Saúde

Saúde nas telas: 3 séries médicas para maratonar

Produções com histórias envolvendo médicos e hospitais fazem sucesso e encantam gerações de espectadores

Não é incomum ouvir entre os estudantes da faculdade de medicina que a paixão pela área surgiu após assistirem a alguma produção televisiva com o tema. A relação entre TV e hospitais é de longa data, e muitas produções já abordaram o dia a dia de médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde.

Confira algumas das séries médicas de maior sucesso e prepare-se para maratonar as diversas temporadas.

“Sob Pressão”

Uma das séries brasileiras mais premiadas, “Sob Pressão” estreou em 2017 e tem quatro temporadas, sendo que a terceira foi uma cobertura especial mostrando a realidade dos médicos brasileiros durante a pandemia.

A série retrata a realidade de um hospital público periférico do Rio de Janeiro e possui em seu elenco as estrelas Marjorie Estiano e Bruno Andrade, que interpretam Carolina e Evandro, médicos que tentam ajudar seus pacientes, apesar de recursos escassos.

Além dos problemas da rotina da profissão, os dois ainda precisam lidar com as questões de suas vidas pessoais, enquanto tentam salvar vidas em um ambiente tão hostil.

Disponível no Globoplay.

“Grey’s Anatomy”

Um dos maiores sucessos da TV norte-americana, “Grey’s Anatomy” possui 18 temporadas e é considerada uma das séries mais longas já feitas. No ar desde 2005, a série é vencedora de vários prêmios e tem como protagonista a médica Meredith Grey, interpretada pela atriz Ellen Pompeo.

Na história, Grey trabalha em um hospital com um dos melhores programas de residência dos Estados Unidos, o que atrai a atenção de diversos médicos recém-formados. Para prender a atenção do público, a história é recheada de drama, emoção e desafios que colocam os profissionais de saúde em seus limites.

Disponível no Star+, Globoplay e Amazon Prime Video.

“The Good Doctor”

Uma série internacional que pode ser considerada mais recente, “The Good Doctor” chegou ao Brasil em 2018 e alcançou um sucesso instantâneo.

A história da série traz a vida de Shaun Murphy, um jovem cirurgião autista que enfrenta o preconceito de outros médicos por conta de sua condição. Graças a um mentor, ele consegue a oportunidade para provar aos demais profissionais do hospital e pacientes que possui a competência necessária para ocupar o cargo.

Utilizando de uma perspectiva diferente, a série retrata o dia a dia de um hospital americano ao mesmo tempo que abre as portas para falar sobre capacitismo e respeito.

Disponível na Netflix e no Globoplay.

Foto: ISTOCK

Instagram