Saúde

CPAP: comprar ou alugar?

O CPAP é um aparelho extremamente útil para quem sofre de distúrbios relacionados ao sono. Entretanto, uma dúvida muito comum entre os usuários desse produto é se vale a pena comprá-lo ou se a melhor opção é alugar.

Desse modo, leia esse artigo até o final e descubra o que é mais indicado: alugar o equipamento ou adquirir um em definitivo. 

O que é um CPAP?

Primeiramente, caso você não saiba o que é e como o CPAP funciona, vamos a uma breve explicação.

A sigla CPAP é de origem inglesa (Continuous Positive Airway Pressure), que em portugues significa Pressão Positiva Contínua em vias Aéreas. Quando o assunto é apneia obstrutiva do sono, esses aparelhos são os mais indicados para o tratamento.

Olhando de fora, os CPAPs são bastante parecidos, entretanto, cada um deles possui uma característica única para cada tipo de procedimento.

Qual sua função?

O principal objetivo do equipamento é fazer com que o ar possa chegar até os pulmões sem que haja nenhum tipo de obstrução. Essa obstrução, na maior parte das vezes, pode ser causada pelo relaxamento do músculo da língua, adenoide, desvio do septo nasal, entre outros. Tais fatores fazem com que o paciente desenvolva a apneia do sono e o ronco.

Desse modo, o uso do CPAP para o tratamento da apnéia melhora significativamente a qualidade do sono e ainda reduz outros sintomas como dores de cabeça, sonolência e falta de concentração.

O CPAP faz muito barulho?

Em síntese, a resposta para essa pergunta é não. A tecnologia utilizada na produção desses dispositivos permite que os pacientes consigam respirar de forma natural e sem a incidência de barulho. Se o seu CPAP está fazendo sons estranhos, verifique a garantia do produto e solicite a troca o quanto antes.

Devo comprar ou alugar o meu CPAP?

Primeiramente, é necessário ter em mente por quanto tempo você usará o aparelho. Especialistas recomendam que seu uso não se estenda por um longo período de tempo. Nesse sentido, o CPAP aluguel acaba sendo a melhor opção. Além disso, ao decidir comprá-lo, você assume o risco de permanecer com o produto mesmo que ele venha a perder sua utilidade.

Com relação a valores, o preço do CPAP não é baixo. Contudo, a qualidade de vida proporcionada pelo aparelho vale o investimento. Importante ressaltar que, junto ao aluguel do produto, será necessário adquirir uma máscara nasal.

Por que alugar pode ser a escolha mais inteligente?

Alguns pacientes apresentam uma certa resistência ao uso da máscara na hora de dormir, seja devido a má experiência com o exame de polissonografia ou por questões de adequação. Assim, adquirir o CPAP por tempo determinado garante que você utilize o aparelho somente enquanto necessário.

Fora isso, o primeiro contato com o CPAP pode ser bastante confuso para certas pessoas – em razão dos ajustes necessários e das suas funcionalidades. Assim, alugar pode te ajudar a passar pelo período de adaptação antes da compra. Lembrando que o aluguel do aparelho só poderá ser feito mediante exame (polissonografia) e receita médica.

Qual CPAP devo usar?

Essa é mais uma dúvida comum entre os pacientes, afinal, conforme falamos no início do texto, os equipamentos são muito parecidos para quem vê de fora. Basicamente, antes de comprar ou alugar o seu CPAP, o ideal é que você consulte seu médico ou o seu fisioterapeuta. Em síntese, somente esses dois profissionais poderão avaliar as principais características da sua apneia obstrutiva do sono e indicar o aparelho correto.

Siga nossas redes sociais e não se esqueça de deixar um comentário falando sobre o que achou do artigo.

Foto de Ivan Oboleninov : https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-dormindo-935777/

Instagram