Saiba como o Marketing Emocional pode atrair compradores

Para conquistar a atenção e confiança de um público é necessário por parte de uma empresa adotar uma série de estratégias, práticas que permitam que essa companhia consiga se aproximar de sua audiência almejada, como pelo Marketing Emocional.

Uma estratégia desenvolvida justamente para garantir uma melhor relação a ser conquistada entre uma companhia e o seu público-alvo. E quanto melhor for o contato de uma empresa com seus clientes, maiores poderão ser os resultados comerciais.

Caminho esse que pode levar ao crescimento dessa companhia a partir do momento no qual os produtos e serviços de tal empresa passam a conquistar um valor diferenciado por parte dos seus consumidores, algo a fazer do movimento de compra em algo frequente.

E é justamente esse contato a longo prazo, iniciado após um cliente adquirir cimento para sua obra, diante de uma pesquisa por “argamassa refrataria valor” no mercado, que será possível para a marca de tal produto alcançar bons níveis de vendas em suas ações.

Sem contar que, com o retorno frequente de sua audiência de clientes, essa companhia passa a ter acesso a um rendimento de valor constante. Números que, ao serem bem analisados, permitem com que a gerência desse negócio tome melhor suas decisões.

Práticas que acompanham as expectativas do seu público, as oportunidades presentes no mercado, além de muitos outros conceitos que podem estar associados ao processo de crescimento de uma empresa. Um nível que cresce assim como o tamanho do seu público.

E quanto melhor essa relação entre empresa e cliente, melhores poderão ser as oportunidades para os dois lados envolvidos, agradando quem procura pelos serviços de uma empresa de tratamento de piso e principalmente à companhia que atua nessa área.

Mas assim como o seu número de vendas não irá magicamente crescer, sendo preciso contar com boas estratégicas que permitam o alcance de um índice maior de transações, a relação com o seu público, que permite tal progresso, também precisa ser bem trabalhada.

E entre as táticas de marketing que possuem uma grande importância nesse sentido, o marketing emocional é uma prática que deve ser vista com atenção diante de todas as suas possibilidades que poderão ser aplicadas.

O diferencial do marketing emocional

As estratégias de marketing são desenvolvidas por especialistas do mercado com o intuito de otimizar as relações comerciais do meio comercial. E tamanha a complexidade desse setor, grande também se torna a variedade de práticas a serem apresentadas pelo marketing.

Como é o caso do marketing digital, focado nas possibilidades que uma empresa pode encontrar ao se posicionar na internet, o marketing verde, que opera com a implementação de atitudes sustentáveis em relação à gestão dos seus negócios, além de muitos outros.

Certas práticas demonstram um sucesso maior de acordo com o perfil de uma empresa, sendo importante então conhecer todas elas ou a menos as de maior relevância, para que assim seja possível garantir boas oportunidades de negócio para uma companhia.

Diante do processo de transformação do mercado, é comum que novas estratégias de marketing surjam a todo momento, assim como a sua devida importância, tal como acontece com o marketing digital junto ao processo de digitalização do meio comercial.

Isso em um sistema novo de negócios, no qual, diretamente do seu celular, é possível pesquisar por umalona para bote inflável e facilmente ser redirecionado para um site de venda que comercializa tal objeto, para logo após recebê-lo em casa.

Mas além do marketing digital, existe uma estratégia em particular que também cresce em importância, inclusive trabalhando ao lado das táticas digitais, que é o caso do marketing emocional.

Essa prática busca estabelecer uma melhor relação a ser conquistada por um negócio em relação ao seu público, pois assim como a audiência de uma empresa não se faz apenas por números, a sua estratégia não deve ser baseada apenas em cálculos e registros.

Pelo contrário, para conquistar a real atenção de um público, é preciso adotar ações que apelem para o lado emocional dessa sua audiência a ser conquistada, uma ação capaz de garantir tanto a consideração dos seus clientes como o seu processo de conversão.

Até porque é comum contar muito mais com a emoção do que com a razão antes de se fechar uma compra, como ir ao mercado em busca de comprar os ingredientes para um almoço especial e acabar saindo também com um chocolate que o chamou atenção.

Uma relação que pode ser trabalhada até mesmo por companhias de um setor segmentado, como na área de serviços e produtos para a indústria, como na instalação de um alarme de incêndio endereçavel que permita uma melhor segurança para casos de incêndio.

Ao lidar com o marketing emocional, uma companhia pode apelar justamente para o lado emotivo da sua audiência, conquistando assim a consideração do seu público, trabalhando dessa forma para aproximá-lo de tal companhia, garantindo assim melhores resultados.

E quando se fala da aplicação cada vez mais comum do marketing emocional, isso se dá por causa das vantagens que podem ser alcançadas diante do seu uso.

Vantagens do marketing emocional

Ao trabalhar com esse tipo específico de estratégia, que apela para o lado emotivo do seus possíveis clientes, é possível que uma empresa possa ter acesso a um número de benefícios em cima de sua administração. Pontos positivos como:

  • Impulsionamento de vendas;
  • Fidelização do cliente;
  • Atenção dos seus consumidores;
  • Estímulo a recomendação dos seus produtos e serviços.

Vantagens essas que, ao serem aplicadas de forma combinada, podem ser responsáveis para que uma companhia que atua com a manutenção de docas conquiste uma melhor atenção por parte do seu público ambicionado, iniciando sua relação com tal audiência.

Quanto maior for a confiança de um público com essa companhia, melhores poderão ser os índices de venda por ela conquistados, começando pelo tamanho de suas vendas individuais, chegando até ao percentual de recomendação espontânea para novos públicos.

Tamanho o valor desses benefícios, é importante então saber como aplicar o marketing emocional aos seus negócios para que seja possível atrair um novo grupo não só de clientes, como também de apoiadores para a sua empresa.

Como aplicar o marketing emocional na sua empresa?

Esse modelo de marketing trabalha com a função de criar uma imagem humanizada para uma empresa, permitindo assim com que os seus serviços sejam vistos com outros olhos por parte do público que uma companhia almeja conquistar.

Para que tal ação seja conquistada, é recomendado estruturar um projeto que permita a aplicação dessa estratégia à sua empresa, um modelo que mostra sucesso a partir das seguintes ações:

Criação de uma narrativa

Para que o público tenha uma relação emocional com os serviços de uma empresa, ela deve se portar como algo que vá além de uma simples companhia, mas sim como um parceiro para esse público, o ajudando a realizar alguma atividade em questão.

Como um fornecedor de câmera térmica que pode adotar uma narrativa focada em esclarecer a qualidade dos seus equipamentos, para assim conquistar uma consideração diferenciada por parte dos seus clientes, aumentando até o seu índice de vendas.

Trabalhe bem com o seu público

O objetivo de uma companhia ao trabalhar com o marketing emocional é o de garantir uma aproximação com a sua audiência. Logo, é justamente esse público que deve ser o centro de suas atenções, com a adoção de práticas voltadas a tais clientes em especial.

Para criar uma abordagem emocional, é de grande importância conhecer o público ao qual serão direcionadas suas mensagens, de forma a estruturá-las baseado nas expectativas tanto da companhia como do público que se deseja trabalhar.

Coloque a criatividade como o centro de suas ações

Da mesma forma que um estabelecimento comercial necessita de um avcb alvará de funcionamento, uma estratégia de marketing emocional depende de algo em específico, que é a atenção do seu público e uma ação criativa pode ser responsável por isso.

Essa criatividade deve estar exposta entre as mais diversas ações de empresa, desde a sua comunicação, até mesmo no seu processo de vendas adotado.

Seja autêntico

Por fim, é importante que essa citada criatividade venha também de uma origem autoral. Isso quer dizer que é válido ver as ações dos seus concorrentes como inspirações comerciais, no entanto é preciso garantir que suas práticas sejam também originais.

Uma autenticidade que é capaz até mesmo de aumentar a percepção do público sobre os serviços de uma companhia, como um escritório de finanças que apresenta aos seus clientes o sistema ex tarifário, destinado a reduzir possíveis custos de exportação.

Quanto maior for a originalidade de um negócio, melhor pode ser a percepção do seu público, e diante dessa maior consideração, torna-se possível trabalhar uma relação emotiva entre o setor comercial e o seu público, alcançando assim bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Instagram