Entretenimento

Ventilador ou Exaustor: qual refresca mais?

Ambos equipamentos, os ventiladores axiais e os exaustores, costumam ser as principais escolhas para um sistema de ventilação no trabalho que proporcione uma sensação térmica mais agradável. Por ambos serem tão populares, a dúvida sobre qual deles escolher é frequente. Afinal, qual deles refresca mais?

Ainda que o ventilador e o exaustor sejam parte do sistema de ventilação, eles também são membros importantes do sistema de refrigeramento. Portanto, elaboramos esse artigo a fim de apresentar a você as vantagens de cada um deles. Assim, esperamos que você seja capaz de fazer uma escolha estratégica alinhada com os seus objetivos para os mesmos. Confira a seguir!

Vantagens do Ventilador Axial

Sendo um equipamento muito versátil e popular, os ventiladores axiais também são de fácil acesso; é possível encontrar diversos modelos no mercado para diferentes tipos de ambientes e também sob diversos preços.

Ademais, como facilmente se encontram modelos de ventiladores industriais de baixo custo e consumo, eles costumam ser uma escolha popular.

Contudo, é fundamental que você tenha em mente que sua função se limita ao forçar a circulação do ar gerando uma corrente forte e direcionada do mesmo. Quando essa corrente de ar entra em contato com a pele, ela proporciona alívio imediato do calor, provocando a sensação de refrescamento para os colaboradores.

Vantagens do Exaustor

Diferentemente do ventilador, o exaustor é um equipamento de ventilação que promove uma corrente de ar indireta e uniforme no ambiente. Isso quer dizer que o vento gerado pelo exaustor não é sentido por quem ocupa o local, ainda que ele faça a troca do ar quente pelo ar frio. Dessa forma, o exaustor acaba não provocando nenhum tipo de incômodo.

Além disso, uma vez que este é capaz de sugar e filtrar o ar, ele também pode ser aproveitado para retirar gases, poeira e impurezas que estão no ar do ambiente e devolver ar fresco e limpo. Assim, além de preservar a saúde de quem trabalha em locais com substâncias nocivas, ele também diminui o risco do desenvolvimento de problemas respiratórios.

Qual escolher?

Agora que você já conhece as vantagens do ventilador e as vantagens do exaustor, é possível fazer uma escolha estratégica baseada nos seus objetivos e condições.

Como você pôde ver, o exaustor não apenas é capaz de remover o ar quente do ambiente como também levar as impurezas, sejam gases nocivos ou poeira, inclusive é o que o torna essencial em sistemas de ventilação subterrânea. Enquanto o ventilador é mais voltado para o direcionamento do fluxo de ar e acaba sendo a aquisição mais recomendada para compor sistemas de ventilação de indústrias e empresas.

Imagem de jacqueline macou por Pixabay 

Instagram