EconomiaMercado Imobiliário

Passo a passo da gestão de obras

Confira os 4 pontos para ter uma obra segura e sem problemas

Vai começar a obra da sua casa e não sabe por onde começar? Fique tranquilo, existe um passo a passo que facilita toda a organização e gestão de quem pretende construir ou reformar. É preciso ter um bom planejamento, desenvolver o projeto e, claro, ter uma lista de materiais elétricos e de construção.

Por que ter um planejamento de gestão de obras?

Para ter uma boa gestão de obras, é preciso ter em mente que cada detalhe importa num projeto e que é essencial que haja um acompanhamento durante a obra. Ter o passo a passo em mãos é fundamental para não se perder no meio do processo.

Seguir passo a passo é imprescindível para evitar possíveis erros, gastos extras e tornar o processo mais fluido e correto. Além disso, com o cronograma em mãos, você consegue ficar atento a cada detalhe complexo, fazendo com que tudo seja feito com qualidade e cuidado.

Passos para ter uma gestão de sucesso na obra

Confira as dicas a seguir e coloque em prática na sua construção para evitar problemas e ter uma gestão de obra mais assertiva, com resultados positivos. Lembre-se de que uma obra começa antes do primeiro tijolo, ainda no planejamento, nos desenhos, na documentação, etc.

1.O projeto arquitetônico

O primeiro passo a se pensar numa obra é o projeto inicial. Contratar uma construtora e profissionais qualificados, como engenheiros civis, arquitetos, eletricistas e pedreiros, é fundamental para ter um esboço de projeto funcional e do jeito que você deseja.

Para fazer isso acontecer, os profissionais irão visitar o local da obra, analisar a área, dar entrada na documentação necessária e começar o tão sonhado projeto. Com tudo isso feito, dentro do cronograma, o arquiteto irá conversar com você, para entender o que deseja, quais os planos e começar realmente a obra.

2.Planejamento

Com os desenhos e o projeto em mãos, o próximo passo é começar o planejamento. É estabelecer os prazos e detalhes para ter uma boa execução da construção.

É interessante analisar as atividades uma a uma, separando em etapas e prestando atenção em itens como: materiais a serem utilizados, equipamentos necessários, contratação da mão de obra, analisar as normas do local, etc.

3.Orçamento

Esse é um ponto muito importante, principalmente pelo lado financeiro. É necessário fazer um estudo de viabilidade, fazendo orçamentos com vários profissionais e empresas de materiais de construção diferentes para garantir o melhor preço e produtos de qualidade.

É interessante dar muita atenção a esse passo, para não deixar nenhum possível custo de fora e acabar tendo surpresas e gastando mais do que o necessário. Além disso, também é válido deixar uma quantia extra para imprevistos, que sempre acontecem em construções.

4.   Desenvolvendo o projeto

Para ter uma gestão de obras eficiente, é preciso estar muito atento a essa parte do passo a passo. O desenrolar do projeto é a parte mais difícil, que conta com diversos imprevistos e, muitas vezes, atrasos.

É nesse momento que é feita a fundação, os pilares, as vigas, até o desenvolvimento final, como a hidráulica, elétrica e os acabamentos.

Com todos os passos já desenvolvidos, é hora de começar a construir. Acompanhar de perto todos os passos é fundamental para ter uma boa execução. Além disso, é sempre válido fiscalizar e acompanhar cada passo com atenção.

Com o passo a passo em mãos, é possível ter uma obra organizada e sem grandes surpresas. É a opção ideal para integrar todas as áreas, garantir uma boa comunicação e controle de gastos e de tempo de construção.

Foto de Tayssir Kadamany: https://www.pexels.com/pt-br/foto/construcao-predio-edificio-obra-13220403/

Instagram