Internet

O que é marketing visual e por que é importante?

Para conquistar a atenção do público sempre foi preciso contar com diferentes estratégias de mercado, no entanto, com o passar do tempo novas táticas passaram a ser necessárias, sendo possível citar o marketing visual, o digital, além de muitos outros que se associam.

Essa mudança depende principalmente das variações que vêm ocorrendo na própria sociedade, com o público e as empresas lidando agora com novas ferramentas e comportamentos que acabam por afetar diretamente a sua relação comercial a ser criada.

O principal ponto a ser observado nesse sentido está no número maior de clientes e companhias que podem se comunicar melhor através das redes digitais, onde uma simples busca na internet pode levar qualquer indivíduo a ter contato com variados serviços.

Seguindo o exemplo acima é possível citar uma simples busca por cobertura metálica preço, onde tal tipo de pesquisa pode levar um usuário aos mais inúmeros resultados, acabando a cada fornecedor trabalhar da melhor forma possível o seu destaque nas redes.

E é justamente nesse cenário que se encontra o maior desafio da área, que é a forma de encontrar estratégias para que um produto, serviço ou marca consiga se destacar junto aos mais variados tipos de resultados que podem ser achados dentro desse cenário de busca.

Para garantir um destaque inicial é preciso recorrer às estratégias de busca a serem usadas nas plataformas de busca, tal como o uso de palavras-chave, títulos chamativos, além de muitas outras táticas que podem tornar um conteúdo melhor visto dentro do meio digital.

Além de todas essas ações citadas, para que um serviço de manutenção de elevadores consiga se posicionar com o seu devido destaque, tendo a atenção e interação de novos usuários é preciso apontar também em outros componentes do seu conteúdo.

Uma área que merece a sua devida atenção é a qualidade visual daquilo que é compartilhado nas redes, com isso valendo tanto para seus posts nas redes sociais, como também para o design desenvolvido para o seu site de vendas ou de modelo institucional.

Diante disso se destaca a necessidade de trabalhar melhor o seu visual, existindo até mesmo uma estratégia de marketing desenvolvida especialmente para lidar com essa questão.

Como funciona o marketing visual?

A função principal do marketing é garantir os melhores resultados comerciais para quem recorre ao seu uso, existindo diversas adaptações desse modelo de estratégia, cada uma voltada a um segmento ou até mesmo um objetivo específico;

Quando falamos sobre conquistar a atenção do público na internet, com um destaque para o visual associado aos seus conteúdos e ações, quem passa a se destacar é o chamado marketing visual, sendo ele uma estratégia de mercado com foco na questão da imagem.

O apelo pelo visual é algo que sempre teve força no mercado, partindo desde a invenção do cinema e posteriormente da TV. Antes mesmo disso, um anúncio gráfico sobre grelhas de concreto em um jornal, já atraia mais atenção do que apenas um recorte apenas textual.

O que realmente mudou nos últimos anos é que com a chegada da internet esse interesse pelos conteúdos visuais veio se tornando cada vez maior, sendo também uma estratégia para garantir que um perfil consiga se destacar melhor dentro das plataformas digitais.

É olhando para tudo isso que o marketing visual passou a conquistar uma certa importância no mercado, tratando-se de um conjunto de táticas desenvolvidas para se obter um melhor desempenho comercial, tudo ao ter como base a questão visual de seus conteúdos.

Entre os elementos que devem ser usados para se garantir essa atenção diferenciada é possível citar o uso de componentes visuais como:

  • Fotos;
  • Cores;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Uma série de componentes que pode fazer um anúncio de gravação a laser receba uma maior atenção, sendo possível até mesmo mostrar exemplos de tal serviço sendo aplicado, o que pode acabar atraindo um maior número de clientes para essa oferta.

A importância do marketing visual conversa também com o destaque que o marketing digital recebe atualmente, sendo importante usar de estratégias visuais para que uma marca possa então se destacar dentro de um ambiente virtual, onde existe um grande apelo visual.

E por mais que exista esse foco pela busca de atenção, o marketing visual se destaca realmente pela oferta de uma melhor experiência aos usuários, principalmente quando falamos sobre a sua interação dentro de um site e vendas, por exemplo.

Com tudo isso é possível entender um pouco melhor sobre o valor que está associado ao marketing visual, o que inclui as vantagens que fazem dele uma estratégia de grande sucesso dentro do cenário comercial de hoje.

Quais os benefícios do marketing visual?

Diversos são os pontos positivos que podem ser conquistados a partir do momento que o visual de algo é melhor trabalhado. Isso pode incluir desde a colocação de fitilhos em uma embalagem de presente até a criação de um design de boa interação para um site qualquer.

Seja qual for o cenário a ser trabalhado, tanto o físico como o digital, essa estratégia de marketing visual é capaz de levar a uma série de benefícios dentro do mercado, sendo possível destacar alguns, como:

Reconhecimento da marca

A partir do momento em que o visual de uma marca é melhor trabalhado pode ser possível encontrar um destaque maior para essa empresa, esteja ela sendo aplicada a uma plataforma digital ou até mesmo um papelão ondulado usando para embalar uma entrega.

Maior interação nas redes

Esse é um benefício que está associado principalmente à conexão que existe entre o marketing digital e o visual, trazendo uma maior interação por parte dos usuários junto a um site, tudo graças a fácil navegação que um bom sistema visual pode garantir ali.

Credibilidade e confiança

Ainda sobre associações existentes no mercado, é importante trabalhar a imagem de uma companhia para que sempre que um possível consumidor se depare com o logotipo de uma marca ele sinta uma confiança que possa garantir então uma possível conversão.

Trata-se uma estratégia onde a simples aplicação de uma marca no produto, utilizando de etiquetas adesivas personalizadas para isso, se torne possível garantir um maior valor para tal mercadoria, aumentando assim o seu destaque e uma possibilidade de compra.

Com todo esse auxílio é possível ver o marketing visual chegando até mesmo a um número maior de conversões, fazendo com que uma audiência consiga se aproximar melhor de uma companhia, tudo pela forma que sua imagem é trabalhada, com destaque para as redes.

Agora, para que todos esses benefícios sejam tão visíveis quanto a imagem de uma marca, é necessário saber como trabalhar com essa estratégia de mercado da melhor forma possível

Etapas para ajudar o marketing visual

Para que esse perfil de marketing seja bem trabalhado, garantindo assim boa parte dos benefícios antes citados, existem três conceitos que devem ser reconhecidos por quem busca trabalhar com esse componente em sua marca, o que inclui:

Definição de identidade

Cada empresa conta com diferentes perfis de mercado, dependendo de sua visão de negócios, sua área de trabalho, entre outras questões. Tudo isso precisa ser reconhecido para criar uma boa identidade visual, com cores e elementos que simbolizam tal perfil.

Bons profissionais de design

Após ter em mente a imagem que você busca ver sendo trabalhada em seu negócio, o próximo passo é garantir o acesso a bons profissionais que possam tornar possível esses seus objetivos, criando um design que entregue um maior valor para essa marca.

O trabalho desses designers é importante para qualquer tipo de serviço que esteja associado ao campo visual, o que pode incluir desde os diferentes modelos de ecobags personalizadasaté mesmo o símbolo que será usado na assinatura da empresa.

Renovação constante

Por último se destaca a responsabilidade em se trabalhar o visual de uma companhia de forma constante, estando aberta a necessidade de renovar uma marca de tempo em tempos, acompanhando tanto as ferramentas como o estilo cultural de uma época.

A partir dessa adequação é possível ver uma companhia de anos sendo reconhecida como um empreendimento atual, tudo graças a imagem que pode ser vista tanto no site como em todas as plataformas digitais que possam ter algum tipo de associação com essa marca.

Uma mudança de cores, fontes e outros elementos torna possível para uma companhia conseguir um melhor destaque visual dentro do seu segmento, aumentando assim até mesmo a performance comercial de uma marca que passa a ser conhecida.

Tudo isso destaca o valor do marketing visual, tratando-se de uma estratégia de mercado que segue a verdade de um ditado popular, o de que uma imagem vale mais que mil palavras, e quando pensamos na construção de um anúncio isso pode ser uma verdade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Diggity Marketing por Pixabay 

Instagram