-se fácil e você pode usar soluções de entrega, que estão muito mais facilitadas hoje em dia, para levar seus produtos até eles.

Pode ampliar sua marca

Assim como pode tornar o alcance do seu negócio maior, o e-commerce é uma maneira ideal de elevar a marca de uma loja tradicional que vende porta paletes convencionalpara uma marca inovadora e amada.

Ao oferecer ótimos serviços e produtos de forma online com um bom atendimento ao cliente online, sua empresa pode alcançar maior visibilidade.

Isso significa que você pode expandir totalmente seus produtos sem ter que se preocupar em mudar de local ou se preocupar em não poder expandir seus negócios quando aumentar as vendas e lucros, pois tudo será online sem nenhuma burocracia.

Aumenta seu alcance

Uma loja online está disponível o dia todo e todos os dias, o que significa que seus clientes podem visitá-la o tempo todo, independentemente da sua rotina diária.

Sem contar que hoje em dia as pessoas nem sempre têm tempo para fazer compras fisicamente. Logo, mais e mais pessoas estão optando por comprar online para encontrar os itens que desejam ou precisam.

Logo, se sua empresa pode oferecer isso para seus clientes e vender de forma online, não hesite em implementar as melhores medidas e estratégias para impulsionar suas vendas. Pode ter certeza que os resultados serão os mais esperados para uma maior lucratividade.

Por exemplo, uma empresa de engenharia pode oferecer aos seus clientes um serviço conveniente deimpermeabilização com manta asfáltica SP 24 horas por dia, que pode impulsionar o seu negócio.

Oferece oportunidades de marketing

O e-commerce oferece aos negócios uma ampla gama de oportunidades, desde oportunidades de marketing para aumentar sua gama de produtos até gerar mais vendas e com um site otimizado e bem desenvolvido você pode não apenas atingir esses objetivos.

Um negócio de comércio eletrônico nunca fecha

Outro benefício do e-commerce é que seu negócio estará sempre aberto. A automação de comércio eletrônico garante que as vendas fluam perfeitamente, mesmo quando você está dormindo.

Isso significa que os consumidores podem comprar produtos a qualquer hora e em qualquer fuso horário.

E mesmo que ocorra outra pandemia (claro que ninguém quer que isso aconteça novamente) você não precisará fechar seu negócio e poderá continuar vendendo normalmente.

Facilita a análise do consumidor

A gestão de uma loja online dá aos proprietários de empresas acesso aos dados do consumidor que não são acessíveis às lojas físicas. É impossível construir com precisão uma persona do cliente e analisar os hábitos de compra do cliente com uma loja física.

Os clientes fornecem muitas informações ao se registrarem no site do seu e-commerce. Você terá não apenas nomes deles, números de telefone e endereços de e-mail, mas também análises de como se comportam e do que esperam em uma loja online.

O Google Analytics, por exemplo, fornece dados demográficos e de comportamento do consumidor para ajudar os varejistas a otimizar a experiência do consumidor.

A análise do consumidor ajuda os varejistas online a responder com precisão às seguintes perguntas:

  • Quais produtos vendem mais?
  • Quando a maioria dos clientes compram produtos?
  • De onde vem a maioria dos visitantes ao seu e-commerce?
  • Quais seções do site a maioria dos clientes visita?
  • Que tipo de ofertas motivam os clientes a comprar mais?

Os varejistas online podem usar essas informações para adequar seus serviços de conserto em tanque de polipropileno, por exemplo,às necessidades e preferências do consumidor.

Além disso, a satisfação do cliente gera mais vendas e permite que as empresas construam relacionamentos melhores e duradouros com os clientes.

Considerações finais

Agora que você já sabe em que o e-commerce pode ajudar a sua empresa, não importando em qual setor ela se encontre, chegou a hora de criar e aprimorar o seu comércio online para conseguir ainda mais clientes, aproveitando tudo o que a tecnologia tem a oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay 

Instagram