Arquitetura & Design de InterioresEntretenimento

Saiba como deixar o ambiente da cozinha sempre organizado

Foque nos armários e gavetas para manter a arrumação

Uma cozinha bem organizada é o sonho de qualquer dona de casa. Se tem algo que estressa é ver o armário todo bagunçado, a mesa lotada de itens ou os utensílios de cozinha espalhados e jogados dentro das gavetas.

Além de ser um ambiente em que preparamos o alimento, a cozinha também é um local para conversar e comer junto, logo, é muito utilizada pelos moradores da casa e até mesmo pelas visitas. Por esse motivo, é necessário que o cômodo esteja sempre organizado, limpo e higienizado. Se você está precisando de umas dicas para manter a cozinha arrumada, confira os itens a seguir.

Comece pelos armários

Geralmente são eles que sofrem mais com a falta de organização, já que grande parte dos itens ficam dentro deles e, com as portas fechadas, ninguém vê o que tem lá. Por isso, ele se torna um aglomerado de objetos.

Mas ter um armário organizado é fundamental para manter a praticidade na cozinha. Na correria do dia a dia, é ótimo saber onde está cada item, para facilitar o manuseio e não perder tempo procurando os itens.

Desapegar

Para manter os armários organizados, o primeiro passo é desapegar dos itens que você não usa mais. Aquele objeto que ficou guardado muito tempo, ou aqueles que você já nem lembrava mais que tinha, são esses que devem ir para o lixo ou para doação.

Se o item estiver guardado no armário há mais de seis meses sem utilização, já está na hora de entrar na caixa de desapego. A menos que seja algo que tenha algum valor sentimental ou que seja um objeto específico para ocasiões especiais, como uma toalha de mesa temática de natal, por exemplo.

Categorize os itens

Para melhorar a organização e achar com mais facilidade os objetos, tente categorizá-los. Ou seja, separe por sessão e pelo fluxo de uso.

Por exemplo, os pratos e copos que você usa mais no dia a dia devem ficar na frente, posicionados à altura da mão. Já aqueles objetos que são usados somente quando vem visitas, como taças e jogos de louças diferentes, podem ficar guardados em locais que são menos fáceis de acessar, já que não são utilizados diariamente.

Separe as panelas

Outra dica importante é organizar as panelas por tamanho e utilidade. É a mesma regra citada no item acima: fica na frente o que é utilizado no dia a dia e mais no fundo, e até mesmo em armários mais altos, aqueles que são para dias e eventos específicos.

Organize as gavetas

Com a arrumação dos armários finalizada, é hora de partir para as gavetas. Geralmente, elas têm de tudo um pouco e é difícil achar algo quando estão desorganizadas.

Divisórias

Para mantê-las arrumadas e aproveitar melhor o espaço, use e abuse de divisórias. Elas ajudam a deixar cada objeto em seu lugar e promovem um espaço mais organizado visualmente. Apenas olhando, você já consegue identificar onde está cada item, deixando o momento de cozinhar mais prático.

Faça divisões em cada uma

Além das divisórias, também é importante delimitar o que irá em cada gaveta. Uma cozinha clássica conta com quatro ou cinco gavetas, assim, dá para separar uma para talheres, outra para acessórios, como espátulas e pegadores, a terceira para panos de prato e toalhas, e as demais para itens extras que seu cômodo possua.

Para finalizar, vale falar que mesmo com a organização em dia, é preciso separar alguns dias na semana ou no mês para dar um geral na cozinha. Colocando essas dicas em prática e fazendo aquela boa faxina de vez em quando, seu local de alimentação ficará perfeito e sempre arrumado.

Foto de Dmitry Zvolskiy: https://www.pexels.com/pt-br/foto/tabuas-de-corte-perto-do-forno-sob-o-capo-2062426/

Instagram