Veja a seguir o que é intercooperação e sua utilidade
Já pensou se uma cooperativa começasse a ver alguma concorrente como uma possível parceira? Ou ainda melhor, como cliente? Bom, certamente iriam conseguir se desenvolver e atingir patamares mais expressivos. Essa é a ideia de intercooperação, que integra a lista dos 7 princípios do cooperativismo.
A cada dia que passa, as cooperativas vão se unindo trazendo melhores resultados para seus clientes, no entanto, isso está ocorrendo bem aos poucos. A quantidade de parcerias nesse sentido ainda é bastante baixa, principalmente aqui no Brasil, visto a relação entre o número de organizações existentes e o intercooperativismo.
Acompanhe a leitura e entenda melhor o conceito!
Primeiramente: o que é intercooperação?
Como dissemos, a intercooperação é um dos princípios do cooperativismo e significa a parceria legal entre cooperativas. A sexta linha orientadora do sistema consiste em uma ajuda mútua não somente entre associados, mas também entre as cooperativas locais, regionais, nacionais ou internacionais. Sejam do mesmo ou de diferentes ramos.
No conceito de intercooperação, ainda se aplica a troca de experiências e a contribuição efetiva, que vai bem além de apenas uma prestação de serviço de forma impessoal.
Principais tipos de intercooperação
Hoje em dia, existem dois tipos principais de intercooperação: a horizontal e a vertical, como uma cooperativa de serviços e outra agropecuária. O tipo horizontal ocorre quando cooperativas de diferentes ramos aceitam uma parceria para trabalharem juntas.
Já no tipo vertical, a colaboração é feita entre cooperativas do mesmo ramo, que se juntam para formar uma central e um portal do cooperado, como é o caso da Corporis Brasil.
Quando diversas cooperativas se unem dentro da modalidade vertical, a intenção passa a ser criar organizações de cooperativas para o país.
A importância da intercooperação
Muitas pessoas se perguntam o que é cooperativismo, por mais que a palavra já diz por si só. Porém, se você já entendeu o conceito de intercooperação neste artigo, deve estar se perguntando para que ela serve e qual a sua relevância.
A intercooperação tem importância no auxílio das entidades a se desenvolverem, já que essas parcerias acrescentam valores umas às outras, trazendo apenas resultados positivos e clientes mais satisfeitos.
Imagem de 14995841 por Pixabay